02/08/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
De posse de uma corda de tamanho mediano (2,5m a 3m), mostrar aos alunos e seguir com a seguinte reflexão:
Esse é um dos objetos que mais serviu ao homem em diferentes situações durante a sua história. É um dos utensílios mais antigos fabricados pelo homem (desde a idade da pedra), e serviu para vários fins:
Mas e nos dias atuais, vocês conseguem me dizer algumas de suas utilidades imediatas?
(Alpinismo, instrumentos musicais, varal para roupas, brinquedos – ioio e brincadeiras – pular corda, soltar pipa, etc.).
No que diz respeito à brincadeiras, a corda nos propicia uma grande diversidade de possibilidades. Vamos tentar listar e vivenciar algumas delas.
Atividade 01: Salto sobre a serpente
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para outro tentando evita-la.
Quem a corda tocar sai da brincadeira.
Atividade 02: Passar Zerinho
Duas pessoas devem bater a corda.
Uma a uma as crianças devem correr para passar pela corda, que está em movimento giratório, sem deixar que a corda toque seu corpo.
Após a primeira rodada o grupo deve decidir se continua passando sem nenhum salto (zerinho), porém com a corda girando mais rápido, ou se começa uma nova rodada com cada criança saltando uma vez antes de passar (a cada rodada se acrescenta um salto).
Quem a corda tocar sai da brincadeira.
Atividade 03: Reloginho
Um aluno fica no meio de uma roda formada de crianças. Ele segura uma corda e arrasta a mesma no chão, rodando o seu corpo. As crianças têm que pular quando a corda passar por elas.
Quem segura a corda vai aumentando a velocidade até que alguém tropece (a corda acerte). Quando isso acontecer o aluno que encostou (tropeçou) na corda fica de molho fora da brincadeira.
Vence aquele aluno que conseguir fugir da corda mais vezes.
Obs. Os alunos que forem ficando de molho poderão substituir de tempos em tempos o aluno que fica no centro da roda.
Reflexão: Além de todas essas brincadeiras listadas e vivenciadas por todos, podemos também contar com a corda para nos ajudar a superar muitos desafios dentro e fora das aulas.
Exemplo: Se temos que superar um obstáculo muito alto e não conseguimos salta-lo, podemos fazer como os alpinistas e usar a corda como recurso de escalada. Com base nessa idéia, gostaria de propor um desafio final:
(Vamos nos unir e fazer uma rede de escalada ou uma escada de cordas)
Atividade 04: A corda enquanto recurso para o trepar
Material: Vários pedaços de corda de tamanhos variados (um para cada aluno)
O professor poderá explorar junto com os alunos, antes da atividade, as possibilidades de nós para se unir dois pedaços de corda (ver em recursos complementares).
Utilizar o material distribuído e os nós aprendidos anteriormente para montar uma rede e/ou uma escada com a amarração das cordas.
Após a confecção do material, vivenciar o trepar.
Obs. Por uma questão de segurança, o professor deverá influenciar na escolha do local a ser escolhido para a vivência e fiscalizar de perto a experimentação de cada criança.
Reunir a turma e pedir que listem as brincadeiras vivenciadas e outras mais que por ventura conheçam (pedir que indique em que local aprendeu essa(s) brincadeira(s)).
Fazer junto com a turma, uma relação de músicas que conhecem e servem para se pular corda.
Discutir com os alunos a seguinte situação:
Pedir para que cada criança pesquise junto aos pais e familiares músicas e formas de se pular corda para ser vivenciada por toda a turma em aulas posteriores.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2014
Cinco estrelasApreciei muito as brincadeiras com cordas, semana que vem vou aplicar algumas em minha sala de aula, estava pesquisando sobre diversas brincadeiras com cordas e encontrei seu site excelente.
23/10/2013
Quatro estrelasGostei muito e me auxiliou bastante. Somente a avaliação ficou confusa para mim pois é deferente da forma como aprendi. Mas de todo o resto conteúdo excelente!!!
16/02/2013
Quatro estrelasmuito proveitosa
03/11/2010
Quatro estrelasAdorei as atividades do site, mais gostaria de saber mais atividades.