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Vôlei de Praia

 

03/10/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o jogo e as regras;

Aprender a dinâmica do jogo e seus fundamentos;

Trabalhar a cooperação entre os alunos;

Conhecer um esporte pouco praticado na escola e derivado do voleibol.

Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

VÔLEI DE PRAIA

www.cbv.com.br

O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1960. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo. 

Conhecendo o Vôlei de Praia

O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino). O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

AULA 01

Espaço: quadra de esporte ou pátio da escola

Material: bolas de vôlei e rede, corda ou elástico

ATIVIDADE I

Bomba

Os alunos colocam-se em círculo. Utilizando o toque ou a manchete, jogam entre si normalmente. Ao som do apito (Stop) do professor, o aluno que tocou a bola em último lugar é eliminado.

FUNDAMENTO TOQUE

ATIVIDADES

  • O aluno dará um toque  agachado, deitado, sentado em movimentação para frente e para trás, para a esquerda e para a direita.
  • O aluno jogará a bola para o alto, deixar quicar e entrar embaixo da bola e dar o toque.
  • O aluno deverá dar 10 toques individuais sem deixar a bola cair.
  • O aluno deverá dar 1 toque baixo e outro alto.
  •  Tocar em dupla sobre a rede ou corda elástica.

AULA 02

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: bolas de vôlei e rede

ATIVIDADE I

Quebra

Pode-se jogar com qualquer número de alunos. Os alunos ficarão em um círculo e jogarão a bola para o que está ao seu lado. Quando erra (a bola cai), aquele que falhou deve passar a jogar só sobre um pé. Ao segundo erro, deve-se colocar de joelhos e ao terceiro deve ser eliminado. O jogo pode ser feito, para melhorar o passe e a manchete

FUNDAMENTO RECEPÇÃO E MANCHETE

ATIVIDADES

  • Os alunos efetuarão manchete individual com bola, em posição fixa.
  • Os alunos efetuarão manchete individual em movimentação frente atrás, esquerda e direita.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - manchete / manchete.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - toque / manchete.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - saque curto / manchete.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - ataque fraco / defesa manchete.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - atravessar a quadra da linha de fundo à outra, tocando a bola de manchete, inclusive com o obstáculo de rede, sem deixar a bola cair.
  • Os alunos dois a dois e com uma bola - movimentação completa de controle de bola com toque, manchete, ataque e defesa.

AULA 03

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: bolas de vôlei e rede

FUNDAMENTOS DO SAQUE

Saque por Baixo

É um saque simples e também fácil de executar.  

Execução:

O aluno de frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, deverá fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.

Saque por Cima

O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, o aluno deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.

Execução

Com as pernas semiflexionadas, coloque o pé esquerdo à frente, braço esquerdo segurando a bola na altura do ombro, braço direito levantado semiflexionado e mão espalmada na altura da cabeça. No momento da execução, arremesse a bola para cima com a mão esquerda (pouca altura), projetando o braço direito para frente e golpeando a bola (usando toda a sua extensão). É normal que o corpo também se projete à frente no final do movimento.

A batida na bola pode ser com a mão espalmada ou fechada. A diferença é que, com a mão espalmada, a segurança é maior, assim como o controle direcional por parte do atleta. A mão fechada, por sua vez, pode facilitar o acerto, principalmente quando o aluno é iniciante. Em compensação a direção que se quer dar à bola fica prejudicada.

ATIVIDADES

JOGO DO SAQUE NO ALVO

O professor dividirá duas equipes, uma de cada lado da quadra e espalhar cones e bambolês na quadra. As equipes uma de cada lado executarão o saque e os cones se tocados valem 1 ponto, se o cone for derrubado valem 3 pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo vale 5 pontos e assim você estimula a competição entre as duas equipes e aproveita para corrigir os eventuais erros.

ALVO HUMANO

Ainda dispostos em equipes os colegas sem bola de cada equipe posicionarão dentro da quadra somente protegendo o rosto e os adversários tentarão acertá-los e conseguindo, marcam 10 pontos pra sua equipe quem for acertado vai sacar e quem acerta virá alvo.

AULA 04 e 05

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: bolas de vôlei e rede

ATIVIDADE I

Lencinho

Os alunos numerados progressivamente (pode-se utilizar nomes de cidade, ou cores etc…). Na linha central estão duas bolas. Os alunos que correspondem ao número chamado correm à linha central e apanham a bola. Depois de toque ou manchete, ou os dois, retornam ao seu lugar. Quem chegar primeiro ganha.

FUNDAMENTO DE ATAQUE

ATIVIDADES

  • O aluno vai atacar a bola parado sem saltar, usando a rede um pouco abaixo da altura permitida pela regra.
  • O aluno vai atacar a bola com salto, usando a rede na altura correta. Obs.: A bola deverá ser lançada para o alto (levantamento) pelo próprio aluno.
  • O aluno vai treinar na parede (paredão), observar a quebra de punho (munheca) e o movimento do braço.
  • Os alunos dois a dois, um de frente para o outro, na linha lateral da quadra. Lançar a bola para o alto e atacá-la no seu ponto mais alto de alcance, do braço e sem saltar.
  • O mesmo exercício, com 2 passadas, terminando o movimento com o pé esquerdo à frente, no momento do salto. Obs.: O aluno canhoto, fazer o movimento contrário.
  • O professor utilizará vários tipos de levantamento para o aluno cortador: bola alta, média e baixa.
  • O aluno realizará ataque contra o bloqueio individual, duplo ou triplo.
  • Fazer a combinação de saque-passe, levantamento e ataque.

AULA 06 e 07

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: bolas de vôlei e rede

Situação de Jogo 1 X 1

  • O professor dividirá a quadra em vários mini campos de vôlei e a rede deverá ficar em uma altura que os alunos possam desenvolver a atividade. O saque será executado por baixo e a recepção será em manchete ou toque. Propor aos alunos executar um toque ou manchete mais de uma vez para aumentar o domínio da bola. As partidas podem ser disputadas em 10 pontos. Revezar os alunos

Situações de Jogos 2 X 2

  • O professor dividirá a quadra em vários mini campos de vôlei e a rede deverá ficar em uma altura que os alunos possam desenvolver a atividade. O saque será executado por baixo ou por cima e a recepção será somente em manchete. É obrigatório executar um passe de manchete e um toque antes de enviar a bola para a quadra adversária.
  • O professor dividirá a quadra em vários mini campos de vôlei e a rede deverá ficar em uma altura que os alunos possam desenvolver a atividade. O saque será executado por baixo ou por cima e a recepção será somente em manchete. É obrigatório executar 3 toques antes de enviar a bola para a quadra adversária.

Situação de Jogo 3 X 3

  • O professor dividirá a quadra em vários mini campos de vôlei e a rede deverá ficar em uma altura que os alunos possam desenvolver a atividade. O saque será executado por baixo ou por cima e a recepção será somente em manchete. É obrigatório executar 3 toques antes de enviar a bola para a quadra adversária e se possível realizar o passe, levantamento e ataque.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conseguiram criar novas regras para melhorar a dinâmica do jogo na escola?

Quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos para vivenciarem este jogo pouco praticado na escola?

Os alunos com maior vivência do jogo cooperaram com o professor no sentido de ajuda-lo na aprendizagem dos outros alunos?

Qual foi o interesse dos alunos em vivenciar e  aprender um esporte derivado do Vôlei?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • MYRTZ ALVES LACERDA BRILHANTE, Secretaria Municipal de Educação de ICAPUI , Ceará - dijo:
    myrtz.mal@hotmail.com

    30/01/2015

    Cinco estrelas

    A proposta desta aula me ajudou bastante na incrementação das aulas, lógico que pelo contexto cultural da localidade onde trabalho terei que adaptar algumas coisas. Parabéns por compartilhar conosco sua experiência.


  • vandira, EE. Gabriel Bertoni-EF , Paraná - dijo:
    vandira2@seed.pr.gov.br

    26/03/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante porque me auxiliou tambem, enriquecendo minhas aulas.


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