03/10/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o jogo e as regras;
Aprender a dinâmica do jogo e seus fundamentos;
Trabalhar a cooperação entre os alunos;
Conhecer um esporte pouco praticado na escola e derivado do voleibol.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
VÔLEI DE PRAIA
O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1960. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.
Conhecendo o Vôlei de Praia
O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino). O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.
AULA 01
Espaço: quadra de esporte ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede, corda ou elástico
ATIVIDADE I
Bomba
Os alunos colocam-se em círculo. Utilizando o toque ou a manchete, jogam entre si normalmente. Ao som do apito (Stop) do professor, o aluno que tocou a bola em último lugar é eliminado.
FUNDAMENTO TOQUE
ATIVIDADES
AULA 02
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
ATIVIDADE I
Quebra
Pode-se jogar com qualquer número de alunos. Os alunos ficarão em um círculo e jogarão a bola para o que está ao seu lado. Quando erra (a bola cai), aquele que falhou deve passar a jogar só sobre um pé. Ao segundo erro, deve-se colocar de joelhos e ao terceiro deve ser eliminado. O jogo pode ser feito, para melhorar o passe e a manchete
FUNDAMENTO RECEPÇÃO E MANCHETE
ATIVIDADES
AULA 03
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
FUNDAMENTOS DO SAQUE
Saque por Baixo
É um saque simples e também fácil de executar.
Execução:
O aluno de frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, deverá fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Saque por Cima
O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, o aluno deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
Execução:
Com as pernas semiflexionadas, coloque o pé esquerdo à frente, braço esquerdo segurando a bola na altura do ombro, braço direito levantado semiflexionado e mão espalmada na altura da cabeça. No momento da execução, arremesse a bola para cima com a mão esquerda (pouca altura), projetando o braço direito para frente e golpeando a bola (usando toda a sua extensão). É normal que o corpo também se projete à frente no final do movimento.
A batida na bola pode ser com a mão espalmada ou fechada. A diferença é que, com a mão espalmada, a segurança é maior, assim como o controle direcional por parte do atleta. A mão fechada, por sua vez, pode facilitar o acerto, principalmente quando o aluno é iniciante. Em compensação a direção que se quer dar à bola fica prejudicada.
ATIVIDADES
JOGO DO SAQUE NO ALVO
O professor dividirá duas equipes, uma de cada lado da quadra e espalhar cones e bambolês na quadra. As equipes uma de cada lado executarão o saque e os cones se tocados valem 1 ponto, se o cone for derrubado valem 3 pontos e se acertar dentro do espaço do bambolê sem tocá-lo vale 5 pontos e assim você estimula a competição entre as duas equipes e aproveita para corrigir os eventuais erros.
ALVO HUMANO
Ainda dispostos em equipes os colegas sem bola de cada equipe posicionarão dentro da quadra somente protegendo o rosto e os adversários tentarão acertá-los e conseguindo, marcam 10 pontos pra sua equipe quem for acertado vai sacar e quem acerta virá alvo.
AULA 04 e 05
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
ATIVIDADE I
Lencinho
Os alunos numerados progressivamente (pode-se utilizar nomes de cidade, ou cores etc…). Na linha central estão duas bolas. Os alunos que correspondem ao número chamado correm à linha central e apanham a bola. Depois de toque ou manchete, ou os dois, retornam ao seu lugar. Quem chegar primeiro ganha.
FUNDAMENTO DE ATAQUE
ATIVIDADES
AULA 06 e 07
Espaço: quadra da escola ou pátio da escola
Material: bolas de vôlei e rede
Situação de Jogo 1 X 1
Situações de Jogos 2 X 2
Situação de Jogo 3 X 3
Os alunos conseguiram criar novas regras para melhorar a dinâmica do jogo na escola?
Quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos para vivenciarem este jogo pouco praticado na escola?
Os alunos com maior vivência do jogo cooperaram com o professor no sentido de ajuda-lo na aprendizagem dos outros alunos?
Qual foi o interesse dos alunos em vivenciar e aprender um esporte derivado do Vôlei?
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/01/2015
Cinco estrelasA proposta desta aula me ajudou bastante na incrementação das aulas, lógico que pelo contexto cultural da localidade onde trabalho terei que adaptar algumas coisas. Parabéns por compartilhar conosco sua experiência.
26/03/2013
Cinco estrelasAchei muito interessante porque me auxiliou tambem, enriquecendo minhas aulas.