Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Funções orgânicas

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, os alunos podem aprender sobre funções orgânicas e transformações químicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos conheçam os compostos orgânicos.

Estratégias e recursos da aula

Professor para esta aula, solicite antecipadamente aos alunos que tragam embalagens de produtos industrializados que contenham informações nutricionais sobre os mesmos.

As embalagens serão utilizadas para desenvolver atividades.

Professor, ao iniciar esta aula questione os alunos para verificar o que sabem sobre: fibras alimentares, micronutrientes, amido,glicose,  frutose, sacarose, carboidratos, proteínas, lipídios,gorduras saturadas e colesterol. A medida que interagem, utilize o quadro negro para relacionar as respostas. Proponha que anotem no caderno as informações e que posteriormente utilizem um dos software de apresentação sugerido logo abaixo e elaborem uma apresentação. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema. Sugerimos os software de apresentação abaixo: Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.

Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress  

PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office. Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é função orgânica. Certamente responderão que não. Desta forma explique que função orgânica é um conjunto de substâncias orgânicas com propriedades químicas semelhantes as quais denominamos de propriedades funcionais.

Professor utilize o quadro negro para explicar sobre função orgânica. Explique que função orgânica é o conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. As funções orgânicas, podem até possuir características estruturais comuns, mas se diferenciam pelo grupo funcional.

Exemplo de funções orgânicas com seus respectivos grupos funcionais:

Funções oxigenadas – aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, álcoois;

Funções nitrogenadas – aminas, amidas;

Funções halogenadas – haletos;

Função hidrogenada – hidrocarbonetos.

Solicite aos alunos que acessem o endereço abaixo e pesquisem sobre funções orgânicas. Você pode indicar outras referências que estão disponíveis em Recursos complementares.

Link: http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/ 

            

Reúna os alunos no laboratório de informática e organize-os em equipes de 3 pessoas no máximo. Peça a eles que acessem o recurso "Você tem fome de quê?", façam a leitura e escolham embalagens que contenham informações nutricionais de alguns alimentos industrializados. Na sequência as equipes devem analisar o valor calórico, calcular, comparar os resultados e registrar no editor de textos colaborativos do Google Docs orientados pelo roteiro abaixo. Utilizar este recurso, possibilita aos alunos desenvolver um trabalho integrado mesmo que cada aluno esteja em lugares e espaços diferentes. Basta que tenham acesso à Internet e compartilhem o arquivo.

Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR   

Roteiro:

a) relacionem as funções orgânicas presentes nas moléculas dos alimentos analisados;

b) relatem as transformações químicas que ocorrem na digestão dos alimentos.

Link para pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17520 

Você tem fome de quê? 

Organize os alunos no laboratório de informática de forma que todos os computadores possam ser utilizados. Peça que acessem o recurso para que desenvolvam a atividade proposta que é relacionar os compostos orgânicos com os alimentos encontrados em supermercados.

Link: http://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/super_jogo3.html 

Professor, sugerimos que você crie uma webquest com informações sobre a vida e contribuição dos químicos relacionados para que os alunos realizem uma pesquisa. No sentido de colaborar sugerimos uma webquest de química como exemplo.

Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5216&id_pagina=1  

Para criar tua webquest clique no Link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php.

Roteiro 

a) Torbern Olof Bergman  

b) Jöns Jacob Berzelius

c) Friedrich August Kekulé

d) Friedrich Wöhler

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica 

Link: http://www.soq.com.br/biografias/ 

Professor, organize os alunos no laboratório de informática de modo que ocupem todos os computadores e solicite que acessem os recursos indicados, leiam o roteiro e desenvolvam as atividades.  Esta prática tem como objetivo a identificação e confirmação de grupos funcionais: ácidos carboxílicos, fenóis e aminas através de reações químicas.

Identificação e confirmação de grupos funcionais: Ácidos carboxílicos, Fenóis e Aminas

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6585  

Esta prática tem como objetivo a identificação e confirmação de grupos funcionais: aldeídos, cetonas e álcoois, através de reações químicas.

Link:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5890  

Os alunos devem retornar às apresentações criada para a atividade da Prática social inicial, discutir, com toda a turma, o que descobriram, o que poderia ser complementado ou o que ficou falho nessa primeira apresentação, etc. Além de revelar que conhecimentos adquiriram a partir do desenvolvimento da aula pode permitir ao professor comparar os avanços do início até este momento

Solicite aos alunos que se organizem em equipes de até 5 pessoas, elaborem o jornal da Química que pode ser denominado de “Funções Orgânicas". Os alunos devem seguir o roteiro abaixo para que se orientem. Após concluído devem apresentá-lo à toda comunidade escolar no horário de intervalo do recreio escolar.

Os alunos podem consultar um exemplo de jornal escolar ao clicar nos link's:

Link: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2010/06/dia-a-dia-do-aluno-02-mai-2010-plpb-campina-grande2.pdf  

Link: http://jornalescolar.org.br/  

Referências

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Você tem fome de quê? Experimento prático
Recursos Complementares

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17520  

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_org%C3%A2nicas 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carboidrato 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frutose 

Nos sites abaixo os alunos podem pesquisar sobre as funções orgânicas e seus derivados.

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/aldeidos.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/aminas.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/aplicacao-das-aminas.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/cetonas.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/esteres.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/anilina.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/amidas.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/alcoois.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/eter-etilico.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/cetona.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-alguns-haletos.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/classificacao-dos-alcoois.htm 

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/eteres.htm 

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Livro: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf  

Avaliação

Sugerimos os seguintes critérios:

Observar se houve participação efetiva do aluno na elaboração da apresentação sobre fibras alimentares, micronutrientes, amido,glicose,  frutose, sacarose, carboidratos, proteínas, lipídios,gorduras saturadas e colesterol;

Analisar a participação oral durante exposição de conteúdo junto ao grupo houve sugestão de questões;

Constatar se desenvolveram a pesquisa com qualidade conceitual;

Analisar se elaboraram o Jornal da Química de acordo com as normas;

Verificar se produziram e entregaram o relatório respeitando os critérios solicitados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.