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Riscos e rabiscos - criando as suas palavras e suas frases na aula de educação física

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar palavras e frases utilizando o giz na quadra de esportes;

Escrever o nome dos pais, tios, animais de estimação, frutas e amigos no espaço determinado;

Brincar de contar nas atividades propostas pelo professor.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve ter iniciado o seu processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula será totalmente reealizada na quadra de esportes, onde os materiais utilizados serão o giz, a corda individual e muita animação para estimular os alunos nas atividades propostas.

ATIVIDADE I - JOGANDO "AMARELINHA" -

Com antecedência, prepare uma parte da quadra com 5 imagens do jogo muito conhecido "AMARELINHA". Sugiro a imagem que se segue:

FONTE: http://www.alzirazulmira.com/amarela.htm 

A partir daí peça aos 5 alunos que estão posicionados em frente ao número 1 de cada jogo desenhado no chão que joguem o material que estiver sendo utilizado para esse jogo, por exemplo: tampinha de garrafa PET; um pedaço de giz; etc. Quando eles jogarem e, em qual número cair eles deverão somar o número dois, por exemplo: no grupo 1 o aluno jogou a "pedrinha" e caiu no número 3, portanto 3 + 2 = 5...esse aluno poderá ir até o número 5. Quando o aluno chegar ao CÉU  a equipe marcará 1 ponto. A partir do momento que marcar 1 ponto deve-se trocar o aluno para que haja possibilidade de todos participarem da brincadeira.

DICA 1 - Professor, nesse grupo de aulas trabalhamos com operações matemáticas no processo de alfabetização, portanto, sugiro que utilize as operações de : adição, subtração, multiplicação e divisão. Observe e acompanhe o desenrolar da atividade e , avalie o nível dos alunos para saber se deve ser mais exigente ou, manter um nível mais básico na atividade.

ATIVIDADE II - AMARELINHA COM NOMES

Nesta fase do jogo os alunos deverão identificar os nomes dos alunos no jogo, portanto, peça para os alunos escolherem onde escreverão os nomes dos integrantes do seu grupo nos espaços destinados do jogo.O professor terá um saco plástico com letras do alfabeto e, indicará algumas situações em que os alunos deverão identificar para dar sequência ao jogo, tais como:

" Pessoal, vocês devem saltar na casinha que tenha a 1ª letra do nome iniciado com "J" (João, Juliana, Jaqueline, etc)";

"Agora, devem ir até o nome que tiver duas sílabas (João, José, Jane, etc)" e, assim, sucessivamente, utilize a sua criatividade e, o envolvimento da turma nesta atividade. Observe a figura abaixo:

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5566   

ATIVIDADE III - RISCOS E RABISCOS -

Professor, nesta atividade proponho que os alunos tenham muita liberdade e autonomia e, ao seu sinal escrevam na quadra de esportes, apenas com o material disponibilizado por você, no caso os bastões de gis (branco, coloridos).

Fale com seus alunos:

"Pessoal, agora vamos brincar de escrever, desenhar, fazer contas, portanto, prestem atenção as minhas indicações":

Proponho a seguinte ordem:

A - Nomes de cada aluno;

B - Nomes de colegas;

C - Nomes de pais;

D - Nomes de tios/padrinhos;

E - Nomes de animais (estimação, por exemplo);

F - Fazer algumas operações matemáticas, a sua escolha;

G - Desenhar, com os colegas, algum objeto e colocar nomes ou animais, ou frutas;

H - Escrever qualquer palavra nova que tenha aprendido recentemente.

DICA 2 - Professor, utilize da sua criatividade e interação com os alunos, percorra a quadra incentivando-os, corrigindo-os, se necessário e, sobretudo, estimulando-os no seu processo de aprendizagem.

DICA 3 - Observe a figura abaixo e, perceba que, apesar dos alunos não estarem na quadra estão concentrados em realizar a escrita no chão, em grupos, com tranquilidade: 

Recursos Complementares

Assista ao vídeo APRENDIZAGEM COOPERATIVA": http://www.youtube.com/watch?v=T1w80frxuhY 

Assista ao vídeo ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DOS JOGOS: http://www.youtube.com/watch?v=rzkklnqGrZU&feature=related 

Assista ao vídeo O JOGO NA APRENDIZAGEM: http://www.youtube.com/watch?v=6HHWPtenQfw&feature=related 

Avaliação

A avaliação desta aula será realizada com a criação de uma ficha de acompanhamento de atividades, onde o professor deverá avaliar:

A participação dos alunos, individualmente;

A participação dos alunos em grupo;

A internalização dos conteúdos apresentados por cada aluno (fraco - razoável - bom - muito bom)

DICA 4 - Proponho que essa ficha de acompanhamento seja apresentado aos professores da turma em questão, por exemplo, numa reunião de série; no conselho de classe. Esse pode ser mais um instrumento de avaliação da produção de conhecimento dos alunos.

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