Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Volpi e as figuras geométricas

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre. Glória Maria e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, comparar e identificar   as obras de Alfredo Volpi;
  • Estabelecer relações entre figuras geométricas e suas representações no plano;
  •  Utilizar de instrumentos para reproduzir figuras geométricas desenvolvendo habilidades de percepção visual e espacial;
  •  Compreender o conceito de sequência

Duração das atividades
2 aulas de 3 tempos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de figuras geométricas ( quadrado, círculo, retângulo, triângulo).

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

Professor reproduza algumas obras do pintor Alfredo Volpi em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la. Na internet, há uma variedade  de endereço,  entre os quais destaco alguns:

http://www.mac.usp.br/mac/templates/exposicoes/exposicao_permanente_obras/imagem/volpi1.jpg 

 http://entretenimento.uol.com.br/album/alfredo_volpi_20_anos_album.jhtm 

http://www.bcb.gov.br/htms/galeria/volpi/obras.asp?idpai=arteobras  

Sugestões de imagens:

Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante dos quadros. Comece perguntando se alguém conhece as obras. Conte que  Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Informe-os que  suas obras tinham como característica as cores e o  estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada.  Indague-os: Como são as linhas? São retas ou curvilíneas? Quais as cores utilizadas? Há predominância de uma cor? É importante que neste momento você chame atenção de todos para: as cores, como o pintor as usa, os efeitos que ele consegue criar,a impressão que elas nos dão, quais as figuras geométricas que se repetem em muitas gravuras, ao que nos remete?O pintor cria uma sequência em cada quadro? Abrir um espaço para que haja um pequeno debate sobre o que o conceito de sequência. Alguns alunos podem já ter construído o conceito e desta forma, poderão explicitar de várias formas. Depois pode-se pedir para que se defina a palavra “sequência”. 

O pintor cria uma sequência em cada quadro? Defina sequência:  Sequência é uma sucessão, uma série que obedece e segue uma regra ou um padrão.  Pode ser uma lista de elementos, um conjunto ordenado, organizado, de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado.  A sequência tanto pode ser finita quando é composta por cores, formas, gravuras, ou infinita geralmente quando composta por números. Solicite exemplos de sequências no cotidiano. Apresente alguns exemplos de sequência:

SEQUÊNCIA DE FOTOS

AÇÃO EM SEQUÊNCIA

SEQUÊNCIA LÓGICA

 Registre em um painel os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades. 

2ºAtividade:

Organize a turma em dupla e leve-os para pesquisa no laboratório de informática  em  busca de exemplos de sequências: lista, imagem, números.  Circule entre os computadores, orientando-os e auxiliando-os na busca de  Tirinhas de  história em quadrinho, refrão de músicas, sequências  numéricas e etc. Retorne para sala e socialize os resultados obtidos.

3ª Atividade:

Com objetivo de  desenvolver  a percepção de relações espaciais e  capacidades de visualização solicite que eles escolham uma das imagens expostas  que represente uma sequência para ser reproduzir em papel quadriculado. O professor pode colocar questões como: “Todas as figuras representam triângulos?” “O que faz com que todas sejam triângulos?” “O que têm em comum?” “Há alguma figura que não seja triângulo?” “O que a distingue dos triângulos?” “Os triângulos são diferentes?” “Como se distinguem?” . Esta discussão pode depois ser orientada para questões relacionadas com o número de lados.Registre as conclusões da turma em um texto coletivo.  Exponha os trabalhos da turma.

4ºAtividade

Proponha um desafio: a produção de cartaz, inspirado na obra de Volpi, para exposição durante a festa junina da escola. Organize a turma em duplas. Disponibilize papeis coloridos, cartolinas, colas, canetinhas , lápis de cor e tesoura.

Retire as imagens expostas das obras de Volpi .  Nesse momento a intenção  é permitir a livre criação.

 Circule entre as mesas, auxiliando, tirando dúvidas, acompanhando os  trabalhos. Solicite  a dupla um nome para o trabalho

5º Atividade:

Com o término  o trabalho organize a turma em roda e  solicite a apresentação dos cartazes , os títulos escolhidos, o relato do planejamento e produção da obra, os sentimentos e percepções envolvidas no decorrer da execução do trabalho.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie:

  • A participação e o envolvimento individual  dos alunos no desenvolvimento  em  cada etapa das atividades ;
  •  O entrosamento das duplas , se  baseadas na solidariedade, no respeito, na amizade e no companheirismo;
  •  A apreensão dos conceitos de sequência;
  •  Ampliação dos conceitos sobre figuras geométricas;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.