30/08/2010
Simone Alencastre e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ser leitor e escritor iniciante;
.
1ªAtividade
Professora, reúna seus alunos em roda e promova uma conversa, pedindo que falem sobre as festas juninas da escola nos anos anteriores: O que se lembram? Como era a ornamentação? Se houve danças? Como eram os ensaios? Como era a coreografia? Apresente algumas imagens.
A atividade "Roda de Conversa" deve garantir que todos tenham o momento de falar e de ouvir, sabendo respeitar e considerar a opinião do outro. Informe-os da dificuldade da escola em montar, todo ano, quadrilhas diferentes, uma para cada turma, garantindo beleza e criatividade para todas. Por conta dessa dificuldade, sugira que a turma organize um livro sobre os termos usados em diversas quadrilhas, possibilitando , nos próximos anos, um material de consulta para professoras montarem coreografias diferenciadas para suas turmas. Ouça as opiniões e as ideias propostas e registre através de um texto coletivo.
2º Atividade:
Leve vários dicionários para a turma, distribua em duplas e deixe-os explorar o material. Explique que o dicionário é um livro de consulta, assim como as enciclopédias, listas telefônicas, livros de culinários, que procuramos para uma informação pontual.
Apresente exemplos:
LISTA TELEFÔNICA DICIONÁRIO:
GUIA DE SERVIÇOS:
ENCICLOPÉDIAS:
O dicionário é, além de um livro de consulta, um registro histórico da língua porque nele estão registradas todas as palavras do nosso idioma. Oriente, em seguida, uma exploração dirigida, observando os princípios de sua organização: ordem alfabética, verbos no infinitivo, adjetivos não flexionados, as abreviaturas e etc. Sugira busca de algumas palavras para familiarizá-los com o manuseio do material, tais como quadrilha, fogueira, roça e etc.
3º Atividade:
Apresente alguns vídeos de festa junina de preferência gravação das festas realizadas na própria escola. Caso esse material não exista, no You Tube há um grande número de vídeos postados. Sugiro alguns:
http://www.youtube.com/watch?v=DGko-VeqZaE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DGko-VeqZaE&feature=related
Peça que observem e identifiquem as coreografias apresentadas e os termos que dão comando para o inicio de cada uma delas. Sistematize os resultados no quadro.
Organize a turma em duplas e leve-os ao laboratório de informática para pesquisa de outros termos ligados as quadrilhas juninas.Indico alguns sites que tratam do assunto.
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/368954
http://educrianca.blogspot.com/2008/05/marcao-quadrilha.html
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_dancas.htm
http://www.corujando.com.br/arquivo/quadrilha.html
http://www.brasilcultura.com.br/cultura/quadrilha-festa-junina/
Circule entre os computadores orientando e auxiliando as duplas. Ao termino do período de pesquisa, retorne para sala para organização do material pesquisado.
4º Atividade:
Espalhe pela sala painéis feitos de papel manilha ou cartolina, de forma que todas as letras do alfabeto estejam contempladas. Solicite que cada dupla leia para a turma as marcações pesquisadas e anote no painel correspondente. Acompanhe a escrita, fazendo intervenções e propondo revisão coletiva dos termos escritos. Quando mais de uma dupla tiver pesquisado o mesmo termo, proponha, antes do registro no painel, a construção de um texto único na lousa.
5º Atividade:
Organize com a turma uma entrevista com um marcador de quadrilha de festa junina da comunidade. Para efetivar ,construa o convite coletivamente, reforçando as características do gênero e a função do " Convite". Apresente modelos de convite. Marque nos modelos os dados que estão sempre presentes, tais como data, horário, local e etc, informações fundamentais para a cpnfecção do convite da turma.
Antes da chegada do entrevistado, elabore com a turma as perguntas a serem feitas, tais como: Como iniciou nesse ofício? Há quantos anos marca quadrilha? Qual a coreografia mais difícil? Qual a coreografia mais tradicional? Qual a mais bonita em sua opinião? Distribua uma pergunta para cada aluno, ficando o mesmo responsável por anotar a resposta
Combine com a turma os procedimentos durante a entrevista, como: a ordem em que será feita as perguntas, o silêncio necessário para ouvir a pergunta e a resposta; a entonação de voz correta para que o entrevistado compreenda a pergunta e etc.
No dia da entrevista, relembre-os dos combinados feitos e coordene a entrevista.
Quando o entrevistado já tiver se retirado, organize uma roda para que cada aluno possa expressar suas impressões sobre a entrevista e registre em forma de texto coletivo. Peça que cada criança leia para o grupo as perguntas feitas e as respostas anotadas. Caso alguma informação esteja incompleta , solicite que o grupo auxilie na complementação da resposta.
Todo material deve ser digitado, inclusive os textos coletivos como parte integrante do Livro. Disponibilize o material para ilustração.
Para aprofundamento do professor:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf
Ao termino da seqüência de atividades a avaliação se dará observando se nas interações cotidianas, as crianças avançaram :
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!