Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medindo e comparando!

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Juliana Maria Cristiano Gense, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a diferença que existe entre medir e comparar grandezas da mesma espécie.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, massa, capacidade, superfície;

- Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado;

- Interpretação de textos por meio da análise da letra de uma música.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa.  

Motivação

 Para dar início às aulas, como introdução do tema que será trabalhado – Medidas, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo da música “Tão grande” (Fig. 1), com duração de dois minutos e quarenta e quatro segundos, bem como a letra desta.

Link da música: http://letras.terra.com.br/xuxa/281240/ 

Figura 1 – Imagem da letra da música

Disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/281240/  

Acesso em: 27 de Maio de 2010.

Observação: Junto com a letra da música há um vídeo que poderá ser salvo em DVD e exibido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo, caso o professor considere mais adequado!

Depois que os alunos ouvirem a música acompanhando sua letra, o professor poderá fazer as seguintes questões norteadoras:

- Vocês já conheciam esta música?

- Já tinham parado para comparar o tamanho de algumas coisas, como, por exemplo, “o seu tamanho (a sua altura) com o de uma maçã”, como fala na música?

- Vocês já mediram algo, por exemplo, um objeto ou até mesmo uma pessoa?

- Vocês já ouviram as expressões: “é quase da mesma altura”, “é mais alto que”, “é mais comprido”? Sabem dizer o que isso significa?   

- Percebem que isso tem a ver com medir as coisas?   

- Em que situações de nosso dia-a-dia são utilizadas as medidas?

Após ouvir as respostas, o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão, nestas aulas, medir grandezas de uma mesma espécie.

Atividade 1   

Nesse momento, o professor deverá convidar todos os alunos, individualmente, a medir a carteira e o caderno utilizando como instrumento de medida o lápis ou a borracha (Fig.2).    

              

Figura 2 - Imagem de uma criança medindo o caderno com o lápis

Fonte: Do autor

Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos compartilhem suas “respostas”, dizendo qual foi o resultado encontrado, por exemplo: “o meu caderno mede 2 lápis, ou conforme a solicitação do professor, por exemplo, a minha carteira mede 3 lápis, ou o meu caderno mede 8 borrachas”.   

Ao compartilharem suas respostas, os alunos poderão perceber que estas foram diferentes; que nem todas as carteiras medem 3 lápis, pois cada aluno terá o lápis de um determinado tamanho, embora todas as carteiras sejam iguais!  

 A partir disso, o professor poderá perguntar aos alunos que soluções eles encontram para isso. O esperado é que os alunos digam que poderiam usar a régua, por exemplo, para medir as carteiras e os cadernos, isto é que utilizem instrumentos de medida padronizados, para que possam obter o mesmo resultado. No entanto, se os alunos não chegarem a essa conclusão, o professor deverá dizer a eles que a régua poderia ser utilizada!

Após chegar a esta conclusão (com a ajuda ou não do professor), de que existem instrumentos de medidas que são padronizados, a próxima atividade poderá ser executada.

Atividade 2   

Nesse momento, é importante que professor o disponibilize para cada aluno uma régua de trinta centímetros (Fig. 3) - reforçando a idéia de que esta é um instrumento de medida padronizado - para que possam medir alguns objetos que serão selecionados pelo professor.

     

    

Figura 3 – Imagem de uma régua

Disponível em: http://www.brindestorm.com/catalogo/images/AM/AM93528.jpg  

Acesso em: 28 de Maio de 2010.   

Cada aluno deverá medir novamente a carteira e o caderno, mas agora utilizando a régua.   

Em seguida, deverão compartilhar suas respostas, para que possam perceber que os resultados são os mesmos! Assim, o professor poderá dizer aos alunos que é muito importante saber medir os objetos utilizando os instrumentos de medidas padronizados, como a régua, por exemplo.   

O professor poderá trabalhar com os alunos os conceitos de altura e largura nesse momento, explicando aos alunos que todo objeto e também as pessoas podem ser medidas em dois sentidos – largura e altura.

Sugerimos, que o professor dê o exemplo, na própria carteira do que seja a altura e a largura, para que os alunos não façam confusões ao medir os objetos.     

Com o objetivo de finalizar a atividade, neste momento, o professor deverá mostrar aos alunos que para medir determinados objetos é preciso utilizar outros instrumentos de medida padronizados, como por exemplo,  a fita métrica ou a trena.

O professor deverá pedir que um aluno voluntário vá até a frente da sala de aula para que sua altura seja medida, agora com a fita métrica.

Para isso, o professor poderá perguntar aos alunos se eles já viram uma trena (Fig.4) e se sabem em que situações ela é usada.   

Após fazer a pergunta, sugerimos que o professor mostre aos alunos o que é uma trena. Importante: a trena é feita de um material que pode causar cortes e assim machucar os alunos, por isso, sugerimos que apenas o professor a manuseie!         

           

Figura 4 – Imagem de uma trena

Disponível em: http://img.efetividade.net/img/xtra/tape_measure.jpg  

Acesso em: 28 de Maio de 2010.   

Caso os alunos não saibam em quais situações ela e usada, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:

- Vocês acham que para medir o tamanho da parede de nossa sala de aula, a régua ou a fita métrica seriam boas alternativas? Por quê?

- E para medir o tamanho de uma parede da escola, de casas, igrejas etc.? Por quê?

- Vocês já viram os pedreiros em uma construção medindo o tamanho das paredes que estão sendo construídas?   

A imagem a seguir (Fig. 5), que se refere a uma construção que tem o chamado “pé direito duplo” (com duas alturas, também conhecido por sobrado) deverá ser mostrada aos alunos juntamente com a pergunta: “Como é possível saber a altura desse prédio? Com qual instrumento ele pode ser medido?

 Figura 5 – Imagem de uma construção com pé direito duplo

Disponível em: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/401/pe_direito.jpg   

Acesso em: 07. Jun. 2010.   

Com essa pergunta, os alunos serão levados a refletir sobre qual instrumento de medida será o mais indicado para medir determinados objetos, colocando em prática o que já aprenderam até o momento sobre medidas. Com o objetivo de os alunos conheçam os diferentes tipos de instrumentos de medidas padronizadas e saiba em que situações são utilizadas, a próxima atividade deverá ser desenvolvida com os alunos.     

Atividade 3   

Para o desenvolvimento desta atividade, sugerimos que os alunos estejam organizados em trios. Além disso,  cada grupo deverá ter em mãos, uma régua, uma fita métrica e uma trena (de material não cortante, caso o professor não encontre, sugerimos que não entregue aos alunos a trena!) entre outros instrumentos de medição que  o professor puder disponibilizar aos alunos!

O professor deverá pedir que os alunos meçam alguns objetos usando diferentes instrumentos de medidas, seguindo a orientação abaixo:   

- Meçam a largura  e o comprimento da lousa, da carteira, do rodapé da sala de aula, mesa do refeitório da escola, da porta e da janela da sala de aula, usando primeiro a régua;

- Anotem os resultados.

Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos grupos:

- Ao medir o objeto, qual instrumento propiciou a medida mais confiável, em sua opinião? Por quê?    

Ao desenvolver a atividade e responder à pergunta ao professor, os alunos serão levados a refletir sobre os instrumentos de medida que utilizaram, podendo perceber que  para cada situação um instrumento é mais adequado do que outro.

Sugerimos que os outros objetos e ambientes a serem medidos sejam: a carteira, o estojo, a largura da sala de aula, a mesa do refeitório da escola, o roda-pé da sala de aula etc.   

Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos grupos:

- Ao medir o objeto, qual instrumento propiciou a medida mais confiável, em sua opinião? Por quê?   

Ao desenvolver a atividade e responder à pergunta ao professor, os alunos serão levados a refletir sobre os instrumentos de medida que utilizaram e perceberão que para cada situação de medida um instrumento é mais adequado do que outro.   

Para finalizar as aulas e divulgar os conhecimentos adquiridos com as atividades destas aulas, sugerimos que os alunos, ainda em grupos, elaborem cartazes que apresentem os diferentes tipos de instrumentos de medidas, contendo imagens deles, e explicações de como usá-los e em quais situações (Poderá ser feita a divulgação dos dados obtidos com a Atividade 3). Os cartazes deverão ser expostos no Mural da sala de aula.    

Sugestão de atividade   

O professor poderá disponibilizar aos alunos a imagem abaixo (Fig.6) para que eles possam medir os objetos ali contidos:

- Qual é a altura da geladeira?

- Qual é a largura da geladeira?

- Qual é a altura do fogão?

- Qual é a largura do fogão?  

        

Figura 6 – Imagem de uma cozinha

Disponível em: http://gartic.com.br/imgs/mural/mo/moreninha/1233474934.png  

Acesso em: 28. de Maio de 2010.   

Depois que os alunos apresentarem os resultados de suas medições e a correção for feita, o professor deverá fazer seguinte pergunta aos alunos:

- E se eu pedisse para vocês medirem em suas casas a altura e a largura da geladeira e do fogão? Vocês usariam qual instrumento de medida?   

Dessa maneira o professor poderá avaliar se os alunos entenderam a importância de se conhecer os diferentes tipos de instrumentos de medidas e em quais situações devem ser usados!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Recursos Complementares

- O professor poderá em outra oportunidade trabalhar a aula “Que tamanho meu corpo tem?” publicada no site do Portal do Professor.

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2412 

- O material, cujo link está postado abaixo, é um subsídio ao professor para o trabalho com medidas e grandezas em sala de aula:   

Link do material: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/gestar/aaamatematica/mat_aaa3.pdf 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos desenvolveram competências para:

- Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, massa, capacidade, superfície;

- Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.