19/06/2009
Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Os alunos poderão:
O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano(as suas partes, as quantidades de membros, etc.), conforme apresentado nas aulas anteriores.
Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas do corpo humano(as suas diferenças e semelhanças), partindo do corpo da própria criança, o professor poderá assim, introduzir a noção de medida de comprimento tomando como referência a altura das crianças.
1º MOMENTO – O professor deverá reunir o grupo de alunos e abrir uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os corpos das crianças (cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, os diferentes tamanhos das crianças, etc.) Depois desta conversa, enfatiza as diferenças existentes entre elas, sugere registrar o tamanho de cada uma delas.
2º MOMENTO – O professor pode mostrar que existe um instrumento que geralmente os adultos utilizam para medir as coisas e/ou as pessoas apresentando para as crianças uma fita métrica. Contudo, o professor explica que pode-se medir as coisas e/ou as pessoas com diversos materiais dentre eles o barbante. Ele explicará que registrará o tamanho de cada criança com um esse material e ao final do barbante colocará uma foto de cada uma, para que assim elas identifiquem a sua altura com mais facilidade.
O professor chama uma criança de cada vez, encosta em um quadro previamente montado com cartolina escura (para que os barbantes se destaquem), corta o barbante da altura da criança, fixa no painel e depois cola a foto da criança em cima do barbante.
3º MOMENTO – Com o quadro pronto o professor tem condições de junto com seus alunos, realizar comparações:
MATERIAL UTILIZADO:
O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno:
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2016
Cinco estrelasAula muito lúdica e produtiva.
23/04/2015
Cinco estrelasEXCELENTE TRABALHO !!!!!
28/09/2013
Quatro estrelasgostei muito
20/05/2013
Cinco estrelasAmei a idéia e ja irei usar com minha turminha!
21/12/2011
Cinco estrelasAdorei muito.bem elabora. Parabéns!
05/04/2011
Quatro estrelasessa aula é um exemplo muito claro de como relacionar teoria e prática dentro de uma aula.Parabéns!
14/10/2010
Cinco estrelasOlá Adele!!! Muito interessante sua aula, pois os alunos se prendem mais com aulas práticas como esta, gostei das comparações onde é possível explorar mais itens no quadro, como quem tem o mesmo tamanho, acrescentar o nome dos alunos a foto e idade e muito mais. Enfim parabéns por sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula, adorei, lembro meu filho quando pequeno vivia se medindo, e marcando em uma porta, deixando as diferenças com as datas e quando fomos nos mudar, senti pena de perder as marcas feitas durante tanto tempo, os alunos vão adorar, comparar o tamano uns com os outros, muito criativa essa aula. Depois com as fotos há várias formas para explorar. Parabéns! Rose.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito interessante achei muito bom
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Vou utilizar essa aula com meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente esta atividade!!!1
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI
24/03/2010
Três estrelasa aula foi muito boa, porém, acredito que deveria ocorrer mais explorações.Como o eu tamanho em relação a objetos ou a espaços do cotidiano ou mesmo o tipo de roupa que cabe em mim e etc.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem sistematizado e elaborado o trabalho. Alguns professores ainda resistem em trabalhar com os conceitos matemáticos, mas tendo toda fundamentação e objetivos coerentes, é possível realizar atividades lindas e prazerosas. Adele ficou lindo, maravilhoso e parabéns pela riqueza dos conteúdos.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE