07/07/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Juliana Maria Cristiano Gense, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Com estas aulas os alunos poderão aprender a diferença que existe entre medir e comparar grandezas da mesma espécie.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, massa, capacidade, superfície;
- Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado;
- Interpretação de textos por meio da análise da letra de uma música.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa.
Motivação
Para dar início às aulas, como introdução do tema que será trabalhado – Medidas, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo da música “Tão grande” (Fig. 1), com duração de dois minutos e quarenta e quatro segundos, bem como a letra desta.
Link da música: http://letras.terra.com.br/xuxa/281240/
Figura 1 – Imagem da letra da música
Disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/281240/
Acesso em: 27 de Maio de 2010.
Observação: Junto com a letra da música há um vídeo que poderá ser salvo em DVD e exibido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo, caso o professor considere mais adequado!
Depois que os alunos ouvirem a música acompanhando sua letra, o professor poderá fazer as seguintes questões norteadoras:
- Vocês já conheciam esta música?
- Já tinham parado para comparar o tamanho de algumas coisas, como, por exemplo, “o seu tamanho (a sua altura) com o de uma maçã”, como fala na música?
- Vocês já mediram algo, por exemplo, um objeto ou até mesmo uma pessoa?
- Vocês já ouviram as expressões: “é quase da mesma altura”, “é mais alto que”, “é mais comprido”? Sabem dizer o que isso significa?
- Percebem que isso tem a ver com medir as coisas?
- Em que situações de nosso dia-a-dia são utilizadas as medidas?
Após ouvir as respostas, o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão, nestas aulas, medir grandezas de uma mesma espécie.
Atividade 1
Nesse momento, o professor deverá convidar todos os alunos, individualmente, a medir a carteira e o caderno utilizando como instrumento de medida o lápis ou a borracha (Fig.2).
Figura 2 - Imagem de uma criança medindo o caderno com o lápis
Fonte: Do autor
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos compartilhem suas “respostas”, dizendo qual foi o resultado encontrado, por exemplo: “o meu caderno mede 2 lápis, ou conforme a solicitação do professor, por exemplo, a minha carteira mede 3 lápis, ou o meu caderno mede 8 borrachas”.
Ao compartilharem suas respostas, os alunos poderão perceber que estas foram diferentes; que nem todas as carteiras medem 3 lápis, pois cada aluno terá o lápis de um determinado tamanho, embora todas as carteiras sejam iguais!
A partir disso, o professor poderá perguntar aos alunos que soluções eles encontram para isso. O esperado é que os alunos digam que poderiam usar a régua, por exemplo, para medir as carteiras e os cadernos, isto é que utilizem instrumentos de medida padronizados, para que possam obter o mesmo resultado. No entanto, se os alunos não chegarem a essa conclusão, o professor deverá dizer a eles que a régua poderia ser utilizada!
Após chegar a esta conclusão (com a ajuda ou não do professor), de que existem instrumentos de medidas que são padronizados, a próxima atividade poderá ser executada.
Atividade 2
Nesse momento, é importante que professor o disponibilize para cada aluno uma régua de trinta centímetros (Fig. 3) - reforçando a idéia de que esta é um instrumento de medida padronizado - para que possam medir alguns objetos que serão selecionados pelo professor.
Figura 3 – Imagem de uma régua
Disponível em: http://www.brindestorm.com/catalogo/images/AM/AM93528.jpg
Acesso em: 28 de Maio de 2010.
Cada aluno deverá medir novamente a carteira e o caderno, mas agora utilizando a régua.
Em seguida, deverão compartilhar suas respostas, para que possam perceber que os resultados são os mesmos! Assim, o professor poderá dizer aos alunos que é muito importante saber medir os objetos utilizando os instrumentos de medidas padronizados, como a régua, por exemplo.
O professor poderá trabalhar com os alunos os conceitos de altura e largura nesse momento, explicando aos alunos que todo objeto e também as pessoas podem ser medidas em dois sentidos – largura e altura.
Sugerimos, que o professor dê o exemplo, na própria carteira do que seja a altura e a largura, para que os alunos não façam confusões ao medir os objetos.
Com o objetivo de finalizar a atividade, neste momento, o professor deverá mostrar aos alunos que para medir determinados objetos é preciso utilizar outros instrumentos de medida padronizados, como por exemplo, a fita métrica ou a trena.
O professor deverá pedir que um aluno voluntário vá até a frente da sala de aula para que sua altura seja medida, agora com a fita métrica.
Para isso, o professor poderá perguntar aos alunos se eles já viram uma trena (Fig.4) e se sabem em que situações ela é usada.
Após fazer a pergunta, sugerimos que o professor mostre aos alunos o que é uma trena. Importante: a trena é feita de um material que pode causar cortes e assim machucar os alunos, por isso, sugerimos que apenas o professor a manuseie!
Figura 4 – Imagem de uma trena
Disponível em: http://img.efetividade.net/img/xtra/tape_measure.jpg
Acesso em: 28 de Maio de 2010.
Caso os alunos não saibam em quais situações ela e usada, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
- Vocês acham que para medir o tamanho da parede de nossa sala de aula, a régua ou a fita métrica seriam boas alternativas? Por quê?
- E para medir o tamanho de uma parede da escola, de casas, igrejas etc.? Por quê?
- Vocês já viram os pedreiros em uma construção medindo o tamanho das paredes que estão sendo construídas?
A imagem a seguir (Fig. 5), que se refere a uma construção que tem o chamado “pé direito duplo” (com duas alturas, também conhecido por sobrado) deverá ser mostrada aos alunos juntamente com a pergunta: “Como é possível saber a altura desse prédio? Com qual instrumento ele pode ser medido?
Figura 5 – Imagem de uma construção com pé direito duplo
Disponível em: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/401/pe_direito.jpg
Acesso em: 07. Jun. 2010.
Com essa pergunta, os alunos serão levados a refletir sobre qual instrumento de medida será o mais indicado para medir determinados objetos, colocando em prática o que já aprenderam até o momento sobre medidas. Com o objetivo de os alunos conheçam os diferentes tipos de instrumentos de medidas padronizadas e saiba em que situações são utilizadas, a próxima atividade deverá ser desenvolvida com os alunos.
Atividade 3
Para o desenvolvimento desta atividade, sugerimos que os alunos estejam organizados em trios. Além disso, cada grupo deverá ter em mãos, uma régua, uma fita métrica e uma trena (de material não cortante, caso o professor não encontre, sugerimos que não entregue aos alunos a trena!) entre outros instrumentos de medição que o professor puder disponibilizar aos alunos!
O professor deverá pedir que os alunos meçam alguns objetos usando diferentes instrumentos de medidas, seguindo a orientação abaixo:
- Meçam a largura e o comprimento da lousa, da carteira, do rodapé da sala de aula, mesa do refeitório da escola, da porta e da janela da sala de aula, usando primeiro a régua;
- Anotem os resultados.
Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos grupos:
- Ao medir o objeto, qual instrumento propiciou a medida mais confiável, em sua opinião? Por quê?
Ao desenvolver a atividade e responder à pergunta ao professor, os alunos serão levados a refletir sobre os instrumentos de medida que utilizaram, podendo perceber que para cada situação um instrumento é mais adequado do que outro.
Sugerimos que os outros objetos e ambientes a serem medidos sejam: a carteira, o estojo, a largura da sala de aula, a mesa do refeitório da escola, o roda-pé da sala de aula etc.
Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos grupos:
- Ao medir o objeto, qual instrumento propiciou a medida mais confiável, em sua opinião? Por quê?
Ao desenvolver a atividade e responder à pergunta ao professor, os alunos serão levados a refletir sobre os instrumentos de medida que utilizaram e perceberão que para cada situação de medida um instrumento é mais adequado do que outro.
Para finalizar as aulas e divulgar os conhecimentos adquiridos com as atividades destas aulas, sugerimos que os alunos, ainda em grupos, elaborem cartazes que apresentem os diferentes tipos de instrumentos de medidas, contendo imagens deles, e explicações de como usá-los e em quais situações (Poderá ser feita a divulgação dos dados obtidos com a Atividade 3). Os cartazes deverão ser expostos no Mural da sala de aula.
Sugestão de atividade
O professor poderá disponibilizar aos alunos a imagem abaixo (Fig.6) para que eles possam medir os objetos ali contidos:
- Qual é a altura da geladeira?
- Qual é a largura da geladeira?
- Qual é a altura do fogão?
- Qual é a largura do fogão?
Figura 6 – Imagem de uma cozinha
Disponível em: http://gartic.com.br/imgs/mural/mo/moreninha/1233474934.png
Acesso em: 28. de Maio de 2010.
Depois que os alunos apresentarem os resultados de suas medições e a correção for feita, o professor deverá fazer seguinte pergunta aos alunos:
- E se eu pedisse para vocês medirem em suas casas a altura e a largura da geladeira e do fogão? Vocês usariam qual instrumento de medida?
Dessa maneira o professor poderá avaliar se os alunos entenderam a importância de se conhecer os diferentes tipos de instrumentos de medidas e em quais situações devem ser usados!
- O professor poderá em outra oportunidade trabalhar a aula “Que tamanho meu corpo tem?” publicada no site do Portal do Professor.
Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2412
- O material, cujo link está postado abaixo, é um subsídio ao professor para o trabalho com medidas e grandezas em sala de aula:
Link do material: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/gestar/aaamatematica/mat_aaa3.pdf
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos desenvolveram competências para:
- Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, massa, capacidade, superfície;
- Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado.
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