07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre o surgimento e a história do Dardo e do Tiro como modalidades esportivas, bem como as diversas maneiras como são praticados hoje pelo mundo.
- Aprender a construir os equipamentos necessários para a prática do Tiro e do Dardo utilizando materiais alternativos.
- Aprender a coordenar diferentes movimentos, desenvolvendo a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço durante os movimentos de pontaria.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Acertando no(s) alvo(s)
Duração: 30 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a essa aula de Dardo e Tiro esportivo, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que mostrem as diversas modalidades e formas de praticar esses esportes pouco conhecidos no Brasil.
Sugestão de sites:
Dardo
http://www.youtube.com/watch?v=rjElY1lDIc0&feature=related (acessado em 08/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=xCrm8WbJKqg (acessado em 08/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=6dD9NiZfQFQ&feature=related (acessado em 08/06/10)
Tiro esportivo
http://www.youtube.com/watch?v=piXIXNHP0bQ&feature=related (acessado em 08/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=ULjdanyS9Tg&feature=related (acessado em 08/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=1K5WZITHa4s&feature=related (acessado em 08/06/10)
Atividade 2 – Dardo
Duração: 35 minutos
Material: folha de papel, prego(ou tachinha), cola, isopor e canetinha
Local: quadra ou pátio
Para dar início as atividades o(a) professor(a) poderá organizar um campeonato de dardo. Para isso, serão necessários dardos e alvos que podem ser comprados em lojas de brinquedos (Figura 1). Nessa atividade cada criança terá o direito de fazer 5 arremessos que serão realizados intercaladamente. Cada círculo do alvo terá uma pontuação diferente, sendo que os círculos menores terão valores maiores. Os valores podem ser em dezenas (ex.: 10, 20, 30...) e devem ser registrados para facilitar a conta para as crianças. Ao final dos cinco arremessos, cada criança fará a somatória de seus pontos e o(a) maior pontuador(a) vencerá o jogo. A somatória de pontos deve ser auxiliada pelo o(a) professor(a).
Figura 1: Conjunto da dardo e alvo
Fonte: http://www.eletrocell.com/ch/vit_c/59/brinquedos.aspx (acessado em 08/06/10)
Caso ocorra a impossibilidade de se comprar um conjunto de dardos e alvos, existe uma alternativa simples e barata que pode ser confeccionada pelas próprias crianças e o(a) professor(a). Na confecção dos dardos (Figura 2) as crianças farão um cone de papel e colarão suas extremidades com cola branca. Em seguida, com o auxílio do(a) professor(a), colocarão um prego (ou tachinha) na extremidade do cone.
Para a confecção dos alvos (Figura 3) basta utilizar uma folha de isopor e desenhar com canetinhas coloridas os diferentes círculos do alvo.
Para a utilização desse material é fundamental que o(a) professor(a) faça uma conversa prévia com as crianças para evitar possíveis acidentes com os dardos de prego.
Sugestão de combinados prévios:
- Mirar o dardo apenas no alvo de isopor.
- Os arremessos devem ser feitos alternadamente (uma criança por vez)
- Permanecer sempre distante do alvo quando alguém for arremessar o dardo.
Atividade 3 – Tiro esportivo
Duração: 35 minutos
Material: cano de pvc, balão de borracha, durex e sementes
Local: quadra ou pátio
Para finalizar, o(a) professor(a) poderá construir com as crianças uma arma bem simples para praticar o tiro esportivo (Figura 4).
Para fazer a arminha é preciso colocar um pedaço de cano de pvc dentro do bocal de balão de borracha. Em seguida, passe-se um duréx colorido na junção entre o balão e o cano para prender um ao outro. Por fim, basta colocar um feijão ou semente dentro do balão, puxar, apontar para o alvo e soltar. O alvo pode ser feito de isopor (Figura 3) ou de papelão. Assim como na atividade anterior é importante que o(a) professor(a) faça uma conversa prévia com as crianças para evitar acidentes com este brinquedo.
Sugestão de variação:
- Pode se utilizar pratos de plástico como alvos para simular a modalidade alvo móvel do tiro esportivo. O(a) professor(a) lança o prato e as crianças tentam acertá-lo no ar.
No início da aula o(a) professor(a) pode fazer uma breve introdução sobre a história e os surgimento das modalidades que serão abordadas, bem como falar das competições ao redor do mundo. Para tanto, o(a) professor(a) poderá se informar nos seguintes sites:
http://www.dardonet.com.br/ (acessado em 08/06/10)
http://www.cbte.org.br/ (acessado em 08/06/10)
http://www.fpte.org.br/ (acessado em 08/06/10)
Ao final da aula o(a) professor(a) pedirá às crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula sobre o Dardo e o Tiro esportivo, desde a história dessas modalidades até as diversas formas de se praticar esses esportes. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Acertando no alvo” que ficará exposto no mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/10/2010
Cinco estrelasADOGOOOOOOO ! ficoou mtmt booom super dahoraa ^^