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O caipira, seu falar e seus costumes: um estudo sobre variação e preconceito linguísticos

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer a variação linguística do “falar sertanejo” como expressão cultural de um povo;
  • compreender a inexistência de uma hierarquia de valores entre variantes linguísticas (uma melhor do que a outra);
  • produzir textos orais e escritos acerca do preconceito linguístico e da cultura caipira;
  • conhecer as diferenças linguísticas entre variedade padrão X variedade caipira;
  • conhecer os costumes caipiras por meio da música caipira.
Duração das atividades
8h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, a presente aula está relacionada com a seguinte:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18576 

É importante que você acesse a referida aula para melhor desenvolver as atividades aqui propostas.

Também é relevante que os alunos já conheçam o conceito de variação linguística.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Variação linguística

Seus alunos já conhecem o conceito de variação linguística. Eles já sabem que uma mesma língua possui variantes relacionadas à: região, idade, nível cultural, classe social etc.

A presente atividade trata da variedade regional, especificamente o falar "caipira", "sertanejo", que relaciona-se ao modo de falar, na maioria das vezes, aos falantes de regiões rurais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e da região Nordeste. O "caipirês", nesses estados, também tem suas variações. Por isso, como caráter ilustrativo, utilizaremos a imagem lúdica do personagem Chico Bento como representante do falar caipira.

Exiba o seguinte desenho animado para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk 

Durante uma primeira exibição, peça aos alunos para observar a diferença entre a variedade linguística utilizada por Chico Bento e por seu primo.

Exiba o desenho animado novamente, pedindo que eles anotem as palavras que diferenciam o falar dos dois primos, bem como as atitudes e costumes que diferenciam Chico Bento dos moradores da cidade.

ATIVIDADE 02

Debatendo as diferenças 

Após as exibições do desenho animado, promova um debate com os alunos. Não é necessário formar grupos. Disponha-os em círculo para que todos possam participar ativamente do processo de discussão. As anotações feitas pelos alunos na atividade anterior deverão ser utilizadas como argumentos e informações para o debate.

Você deverá nortear as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • o primo referir-se à Chico Bento como "bicho do mato" - discuta sobre preconceito ao morador das regiões rurais - o caipira é um bicho?;
  • a ignorância de Chico perante ao funcionamento da escada rolante - discuta sobre preconceito ao morador das regiões rurais - o caipira é um ignorante?;
  • a crítica feita pelo personagem à forma que as palavras estão escritas no shopping - discuta o fato da utilização de estrangeirismos ser aceita e a variação caipira ser estigmatizada - “não entendo nada do que ta escrivinhado por aqui”;
  • o conflito entre a relação que Chico tem com a água e a função que a fonte tem no espaço do shopping;
  • a diferença de sentidos que tem a nudez para Chico Bento e para os moradores da cidade.

Tais discussões devem ser mediadas por você. Não faça com que essa atividade seja uma aula expositiva, por isso, enriqueça seus comentários com novos exemplos sobre os pontos discutidos. A classe deverá reconhecer, pelos comentários seus e dos colegas, que a variação linguística do caipira não é somente um jeito de falar, mas também a expressão cultural de um povo que se expressa por meio de: modas de viola, causos, contos etc.

O debate, ainda que tenha a duração de mais de uma hora aula, objetiva que a classe compreenda o preconceito linguístico, ideológico e cultural que existe em relação ao caipira, seus costumes e suas crenças. A discussão deve, também, demonstrar que não existe uma hierarquia entre variantes linguísticas.

ATIVIDADE 03

Produção textual: breves apontamentos sobre o preconceito linguístico/cultural frente ao caipira

Após o desenvolvimento do debate, proponha que os alunos produzam, individualmente, um pequeno texto (ensaio, por exemplo) que sintetize as discussões empreendidas acerca do caipira e o preconceito que o circunda.

Questionamentos norteadores para a produção:

  • o que você entendeu como preconceito social? Cite exemplos que conhece.
  • o modo de falar do caipira é melhor ou pior que o do homem da cidade?
  • os costumes do caipira são tidos como inteligentes ou ignorantes pelo homem da cidade? Por quê?

Por se tratar de um texto curto e ter como embasamento as discussões empreendidas anteriormente, os mesmos podem ser produzidos em sala de aula, ao longo de uma hora aula.

ATIVIDADE 04

Leitura dos textos produzidos

Os textos produzidos na atividade anterior serão aqui utilizados para um exercício de leitura em voz alta.

Cada aluno lerá o seu texto e os demais poderão fazer questionamentos e comentários sobre o mesmo. Organize, por meio de inscrições, os alunos que falarão após as leitura para que a atividade não fique desorganizada (todos falando ao mesmo tempo).

Aqui o professor deverá:

  • avaliar a produção textual (adequação à temática, organização textual, capacidade de sintetização de informações);
  • avaliar a leitura e argumentação oral;
  • avaliar os questionamentos e comentários dos colegas frente aos textos lidos.

Conclua a atividade com uma reflexão sobre as leituras, comentários e informações que comporam o conjunto de textos (orais e escritos) produzidos pela turma.

ATIVIDADE 05

"Caipira": a moda que "fala" como o caipira

Reproduza a canção "Caipira", de composição de Joel Marques e interpretada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó:

 

http://www.youtube.com/watch?v=wgNGhL443eE 

A música, no link acima, é expressa em forma de vídeo clipe. Reproduza-a pelo menos três vezes para que os alunos percebam a variante linguística utilizada na canção.

Para que os alunos acompanhem a letra da música, reproduza fotocópias e distribua para cada um.

Obs.: nos sites de letras de música, o texto referente à canção em trabalho está expresso na variedade padrão. Dessa forma, abaixo reproduzimos a letra da forma em que é cantada.

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/caipira-de-joel-marques.html 

Link da letra da música na variedade padrão: http://letras.terra.com.br/chitaozinho-e-xororo/117285/  

Peça que os alunos, individualmente e no caderno:

  • reconheçam e elenquem as formas linguísticas da variação caipira que se diferenciam da variedade padrão;
  • pesquisem no dicionário palavras desconhecidas (por exemplo: matuto, regato etc);
  • anotem os costumes e atividades referentes à realidade da vida caipira, presente na letra da canção.

ATIVIDADE 06

Variedade padrão e variedade caipira

A partir das anotações da atividade anterior, discuta com os alunos as diferenças linguísticas entre as palavras ditas pelo caipira e expressas na linguagem culta.

Por meio de uma exposição oral, demonstre que:

  • o caipira não fala errado, seu falar é uma variante da língua;
  • a variedade culta não é melhor, mas é a de maior prestígio social;
  • é importante conhecer a variedade padrão, pois é a mais adequada a algumas situações linguageiras;
  • deve-se respeitar as variedades dialetais da língua (atente para possíveis sotaques diferentes que existam na escola ou na própria sala de aula);
  • desautorizar variedades linguísticas da língua é preconceito cultural/social/linguístico.

É provável que alguns alunos queiram opinar sobre seus dizeres, organize-os para que façam tais comentários sem que a atividade perca seu foco.

ATIVIDADE 07

Costumes caipiras

Na atividade 05, foi pedido que os alunos anotassem no caderno os costumes e atividades referentes à realidade da vida caipira, presente na letra da canção.

A partir de tais anotações, organize-os em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça que discutam sobre tais costumes e façam um levantamento, por meio de pesquisa (com pais, pela internet, em livros e enciclopédias) de mais informações referentes à vida do homem caipira.

Somente com a análise da canção, é possível perceber que o caipira:

  • anda descalço;
  • preocupa-se com o cantar dos pássaros (relação com a natureza);
  • trabalha na roça utilizando uma enxada (agricultura);
  • tem fartura, no que tange à subsistência (o que se precisa para viver, se produz);
  • não tem estudo;
  • tem as mãos calejadas por conta do trabalho com a terra (arado);
  • tem a pele queimada por conta do sol;
  • não faz tanta guerra como o homem da cidade (sua luta é com a terra);
  • sente que sua fala é pior que a da cidade ("Mas num sei falá direitu");

Após o levantamento de todas essas características da cultura e do viver caipira, promova, novamente, um debate em que os grupos falarão de suas pesquisas, relacionadas à canção "Caipira" e às atividade anteriores.

Por último, reproduza novamente a canção para os alunos.

Caso sua turma seja de uma região interiorana em que esses costumes são de conhecimento da maioria, a atividade em questão será bem mais tranquila. Caso contrário, é importante que você também faça sua pesquisa e auxilie os alunos.

Recursos Complementares

1 - Linguagem e identidade cultural caipira no município de Mossâmedes: por uma nova concepção acerca da linguagem caipira, de Andrey Aparecido Caetano Linhares: "Este artigo trata da linguagem caipira – que é uma dessas manifestações culturais preteridas pelas instituições oficiais de ensino –  e visa contrapor-se à concepção errônea e preconceituosa acerca dessa linguagem, bem como ressaltar a importância da mesma como um elemento marcante da identidade cultural caipira e, por extensão, como um valioso patrimônio da nossa cultura regional."

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/agro/T34_linguagem.html 

2 - O site "A província" traz vários textos sobre a cultura, os mitos, lendas e costumes do povo caipira.

http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?lista.aspx?idContentSection=765 

Avaliação

Após as atividades propostas, os alunos devem ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • comprometimento e organização em todas as atividades da aula;
  • anotações desenvolvidas nas atividades que assim se pediu;
  • produção de texto (adequação à temática, organização textual, capacidade de sintetização de informações);
  • argumentação oral desenvolvida nas atividades que assim se pediu;
  • construção de um paralelo linguístico entre a variedade padrão e a caipira;
  • compreensão, por meio dos debates, das características e peculiaridades da cultura caipira.
Opinião de quem acessou

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