29/07/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Professor, a presente aula está relacionada com a seguinte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18576
É importante que você acesse a referida aula para melhor desenvolver as atividades aqui propostas.
Também é relevante que os alunos já conheçam o conceito de variação linguística.
ATIVIDADE 01
Variação linguística
Seus alunos já conhecem o conceito de variação linguística. Eles já sabem que uma mesma língua possui variantes relacionadas à: região, idade, nível cultural, classe social etc.
A presente atividade trata da variedade regional, especificamente o falar "caipira", "sertanejo", que relaciona-se ao modo de falar, na maioria das vezes, aos falantes de regiões rurais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e da região Nordeste. O "caipirês", nesses estados, também tem suas variações. Por isso, como caráter ilustrativo, utilizaremos a imagem lúdica do personagem Chico Bento como representante do falar caipira.
Exiba o seguinte desenho animado para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk
Durante uma primeira exibição, peça aos alunos para observar a diferença entre a variedade linguística utilizada por Chico Bento e por seu primo.
Exiba o desenho animado novamente, pedindo que eles anotem as palavras que diferenciam o falar dos dois primos, bem como as atitudes e costumes que diferenciam Chico Bento dos moradores da cidade.
ATIVIDADE 02
Debatendo as diferenças
Após as exibições do desenho animado, promova um debate com os alunos. Não é necessário formar grupos. Disponha-os em círculo para que todos possam participar ativamente do processo de discussão. As anotações feitas pelos alunos na atividade anterior deverão ser utilizadas como argumentos e informações para o debate.
Você deverá nortear as discussões em torno das seguintes problemáticas:
Tais discussões devem ser mediadas por você. Não faça com que essa atividade seja uma aula expositiva, por isso, enriqueça seus comentários com novos exemplos sobre os pontos discutidos. A classe deverá reconhecer, pelos comentários seus e dos colegas, que a variação linguística do caipira não é somente um jeito de falar, mas também a expressão cultural de um povo que se expressa por meio de: modas de viola, causos, contos etc.
O debate, ainda que tenha a duração de mais de uma hora aula, objetiva que a classe compreenda o preconceito linguístico, ideológico e cultural que existe em relação ao caipira, seus costumes e suas crenças. A discussão deve, também, demonstrar que não existe uma hierarquia entre variantes linguísticas.
ATIVIDADE 03
Produção textual: breves apontamentos sobre o preconceito linguístico/cultural frente ao caipira
Após o desenvolvimento do debate, proponha que os alunos produzam, individualmente, um pequeno texto (ensaio, por exemplo) que sintetize as discussões empreendidas acerca do caipira e o preconceito que o circunda.
Questionamentos norteadores para a produção:
Por se tratar de um texto curto e ter como embasamento as discussões empreendidas anteriormente, os mesmos podem ser produzidos em sala de aula, ao longo de uma hora aula.
ATIVIDADE 04
Leitura dos textos produzidos
Os textos produzidos na atividade anterior serão aqui utilizados para um exercício de leitura em voz alta.
Cada aluno lerá o seu texto e os demais poderão fazer questionamentos e comentários sobre o mesmo. Organize, por meio de inscrições, os alunos que falarão após as leitura para que a atividade não fique desorganizada (todos falando ao mesmo tempo).
Aqui o professor deverá:
Conclua a atividade com uma reflexão sobre as leituras, comentários e informações que comporam o conjunto de textos (orais e escritos) produzidos pela turma.
ATIVIDADE 05
"Caipira": a moda que "fala" como o caipira
Reproduza a canção "Caipira", de composição de Joel Marques e interpretada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó:
http://www.youtube.com/watch?v=wgNGhL443eE
A música, no link acima, é expressa em forma de vídeo clipe. Reproduza-a pelo menos três vezes para que os alunos percebam a variante linguística utilizada na canção.
Para que os alunos acompanhem a letra da música, reproduza fotocópias e distribua para cada um.
Obs.: nos sites de letras de música, o texto referente à canção em trabalho está expresso na variedade padrão. Dessa forma, abaixo reproduzimos a letra da forma em que é cantada.
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/caipira-de-joel-marques.html
Link da letra da música na variedade padrão: http://letras.terra.com.br/chitaozinho-e-xororo/117285/
Peça que os alunos, individualmente e no caderno:
ATIVIDADE 06
Variedade padrão e variedade caipira
A partir das anotações da atividade anterior, discuta com os alunos as diferenças linguísticas entre as palavras ditas pelo caipira e expressas na linguagem culta.
Por meio de uma exposição oral, demonstre que:
É provável que alguns alunos queiram opinar sobre seus dizeres, organize-os para que façam tais comentários sem que a atividade perca seu foco.
ATIVIDADE 07
Costumes caipiras
Na atividade 05, foi pedido que os alunos anotassem no caderno os costumes e atividades referentes à realidade da vida caipira, presente na letra da canção.
A partir de tais anotações, organize-os em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça que discutam sobre tais costumes e façam um levantamento, por meio de pesquisa (com pais, pela internet, em livros e enciclopédias) de mais informações referentes à vida do homem caipira.
Somente com a análise da canção, é possível perceber que o caipira:
Após o levantamento de todas essas características da cultura e do viver caipira, promova, novamente, um debate em que os grupos falarão de suas pesquisas, relacionadas à canção "Caipira" e às atividade anteriores.
Por último, reproduza novamente a canção para os alunos.
Caso sua turma seja de uma região interiorana em que esses costumes são de conhecimento da maioria, a atividade em questão será bem mais tranquila. Caso contrário, é importante que você também faça sua pesquisa e auxilie os alunos.
1 - Linguagem e identidade cultural caipira no município de Mossâmedes: por uma nova concepção acerca da linguagem caipira, de Andrey Aparecido Caetano Linhares: "Este artigo trata da linguagem caipira – que é uma dessas manifestações culturais preteridas pelas instituições oficiais de ensino – e visa contrapor-se à concepção errônea e preconceituosa acerca dessa linguagem, bem como ressaltar a importância da mesma como um elemento marcante da identidade cultural caipira e, por extensão, como um valioso patrimônio da nossa cultura regional."
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/agro/T34_linguagem.html
2 - O site "A província" traz vários textos sobre a cultura, os mitos, lendas e costumes do povo caipira.
http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?lista.aspx?idContentSection=765
Após as atividades propostas, os alunos devem ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2011
Cinco estrelasAdorei!Parabéns!!
11/02/2011
Cinco estrelasAdorei a aula!
26/10/2010
Cinco estrelasSequência didática EXCELENTE!!!!!!!!!!! Vou adotá-la.
26/08/2010
Cinco estrelasadorei a sua aula., parabéns!!!!!