Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A poesia de cordel de Patativa do Assaré

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o poeta Patativa do Assaré, bem como a representação artística de sua obra;
  • reconhecer a poesia de Patativa como manifestações da cultura caipira/sertaneja (vídeos, músicas e poesias);
  • compreender que a variação linguística do “falar sertanejo” se configura como a expressão cultural de um povo;
Duração das atividades
7/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A presente aula é concatenada com a seguinte:

A poesia de cordel: aprendendo a fazer narrativas em versos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18576 

É, também, necessário que os alunos possuam noções de variação linguística (variantes de prestígio, preconceito linguístico etc). 

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo Patativa do Assaré

http://cariricaturas.blogspot.com/2010/03/patativa-do-assare.html 

Para que os alunos exercitem a descoberta ativa de novas informações, propomos uma pesquisa para a seguinte atividade.

Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá, por meio de sites da internet, livros, revistas e informações orais, desenvolver uma pesquisa biográfica sobre o poeta Patativa do Assaré, bem como algumas características e peculiaridades à obra.

Exemplos de sites:

http://www.revista.agulha.nom.br/anton.html 

http://www.tanto.com.br/Patativa.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assaré 

http://www.palavrarte.com/artigos/artigos_sylviedebs.htm 

Atividades que envolvem pesquisas nem sempre dão certo. Por isso, é indispensável que você sugira alguns itens norteadores para que os alunos as desenvolvam.

Passo a passo:

  • informações biográficas: não é necessário que o aluno pesquise sobre cada acontecimento da vida do poeta. Ater-se ao que se constitui como essencial para o estudo literário do mesmo;
  • origem do apelido Patativa;
  • características peculiares de sua obra (estrutura, exemplos de poemas);
  • temáticas recorrentes (poesia da cultura caipira, poesia de cunho político);
  • metáforas, ironias, humor e crítica social.

Como não é possível precisar como serão as pesquisas desenvolvidas pelos alunos, é importante que você também faça a sua, para que também conheça melhor o poeta, bem como saiba contrapor/complementar/esclarecer questionamentos e informações possíveis.

Peça que cada grupo produza um trabalho escrito e uma apresentação oral que será desenvolvida em sala de aula.

ATIVIDADE 02

Debatendo Patativa

http://blogs.abril.com.br/jornalistanasarjeta/2009/03/centenario-patativa-assare-nome-dele-era-antonio-goncalves-silva-ficou-conhecido-no-mundo-poesia-como-patativa.html 

Essa atividade está relacionada à anterior. A partir das pesquisas desenvolvidas pelos alunos, você organizará apresentações interativas. Divida a sala em espaços equivalentes à quantidade de grupos. Cada qual terá seu espaço de apresentação. Enquanto um grupo apresenta, os demais escutam e anotam possíveis questionamentos que serão feitos ao final da atividade. Faça o sorteio da ordem das apresentações.

Observação: é possível que algumas informações se repitam nos trabalhos. Demonstre que isso não tem tanta importância, uma vez que o olhar de cada grupo sobre o poeta será singular. Atente-se também para informações incorretas, uma vez que muitos trabalhos terão a internet como suporte principal de pesquisa. Corrija-as.

Esclareça aos alunos que serão avaliados nos seguintes aspectos:

  • riqueza e coerência das informações do trabalho escrito;
  • participação de todos os componentes na apresentação oral do trabalho;
  • participação passiva e ativa na apresentação dos demais grupo (respeitando-os e anotando os questionamentos).

É indispensável que, nas apresentações, tenha sido contemplado o fato das poesias de Patativa serem narrativas em versos, característica do cordel. Caso essa peculiaridade não tenha aparecido, demonstre isso para os alunos.

Pegue uma poesia, por exemplo, "O Vaqueiro" http://www.tanto.com.br/patativa-vaqueiro.htm e demonstre a narrativa ali presente.  

http://www.tanto.com.br/patativa-vaqueiro.htm 

Após as apresentações iniciais, faça as inscrições dos questionamentos e comentários que, por ventura, os alunos queiram fazer. É interessante que você prepare alguns também, se valendo, é claro, de informações que talvez não tenham aparecido nas apresentações.

Encerre essa atividade com a exibição do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=enORYAB5DMM

O mesmo condensa vida e obra de Patativa do Assaré em pouco mais de quatro minutos.

ATIVIDADE 03

Recitando Patativa do Assaré

Mantenha a formação dos grupos da atividade anterior.

Na presente atividade, você poderá optar por selecionar anteriormente as poesias ou deixar que os alunos escolham. Caso opte por fazer uma seleção prévia, indicamos os seguintes poemas:

http://compadrecordel.zip.net/images/PATACAPA.jpg 

É indicado que você imprima, ou peça que os alunos imprimam, tais poemas para que os mesmos acompanhem.

É indispensável que eles ensaiem para o recital. Demonstre que o imprescindível não é decorar as estrofes. É preferível que se leia os versos mas possua uma leitura poética. Para isso, ensaios serão importantes, embora nem todos tenham que ter a presença do professor. Os alunos podem se organizar extraclasse para tais ensaios.

Organização para o recital:

  • pode ser uma atividade realizada somente na sala de aula, como pode envolver pais, responsáveis e outros membros da comunidade escolar;
  • cada grupo poderá dividir o poema como preferir: cada um com uma estrofe ou verso, ou todos juntos;
  • cada grupo compreenda o sentido da narrativa em versos que emerge dos poemas de Patativa;
  • todos os compenentes do grupo devem ensaiar a recitação de forma organizada, com a mesma entonação;
  • a leitura expressiva (poética) é mais importante do que decorar os versos.

No momento do recital, auxilie-os na organização dos grupos, para que nenhum caráter de organização desconstrua o trabalho empreendido.

ATIVIDADE 04

Interpretando as temáticas

A presente atividade pode ser desenvolvida em sala de aula ou ser uma proposta para casa.

Selecione dois poemas, por exemplo, "Vaca Estrela e Boi Fubá" e "Poeta da Roça". A partir daquelas folhas imprimidas com os poemas, peça que os alunos façam uma interpretação da narrativa em versos. O poeta Patativa do Assaré produziu vários textos em literatura de cordel, de modo que o caráter narrativo de suas produções é inegável.

Os alunos deverão:

  • produzir dois textos narrativos, escritos em parágrafos, que parafraseiem os dois poemas selecionados;
  • respeitar o desenrolar narrativo que permeia os poemas, evitando a "invensão" de acontecimentos;
  • utilizar uma linguagem objetiva, que, às vezes, difere da poética utilizada nos poemas.

ATIVIDADE 05

Leitura das paráfrases

Os alunos produziram paráfrases. Dessa forma, você não terá a presença determinante da criatividade nessas produções. Os textos se diferenciarão de acordo com o nível de trato com a língua e a interpretação de texto de cada alunos.

Assim, desenvolva uma leitura dos textos avaliando:

  • respeito à narrativa original dos poemas;
  • construção línguística e semântica adequadas às paráfrases;
  • leitura em voz alta adequada às necessidades expressivas do gênero produzido;
  • questões de ordem linguística e gramatical (não dê preferência a esse aspecto, ele deve ser apenas um acessório na avaliação).

Conclua a aula relembrando todo o trajeto desenvolvido, ressaltando os aspectos culturais, poéticos e prosáicos da poesia e da obra de Patativa do Assaré.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • desenvolvimento da pesquisa sobre vida e obra de Patativa do Assaré;
  • produção de um trabalho escrito que contemple os pontos pesquisados;
  • apresentação ativa no debate empreendido em sala de aula;
  • preparação e ensaio dos poemas selecionados para o recital;
  • recitação dos poemas (aspectos de entonação, compromisso e responsabilidade com a proposta);
  • interpretação dos poemas de Patativa dos Assaré;
  • produção de paráfrases sobre os poemas;
  • leitura dos textos produzidos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nanci carvalho, Secretaria Estadual de Educação , Rio de Janeiro - disse:
    nancitae@bol.com.br

    11/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!!!!


  • Kassya, Colégio Municipal Osvaldo Pereira , Bahia - disse:
    Kassya.sg@hotmail.com

    10/07/2011

    Cinco estrelas

    A sequencia didática foi desenvolvida de forma excelente.


  • Sílvia Maria Teixeira Monte, EEFM prof. Cel. Aurélio Câmara , Ceará - disse:
    sampafort@yahoo.com.br

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    É uma proposta simples, mas que permite ampliar o conhecimento do aluno acerca do autor. Organiza e sistematiza o conhecimento, além de desenvolver habilidades para pesquisa, discurso oral e produção de escrita.


  • Jacinto, Jacinto fontenele. , Ceará - disse:
    jacinto_728@hotmail.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    achei muuuito legau a aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.