28/07/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
A presente aula é concatenada com a seguinte:
A poesia de cordel: aprendendo a fazer narrativas em versos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18576
É, também, necessário que os alunos possuam noções de variação linguística (variantes de prestígio, preconceito linguístico etc).
ATIVIDADE 01
Conhecendo Patativa do Assaré
http://cariricaturas.blogspot.com/2010/03/patativa-do-assare.html
Para que os alunos exercitem a descoberta ativa de novas informações, propomos uma pesquisa para a seguinte atividade.
Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá, por meio de sites da internet, livros, revistas e informações orais, desenvolver uma pesquisa biográfica sobre o poeta Patativa do Assaré, bem como algumas características e peculiaridades à obra.
Exemplos de sites:
http://www.revista.agulha.nom.br/anton.html
http://www.tanto.com.br/Patativa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assaré
http://www.palavrarte.com/artigos/artigos_sylviedebs.htm
Atividades que envolvem pesquisas nem sempre dão certo. Por isso, é indispensável que você sugira alguns itens norteadores para que os alunos as desenvolvam.
Passo a passo:
Como não é possível precisar como serão as pesquisas desenvolvidas pelos alunos, é importante que você também faça a sua, para que também conheça melhor o poeta, bem como saiba contrapor/complementar/esclarecer questionamentos e informações possíveis.
Peça que cada grupo produza um trabalho escrito e uma apresentação oral que será desenvolvida em sala de aula.
ATIVIDADE 02
Debatendo Patativa
Essa atividade está relacionada à anterior. A partir das pesquisas desenvolvidas pelos alunos, você organizará apresentações interativas. Divida a sala em espaços equivalentes à quantidade de grupos. Cada qual terá seu espaço de apresentação. Enquanto um grupo apresenta, os demais escutam e anotam possíveis questionamentos que serão feitos ao final da atividade. Faça o sorteio da ordem das apresentações.
Observação: é possível que algumas informações se repitam nos trabalhos. Demonstre que isso não tem tanta importância, uma vez que o olhar de cada grupo sobre o poeta será singular. Atente-se também para informações incorretas, uma vez que muitos trabalhos terão a internet como suporte principal de pesquisa. Corrija-as.
Esclareça aos alunos que serão avaliados nos seguintes aspectos:
É indispensável que, nas apresentações, tenha sido contemplado o fato das poesias de Patativa serem narrativas em versos, característica do cordel. Caso essa peculiaridade não tenha aparecido, demonstre isso para os alunos.
Pegue uma poesia, por exemplo, "O Vaqueiro" http://www.tanto.com.br/patativa-vaqueiro.htm e demonstre a narrativa ali presente.
http://www.tanto.com.br/patativa-vaqueiro.htm
Após as apresentações iniciais, faça as inscrições dos questionamentos e comentários que, por ventura, os alunos queiram fazer. É interessante que você prepare alguns também, se valendo, é claro, de informações que talvez não tenham aparecido nas apresentações.
Encerre essa atividade com a exibição do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=enORYAB5DMM
O mesmo condensa vida e obra de Patativa do Assaré em pouco mais de quatro minutos.
ATIVIDADE 03
Recitando Patativa do Assaré
Mantenha a formação dos grupos da atividade anterior.
Na presente atividade, você poderá optar por selecionar anteriormente as poesias ou deixar que os alunos escolham. Caso opte por fazer uma seleção prévia, indicamos os seguintes poemas:
http://compadrecordel.zip.net/images/PATACAPA.jpg
É indicado que você imprima, ou peça que os alunos imprimam, tais poemas para que os mesmos acompanhem.
É indispensável que eles ensaiem para o recital. Demonstre que o imprescindível não é decorar as estrofes. É preferível que se leia os versos mas possua uma leitura poética. Para isso, ensaios serão importantes, embora nem todos tenham que ter a presença do professor. Os alunos podem se organizar extraclasse para tais ensaios.
Organização para o recital:
No momento do recital, auxilie-os na organização dos grupos, para que nenhum caráter de organização desconstrua o trabalho empreendido.
ATIVIDADE 04
Interpretando as temáticas
A presente atividade pode ser desenvolvida em sala de aula ou ser uma proposta para casa.
Selecione dois poemas, por exemplo, "Vaca Estrela e Boi Fubá" e "Poeta da Roça". A partir daquelas folhas imprimidas com os poemas, peça que os alunos façam uma interpretação da narrativa em versos. O poeta Patativa do Assaré produziu vários textos em literatura de cordel, de modo que o caráter narrativo de suas produções é inegável.
Os alunos deverão:
ATIVIDADE 05
Leitura das paráfrases
Os alunos produziram paráfrases. Dessa forma, você não terá a presença determinante da criatividade nessas produções. Os textos se diferenciarão de acordo com o nível de trato com a língua e a interpretação de texto de cada alunos.
Assim, desenvolva uma leitura dos textos avaliando:
Conclua a aula relembrando todo o trajeto desenvolvido, ressaltando os aspectos culturais, poéticos e prosáicos da poesia e da obra de Patativa do Assaré.
Ao final das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2013
Cinco estrelasExcelente!!!!
10/07/2011
Cinco estrelasA sequencia didática foi desenvolvida de forma excelente.
02/06/2011
Cinco estrelasÉ uma proposta simples, mas que permite ampliar o conhecimento do aluno acerca do autor. Organiza e sistematiza o conhecimento, além de desenvolver habilidades para pesquisa, discurso oral e produção de escrita.
31/03/2011
Cinco estrelasachei muuuito legau a aula