19/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Reconhecer o gênero épico-narrativo.
Reconhecer e analisar parte de ‘Os Lusíadas’, de Camões e outras releituras e versões dessa obra.
Produzir um jogo estratégico, inspirado no jogo “WAR”, considerando o percurso utilizado por Vasco da Gama na conquista do Oriente, enfatizada na obra camoniana.
Reconhecer, analisar e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou sequência injuntiva.
Usar, na produção de textos ou sequências injuntivas orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.
Identificar e empregar corretamente os tempos verbais básicos na organização de um texto injuntivo-instrucional.
Elaborar as cartas indicativas do jogo WAR com clareza, coerência e objetividade.
Para o melhor entendimento das aulas, é preciso que o aluno:
. conheça a obra de Camões: Os Lusíadas
(Acesso em 09/06/2010)
. conheça o jogo WAR e suas regras para fazer as adaptações necessárias para o jogo a ser criado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/War
(Acesso em 20/06/2010)
. saiba as características e os recursos de textualização utilizados em textos injuntivos, bem como os tempos verbais usados nesse gênero textual.
Professor,
Inicie a aula, conversando com seus alunos sobre a importância de Camões na Literatura Mundial, sobretudo na Literatura Portuguesa. Faça uma breve exposição da biografia, das características da obra camoniana, dentro de um contexto literário - O Classicismo.
Explique a classificação dos versos - clássicos, heróicos ou sáficos, bem como as características que os classificam assim. Veja no link a seguir, maiores explicações sobre esse conteúdo:
http://www.camelo.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=43631
(Acesso em 31/07/2010)
Explique também a divisão do poema em Cantos e em partes. A apresentação pode ser feita através de slides ou na forma de cartazes.
http://img.photobucket.com/albums/v280/luisaperes/camoes3.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
Veja maiores informações sobre Camões no link a seguir:
http://www.astormentas.com/biografia.aspx?t=autor&id=Lu%c3%ads%20de%20Cam%c3%b5es
(Acesso em em 14/06/2010)
Professor,
Antes de dar uma maior ênfase na leitura e na análise da obra "Os Lusíadas", verifique se tiveram dúvidas ao ler e na compreensão do poema. Além disso, convide um colega da área de História e de Geografia, para um trabalho em conjunto sobres conteúdos que são mencionados na obra camoniana: As Grandes Navegações, A Expansão do domínio português, Cartografia da época da viagem de Vasco da Gama, A Expansão do Cristianismo, As Dinastias portuguesas - principalmente a do rei D. Pedro, consorte de Inês de Castro.
Ao analisar a obra dentro de um contexto literário, apresente para os alunos o link a seguir, peça para assistam ao breve filme que é apresentado no site, bem como a leitura dos outros aspectos enumerados:
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=13
(Acesso em 14/06/2010)
Apresente também as outras versões da história, as outras possibilidades de leitura da obra camoniana, dentre elas, a original:
http://lusitanapaixao.files.wordpress.com/2010/03/os-lusiadas.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
http://www.universohq.com/quadrinhos/2006/imagens/OsLusiadasCapa.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
Professor,
Pergunte aos alunos que forma literária seria a mais oportuna para a divulgação de "Os Lusíadas". Que tipo de suporte poderia ser utilizado?
Divida a turma em grupos e peça para que os alunos elejam uma forma de expressão, escolham um trecho ou um Canto que julgarem o mais importante, para fazerem uma adaptação.
Professor,
Utilize esse momento para a divulgação dos trabalhos feitos no final da aula anterior.
Promova, antes, uma troca dos trabalhos entre os grupos para uma revisão textual. Após os grupos apontarem as alterações a serem feitas e depois de sua correção, deixe que os autores de cada trabalho façam a retextualização.
Registre as apresentações dos trabalhos. É importante colocar em destaque na sala de aula, os trabalhos dos alunos. Faça uma exposição no próprio mural da sala.
Professor,
Pergunte aos alunos se eles conhecem um jogo de estratégia chamado "WAR", que foi inicialmente comercializado na década de 80, do Século XX.
http://blogdabruna.files.wordpress.com/2009/11/imagem-05-war1.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
http://leonardowagner.files.wordpress.com/2009/12/war1.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
Quem não o conhece ainda, mostre imagens dele ou se tiver, apresente o jogo para os alunos. Para relembrarem ou se familiarizarem, seria interessante que se fizesse um momento lúdico em sala com os alunos. Distribua para a turma cópias das regras do jogo original ou projete-as em data-show ou retroprojetor.
Para ter as regras do jogo e outras informações sobre o jogo, acesse e utilize as ferramentas que o próprio site indica. Antes, faça o seu cadastro. É interessante fazê-lo, pois se trata de um site que contem inúmeros jogos de todo o mundo:
http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/war/arquivos
(Acesso em 12/06/2010)
Mais uma vez, professor, seria interesante que convidasse os(as) colegas da área de História e de Geografia para melhor explicarem o mapa do jogo, os países que existiam antes da última divisão territorial, o contexto histórico que o jogo foi criado - época do Imperialismo norte-americano e da Guerra Fria.
Após as explicações e do momento lúdico com o jogo, projete o mapa da viagem de Vasco da Gama no data show ou com o auxílio do retroprojetor. Peça para os alunos observarem o percurso percorrido, os lugares que os portugueses "pararam", fazendo referências, é claro, à obra de Camões.
Não se esqueça de observar a data de início e de término da viagem, verificar as distâncias percorridas, os locais, relacionando com o que foi lido na obra de Camões.
http://www.portaldoastronomo.org/images/autotemas/tema_129_1157376928_3052444.jpg
(Acesso em 12/06/2010)
Desafie seus alunos a criarem um jogo de estratégia, nos moldes do jogo WAR apresentado anteriormente, enfatizando a viagem de Vasco da Gama, os episódios mais importantes mencionados em "Os Lusíadas", tais como:
Os alunos podem ser divididos em grupos. Assim, a escola poderá ter mais de um exemplar do jogo.
Não se esqueça de criar uma logomarca com o nome do jogo. Podem ser de formas variadas, com o mesmo nome. Lembre-se de fazer também a embalagem para guardá-lo.
Na aula encontrada no http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217 [Acesso em 13/12/2009] você encontrará dicas de como trabalhar a logomarca, a criação da embalagem em uma parceria com o(a) professor(a) de Artes da sua escola. Convide- o(a) para auxiliar os alunos nessa atividade.
Os "exércitos", peças fundamentais do jogo, podem ser inspirados na obra camoniana: cristãos, mouros, portugueses, africanos, indianos, deuses, ninfas, marinheiros.
As regras do jogo original do WAR podem servir como base do novo jogo a ser criado. A elaboração delas pode ser feita coletivamente. Nesse momento, professor, observe se os alunos utilizam adequadamente os tempos verbais e o modo imperativo necessário nesse tipo de texto injuntivo-instrucional. Além disso, é importante que os alunos elaborem de forma simples e clara, as regras do novo jogo. Leve seus alunos ao Laboratório de Informática, para que digitem o manual de instruções, já revisado anteriormente.
Quanto ao tabuleiro e às peças, peça a ajuda de um(a) colega da área de Artes. Como sugestão, estimule os alunos a utilizarem materiais recicláveis, enfatizando a valorização do meio ambiente. Se preciso for, peça orientações do(a) colega da área de Geografia ou até mesmo de Matemática em relação às escalas, como calculá-las no desenho do mapa do tabuleiro.
Professor,
Convide outra(s) turma(s) para conhecerem o jogo criado pela turma. Peça para que os alunos que o criaram, verifiquem se ainda há algum problema no entendimento do texto instrucional, com a execução das regras.
Peça para que seus alunos façam um relato da história que inspirou a criação do jogo: "Os Lusíadas". É uma forma de divulgar a obra e, quem sabe, estimular outros leitores a conhecerem melhor o livro.
Ao mesmo tempo que ocorrer a brincadeira, faça uma exposição de todos os registros referentes a esse trabalho. Será importante os visitantes visualizarem todas as atividades desenvolvidas.
Estimule seus alunos a doarem os exemplares dos jogos para a escola. Assim, outros alunos e integrantes da comunidade escolar poderão ter acesso a eles.
Sugestões de sites que enriquecerão suas aulas referentes a essa proposta:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217 (Acesso em 13/12/2009) - Uma aula sobre a criação de jogos e que traz contribuições para a elaboração do texto injuntivo-instrucional do jogo criado em sala de aula.
http://lusiadas.gertrudes.com/index.html (Acesso em 12/06/2010) - Os Lusíadas de Camões
http://fredbar.sites.uol.com.br/camonar.html (Acesso em 14/06/2010) - Estudo sobre a obra Os Lusíadas de Camões
Professor,
Compare as relações feitas pelos alunos entre as regras do jogo original e a produção escrita do novo jogo. Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto. Discuta, com os grupos, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.
Individualmente, peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos?
Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles? Verifique a objetividade e a clareza dos textos narrativos dos cantos selecionados da obra camoniana. Analise se o texto final apresentou as características desse tipo textual. Faça a discussão nos grupos do que poderia ser alterado, para que o texto atendesse à proposta originalmente sugerida.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/07/2011
Cinco estrelasAdorei , muito criativo e interessante pata os alunos. bjs simone