Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O QUE É GEOGRAFIA?

 

04/08/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Resgatar os conhecimentos prévios sobre Geografia.

-Ler e localizar informações no texto.

-Ampliar e enriquecer o vocabulário.  

-Elaborar o conceito de Geografia.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para introduzir o conceito de Geografia com crianças do Ensino Fundamental Inicial ou com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)-1º ciclo, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, porém é importante resgatar o que eles entendem por Geografia. A diferença entre as crianças e os jovens e adultos está no conhecimento de mundo. Com certeza os jovens e adultos trarão para sala seus conhecimentos acumulados ao longo de sua vida, com isso poderão ter alguns (pré) conceitos e hipóteses que se aproximam ou que se distanciam do conhecimento científico, portanto sua mediação é fundamental para construir ou (re) construir estes conceitos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula está estruturada em 3 atividades, sabemos que cada turma  tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Veja como a aula está estruturada:

 -Resgatando conhecimentos.

- Levantando hipóteses.

- Observação.

- Desenho.

- Mural.   

Você vai precisar de:

- Caderno para o registro das atividades.

 - Folha de papel em branco.

- Lápis preto e lápis de cor.

 - Papel e cola para o painel.   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:

-Alguém sabe o que é Geografia?

-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?

Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.

Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:  

 Ficha 1

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.   

PESQUISANDO NO DICIONÁRIO:

Professor, solicite que procurem no dicionário o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar  na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.

 Ficha 2

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:

Você gosta da Geografia?

Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.                 

Veja; você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive.                 

A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.                 

Para estudar GEOGRAFIA é necessário:

  • Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;
  • Destacar a informação básica, ou seja, a idéia central contida no texto;
  • Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;
  • Selecionar os dados do texto que interessam aos objetivos propostos;
  • Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;
  • Trocar idéias com os colegas e professores;
  • Concluir sobre a questão em estudo;
  • Desenvolver o senso crítico e criativo

.Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU –

Faça uma ilustração do Texto

EXPLORANDO O TEXTO

Professor, solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.

Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.   

TAREFA DE CASA

Professor, solicite ao aluno que:

  1. - De uma janela de sua casa, observe a paisagem que vê.
  2. - Faça um desenho com um colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e a data da atividade.   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONFECCIONANDO O MURAL 

Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.

CONFRONTANDO AS HIPÓTESES

 Professor, agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.

Recursos Complementares

No sítio  http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm encontramos o seguinte conceito: Geografia é a um ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geografico que corresponde ao palco das realizações humanas  

http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm

  

Avaliação

Professor, no decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.

Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre em seu caderno de plano ou de relatórios os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 19 classificações

  • Cinco estrelas 13/19 - 68.42%
  • Quatro estrelas 6/19 - 31.58%
  • Três estrelas 0/19 - 0%
  • Duas estrelas 0/19 - 0%
  • Uma estrela 0/19 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Prof, Maia, Departamento de Ensino Municipal de Mongaguá , São Paulo - disse:
    maiatrans@uol.com.br

    09/07/2014

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada, servindo de balizamento para os Professores recém formados e mesmo aos mais experientes, pois o saber somente ira somar e enriquecer os nossos conhecimentos, Parabéns.


  • Tamires, UESB , Bahia - disse:
    tamissouza@outlook.com

    02/04/2014

    Quatro estrelas

    É uma ótima ideia. Parabéns!


  • Geralda Galdino, EEEFM Francisco Augusto Campos , Paraíba - disse:
    geralda_gs@hotmail.com

    07/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom este Plano de Aula. Parabéns!


  • Elenise Tavares Pereira, Escola Estadual Dona Mariana Solis Rosa , Minas Gerais - disse:
    elenisetavares@hotmail.com

    04/02/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula,gostei!!!! Parabéns!!


  • Márcia Perpétua Aaraujo, E.E.Joaquim Andrade Meirelles , São Paulo - disse:
    marciaajob855@gmail.com

    02/02/2014

    Cinco estrelas

    Estava preocupada o que vou trabalhar nesse nesses primeiros dias e entrei no portal e encontrei, a aula de fácil entendimento para os alunos. Agradeço o carinho. E.E.Joaquim Andrade Meirelles- São José dos Campos SP


  • claudiomi raulino, Escola de Educação Básica Wanderley Júnior , Santa Catarina - disse:
    claudiomi-prime@hotmail.com

    19/08/2013

    Quatro estrelas

    Bem resumida e objetiva,gostei.


  • janete, EJA ESTADO DE SC , Santa Catarina - disse:
    janete_44@hotmail.com

    09/08/2013

    Quatro estrelas

    otima aula,me ajudou bastante.


  • ana lucia pereira duarte, EB MUN JOSE AMARO CORDEIRO , Santa Catarina - disse:
    anaalupd@gmail.com

    04/07/2013

    Quatro estrelas

    Sua aula foi muito importante no sentido de auxiliar-me em minhas atividades.


  • Maria sousa, Escola Antonio C. Magalhaes , Bahia - disse:
    mariajulianachaves@yahoo.com.br

    11/03/2013

    Quatro estrelas

    Ótima aula para ser usada também na EJA, pois enriquece a sistematização do conhecimento acerca da Geografia.


  • Ilson Martins Leite, UEMS Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul , Mato Grosso do Sul - disse:
    leite12345@bol.com.br

    11/03/2013

    Cinco estrelas

    Um conteúdo bem planejado e muito bém distribuido parabéns ao Portal, tem me ajudado muito! Leite ( Acadêmico do 3º ano de Geografia UEMS-MS)


  • Delfino Germano de Araújo, DRE - Arraias-TO , Tocantins - disse:
    dg0284101@gmail.com

    07/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas, as mesmas estão excelente para iniciar um trabalho de geografia com alunos do 6º ano, ou até mesmo das séries seguintes que ainda não tem claro o que é geografia


  • lourdes batista da silva teixeira, Secretaria Municipal de Educação de CAMPESTRE DE GOIAS , Goiás - disse:
    lourdesbst@hotmail.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, pois resgata o hisórico geográfico. Parabéns.


  • Ruth Freitas Marques, EMEF José Paim de Oliveira , Rio Grande do Sul - disse:
    ruth.f.m@hotmail.com

    13/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula. Bem interessante e dinâmica para dar início às atividades do 6º ano. Abraços.


  • Mônica Cristina Medeiros, Escola Municipal Jaime Ferreira , Paraíba - disse:
    monica10junco@hotmail.com

    24/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Estava procurando uma aula para o 1º dia e essa é maravilhosa! Agradeço ao Portal do Professor por nos propocionar essa troca de saberes.


  • T.C. de Santana, E.R.R , Pernambuco - disse:
    t.atisantana@hotmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante,gostei bastante.


  • celeste pedreira, Escola Municipal Mario CasaSanta , Rio de Janeiro - disse:
    celpedreira@oi.com.br

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando com o "Projeto Ponto de Partida" da Rede Municipal do RJ e embora seja professora de Língua Portuguesa, serei obrigada a ensinar todas as matérias e nem posso usar os cadernos que a SME envia. O Portal caiu do céu. EXCELENTE AULA DE GEOGRAFIA! PARABÉNS! ADOREI Mil beijos


  • Talitha, CEF 04 , Distrito Federal - disse:
    talithadf@yahoo.com.br

    27/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito, bom! Fica claro e objetivo, de fácil compreensão para os alunos!


  • Viviane Moro, Colégio Dom Bosco , Paraná - disse:
    viviamoro@gmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhosa! Estava procurando ideias para trabalhar no 1º dia de aula com o 6º ano, a vou aproveitar essa maravilhosa aula!!


  • dalva, colegio tiradentes , Paraná - disse:
    davafrancielle@hotmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.