04/08/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
-Resgatar os conhecimentos prévios sobre Geografia.
-Ler e localizar informações no texto.
-Ampliar e enriquecer o vocabulário.
-Elaborar o conceito de Geografia.
Professor, para introduzir o conceito de Geografia com crianças do Ensino Fundamental Inicial ou com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)-1º ciclo, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, porém é importante resgatar o que eles entendem por Geografia. A diferença entre as crianças e os jovens e adultos está no conhecimento de mundo. Com certeza os jovens e adultos trarão para sala seus conhecimentos acumulados ao longo de sua vida, com isso poderão ter alguns (pré) conceitos e hipóteses que se aproximam ou que se distanciam do conhecimento científico, portanto sua mediação é fundamental para construir ou (re) construir estes conceitos.
Professor, esta aula está estruturada em 3 atividades, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.
Veja como a aula está estruturada:
-Resgatando conhecimentos.
- Levantando hipóteses.
- Observação.
- Desenho.
- Mural.
Você vai precisar de:
- Caderno para o registro das atividades.
- Folha de papel em branco.
- Lápis preto e lápis de cor.
- Papel e cola para o painel.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:
-Alguém sabe o que é Geografia?
-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?
Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.
Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:
Ficha 1
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.
PESQUISANDO NO DICIONÁRIO:
Professor, solicite que procurem no dicionário o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.
Ficha 2
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa"
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:
Você gosta da Geografia?
Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome. Veja; você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive. A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros. Para estudar GEOGRAFIA é necessário:
.Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU – |
Faça uma ilustração do Texto
|
EXPLORANDO O TEXTO
Professor, solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.
Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.
TAREFA DE CASA
Professor, solicite ao aluno que:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO O MURAL
Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.
CONFRONTANDO AS HIPÓTESES
Professor, agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.
No sítio http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm encontramos o seguinte conceito: Geografia é a um ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geografico que corresponde ao palco das realizações humanas
http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm
Professor, no decorrer das atividades observe se os alunos conseguiram avançar em suas hipóteses sobre o conceito de GEOGRAFIA, para isso verifique as suas hipóteses e o conceito elaborado por eles posteriormente.
Verifique também se já conseguem localizar informações no texto. Registre em seu caderno de plano ou de relatórios os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos para que você possa retomar em outras atividades. O trabalho com a leitura e a escrita deve permear todos os conteúdos.
Quatro estrelas 20 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/01/2015
Cinco estrelasExcelente.Parabéns!
09/07/2014
Cinco estrelasAula muito bem elaborada, servindo de balizamento para os Professores recém formados e mesmo aos mais experientes, pois o saber somente ira somar e enriquecer os nossos conhecimentos, Parabéns.
02/04/2014
Quatro estrelasÉ uma ótima ideia. Parabéns!
07/02/2014
Cinco estrelasMuito bom este Plano de Aula. Parabéns!
04/02/2014
Cinco estrelasÓtima aula,gostei!!!! Parabéns!!
02/02/2014
Cinco estrelasEstava preocupada o que vou trabalhar nesse nesses primeiros dias e entrei no portal e encontrei, a aula de fácil entendimento para os alunos. Agradeço o carinho. E.E.Joaquim Andrade Meirelles- São José dos Campos SP
19/08/2013
Quatro estrelasBem resumida e objetiva,gostei.
09/08/2013
Quatro estrelasotima aula,me ajudou bastante.
04/07/2013
Quatro estrelasSua aula foi muito importante no sentido de auxiliar-me em minhas atividades.
11/03/2013
Quatro estrelasÓtima aula para ser usada também na EJA, pois enriquece a sistematização do conhecimento acerca da Geografia.
11/03/2013
Cinco estrelasUm conteúdo bem planejado e muito bém distribuido parabéns ao Portal, tem me ajudado muito! Leite ( Acadêmico do 3º ano de Geografia UEMS-MS)
07/02/2013
Cinco estrelasAdorei as aulas, as mesmas estão excelente para iniciar um trabalho de geografia com alunos do 6º ano, ou até mesmo das séries seguintes que ainda não tem claro o que é geografia
23/04/2012
Cinco estrelasMuito bom, pois resgata o hisórico geográfico. Parabéns.
13/03/2012
Quatro estrelasGostei muito desta aula. Bem interessante e dinâmica para dar início às atividades do 6º ano. Abraços.
24/02/2012
Cinco estrelasParabéns!!! Estava procurando uma aula para o 1º dia e essa é maravilhosa! Agradeço ao Portal do Professor por nos propocionar essa troca de saberes.
07/02/2012
Cinco estrelasMuito interessante,gostei bastante.
25/04/2011
Cinco estrelasEstou trabalhando com o "Projeto Ponto de Partida" da Rede Municipal do RJ e embora seja professora de Língua Portuguesa, serei obrigada a ensinar todas as matérias e nem posso usar os cadernos que a SME envia. O Portal caiu do céu. EXCELENTE AULA DE GEOGRAFIA! PARABÉNS! ADOREI Mil beijos
27/02/2011
Cinco estrelasMuito, bom! Fica claro e objetivo, de fácil compreensão para os alunos!
07/02/2011
Cinco estrelasMaravilhosa! Estava procurando ideias para trabalhar no 1º dia de aula com o 6º ano, a vou aproveitar essa maravilhosa aula!!
06/02/2011
Cinco estrelasmuito bom