Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A casa como abrigo

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doesche, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de se ter uma casa para morar, de forma que valorizem as suas da maneira como são.

Os alunos poderão conhecer diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato textos, imagens e música.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Para dar início às aulas, o professor deverá mostrar aos alunos a letra da música “A casa” (Fig.1), que fará com que os alunos reflitam sobre a importância que todo ser humano tem de possuir uma casa para se abrigar, desde quando ainda estavam na barriga de suas mães...   

Observação: O professor poderá mostrar aos alunos o vídeo com a interpretação da música, por meio do link abaixo. Para isso, poderá salvar o vídeo em DVD e transmiti-lo em aparelho próprio. O vídeo tem a duração de dois minutos e quarenta e três segundos.   

Link com a letra e vídeo da música: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/ 

Figura 1 – Imagem da letra e vídeo da música

Disponível em: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/  Acesso em: 31. Maio. 2010.    

Após ouvirem a música e ou lerem a letra desta, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

- Vocês já conheciam esta música? Gostaram dela?

- Que casa será essa que não tinha teto, não tinha nada?

- Como assim ninguém podia entrar nela porque não tinha chão?

- Onde será que fica a Rua dos Bobos, número 0?

- Qual será que foi nossa primeira moradia? Quem se lembra dela?

- Estou falando de quando morávamos na barriga de nossa mãe!

- Mas, quem pensou em outra coisa? Compartilhe conosco!   

Observação: À medida que o professor faz uma pergunta (das elencadas acima), deve deixar um tempo para que os alunos dêem suas respostas, antes de fazer a próxima!  

 O professor poderá levar os alunos à possível interpretação de que a letra da música se refere à barriga de uma mulher grávida, uma vez que lá é a moradia de um (ou mais) bebê (s), e que não há como ninguém entrar nela, além do bebê que lá está...

Neste momento, o professor deverá dizer que “Casa como Abrigo” é o tema destas aulas!     

Atividade 1   

Dando continuidade a aula, o professor, com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, deverá fazer as seguintes perguntas:                   

 - Por que é importante ter uma casa para morar?

- Quando está chovendo procuramos o quê? Um teto - sim ou não?

- Uma casa nos protege? Do quê?   

- E os animais, eles têm uma moradia?

- Qual a casa dos pássaros?

-E quando está frio ou muito sol nós e também os animais procuramos o que para nos proteger?

- É possível que um animal feroz entre em nossa casa? Por quê?

 A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc.

Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo.   Para tanto, o professor deverá providenciar dicionários aos alunos, ou levá-los ao laboratório de informática da escola para que acessem dicionários online.

 De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra abrigo significa:

1 Tudo que serve para abrigar das intempéries: "Na hora quente do dia, o sol cintilava na clareira do abrigo, os animais se juntavam debaixo das árvores" (Amadeu de Queirós).

2 Cobertura, galpão, telheiro.

3 Algo que oferece proteção ou refúgio contra exposição, dano físico, ataque, observação, perigo etc.

 4 Enseada.

5 Guarida.

6 Proteção.

 7 Mil Construção à prova de projéteis e bombas. A. antiaéreo: estrutura subterrânea, construída especialmente para proteger pessoas contra ataques aéreos. A. de menores: internato para educação e reeducação de crianças ou jovens abandonados. A. público: abrigo contra o sol e a chuva, nos pontos de espera de veículos coletivos, em grandes cidades. Ao abrigo de: protegido de.  

 Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=abrigo  

Acesso em: 31. Maio. 2010.   

Dica: Ainda, por meio de pesquisas no dicionário, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas.

O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles achavam antes (conhecimento prévio) mudou...

Após essa discussão, os alunos serão convidados a se dividirem em duplas para desenvolver as próximas atividades no Laboratório de Informática.       

Atividade 2   

Estando divididos em duplas e no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que cada dupla faça a pesquisa de um tema relacionado a constituição física dos  tipos de casas existentes. Os tipos de casa (Fig. 2) a serem pesquisadas são:

Figura 2 – Imagem de diferentes tipos de casas

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_f_J9AdT-i9U/SIfKqHIavXI/AAAAAAAAA4k/SK6Hdn_CgoM/s400/VOCABULARIO.JPG  

Acesso em: 31. Maio. 2010.   

- Oca;

- Iglu;

- Palafitas ou Casa Flutuante;

- Casa de Sapê;

- Casas de madeira;

- Casas de Alvenaria;

- Palácios;                                                                     

 - Casa dos moradores de rua;

- Abrigos.   

O professor poderá pedir que duas (2) duplas façam a pesquisa de um mesmo tema, para que, em outro momento, possam se juntar para trocar as informações pesquisadas.   

Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa:   

 http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm (Fig.3)   

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu   

http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/arquitetura/4294-casas-flutuantes-podem-ser-solucao-para-zonas-alagadas     

http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape     

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orfanato    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Asilo    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita   

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_favelas_do_Brasil      

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/apesar-de-bloqueios-moradores-de-rua-ocupam-viadutos-da-bandeirantes.html       

Figura 3 – Imagem do site “Sua Pesquisa.com”     

Importante: Sugerimos que o professor apresente outras fontes de pesquisa aos alunos, tais como: jornais, revistas, Atlas, entre outra. Isto é importante para que a pesquisa possa ser enriquecida com informações de fontes variadas.   

As duas (ou mais) duplas que fizeram a pesquisa sobre o mesmo tipo de moradia poderão, nesse momento, se reunir para que possam conversar sobre o resultado de suas pesquisas, suas impressões acerca destas, bem como para compartilhar o que mais lhes chamaram a atenção.

Esse é um momento importante de diálogo entre os alunos, de troca de experiências e de discussão sobre os resultados das pesquisas! Dessa maneira, a oralidade também está sendo trabalhada.   

Para isto, sugerimos algumas perguntas norteadoras, que o professor poderá fazer às duplas:   

- O que mais chamou atenção ao fazer a pesquisa?

- Vocês já conheciam o tipo de moradia que pesquisaram?

- O que esse tipo de moradia tem de diferente da sua casa?

- Vocês perceberam o quanto é importante ter uma casa para morar? Independente de como ela seja (grande, pequena, bonita...), pois a casa serve de abrigo, serve para nos proteger!    

Após essa reflexão, os alunos deverão permanecer em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), para fazer a próxima atividade que trabalhará com a escrita de textos.    

 Atividade 3  

 Nesse momento, com o objetivo de finalizar as aulas, cada grupo, deverá elaborar um texto informativo sobre o tema das aulas (Fig. 4), enfocando o tipo de moradia que pesquisou na atividade anterior.

O texto deverá conter as seguintes informações:

- Qual é a importância de ter uma casa?

- Quais foram os tipos de moradia que você conheceu? Fale sobre elas.

- O que mais chamou sua atenção?   

Esse é um momento importante que os alunos terão para refletir sobre tudo o que aprenderam nas aulas, além de trabalhar com a língua escrita - competência muito relevante que deve ser trabalhada nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Figura 4 – Imagem de um aluno escrevendo

Disponível em: http://erasmobraga.limnos.uni5.net/midia/87/87/4a788d09dd250-aluno-escrevendo.jpg  

Acesso em: 31. Maio. 2010.   

Sugerimos que os textos, após a correção do professor, sejam trocados com o de outro grupo. Assim, os alunos se sentirão valorizados ao ver que seus textos estão sendo lidos por outras pessoas, além do professor.

Recursos Complementares
  • Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar a aula: “Minha casa meu lar” publicada no site Portal do Professor.

 Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4859    

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);

- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Isabel de Barros Testa, EMEMF.Mariana G. Dias , São Paulo - disse:
    mbel_barros@hotmail.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei, estava procurando algo para entreter mais a aula que terei que dar amanhã e essa matéria é perfeita, vou utilizar. Obrigada


  • Viviane Dias, E.E. Regina B. Fornazier , Espírito Santo - disse:
    anjinhadiasdasilva@hotmail.com

    11/09/2010

    Quatro estrelas

    A aula na minha opinião, esta bem planejada, levando o desenvolvimento da aprendizagem em todos os aspectos, principalmente a pesquisa e depois compartilhar as informações, penso que é muito produtivo para o aluno.


  • VALERIA, Escola Municipal Geraldo Cruvinel Leão , Goiás - disse:
    valeriaacamargo@hotmail.com

    19/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula e produtiva, é interessante quando agente ve este tipo de aula ser postada, Aulas reais que não fogem da realidade da nossa clientela, no meu caso de ensino público, q ao meu ver esta deslanchando em todos os aspectos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.