Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha casa meu lar

 

17/08/2009

Autor e Coautor(es)
Elza Costa Porto de Oliveira
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM FREI EUCARIO SCHMITT

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares.

. Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.

.Valorizar a sua casa

.Produzir frases e textos

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos que os alunos possuem com relação à moradia, todas as pessoas tem casa para morar? Todas as casas são iguais, todas são construídas com os mesmos materiais? Por que todos precisam ter um lugar para morar?

Estratégias e recursos da aula

1º momento

Assistir á história dos Três porquinhos

Apresentar aos alunos a história dos três porquinhos no data show, e após assistirem o vídeo fazer alguns questionamentos, como era a casa dos porquinhos, quais materiais foram utilizados na construção dos mesmos? Qual era mais resistente? Vocês conhecem alguém que mora em casa de palha?  Após os questionamentos os alunos farão um desenho sobre a história escrevendo o nome dos materiais das quais as casas eram feitas.

2º momento

Pesquisa na internet

Fazer pesquisa na internet utilizando o Google( http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=) para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções.

3º momento

Registro da pesquisa

Após a pesquisa na internet os alunos farão desenhos dos diferentes  tipos de moradias observadas  para  fazerem uma exposição dos desenhos  na sala de aula. E posteriormente em grupo irão procurar gravuras em livros e revistas para montarem alguns painéis.

4º momento

Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes

 Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe? Pode existir CASA sem teto e sem parede? Imagine como seria esta casa e faça um desenho para representá-la.

Depois solicitar aos alunos que escreva um pequeno texto contando, Como é a sua casa? (grande/ pequena), De que material ela foi construída (tijolo/madeira/lona), você gosta de morar nela? Por quê?

5º momento

Após terem feito a produção de texto, os alunos deverão fazer um desenho no paint sobre a sua casa e escrever uma frase sobre ela, depois será tudo impresso e compartilhado com os colegas.

Recursos educacionais adicionados na aula:

Nome: Os três Porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&feature=related         Tipo: Vídeo

Nome: A Casa                             Tipo: Áudio -             Coleção Arca de Noé

Recursos Complementares
  • Aparelho de som e cd
  • Computadores com Internet:
Avaliação

Observar se no final da aula os alunos são capazes de reconher os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria , arte infantil , Paraíba - disse:
    maria.educ@hotmail.com

    08/03/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito das suas dicas estava procurando algo que me desse uma luz para trabalhar este tema com a minha turma parabéns


  • Alcinéia de souza, Escola E.M.E.F-São Marcos , Espírito Santo - disse:
    neiasouza_pedago@hotmaiy.com

    22/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente sea aula, vou até utilizar com meus alunos do 1º ano, muito bom suas sugestoes para trabalhar casa e moradia.


  • neide figueiredo de souza, EM SÓCRATES CÂMARA , Mato Grosso do Sul - disse:
    neide.fig@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Elza! Sua aula é bacana, pena que na minha escola não temos Internet para enriquecer como você propôs.


  • gi, Bahamas - disse:
    kaka@hotnmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Edenilce Rodrigues da Silva Luna, Escola Municipal Profª Avani Cargnelutti Fehlauer , Mato Grosso do Sul - disse:
    ersluna@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei de sua aula muito criativa, e para os alunos das séries iniciais o ensino da história dessa forma é atraente. Parabéns, continue colaborando. Abraços


  • helena A. Paulino Viana, E E Gustavo Rodrigues da Silva. Paranaíba-MS , Mato Grosso - disse:
    helena_pba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta aula! Irei praticá-la com meus alunos, pois tenho certeza que também irão gostar. Além disso aprenderão muito com esta aula.Sua metodologia é ótima. Parabéns.


  • Dilene Dutra Paulon, EM FREI EUCÁRIO SCHMITT , Mato Grosso do Sul - disse:
    dilene10@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima aula , os alunos intergiram com a aula constatemente .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.