17/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
.Reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares.
. Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.
.Valorizar a sua casa
.Produzir frases e textos
Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos que os alunos possuem com relação à moradia, todas as pessoas tem casa para morar? Todas as casas são iguais, todas são construídas com os mesmos materiais? Por que todos precisam ter um lugar para morar?
1º momento
Assistir á história dos Três porquinhos
Apresentar aos alunos a história dos três porquinhos no data show, e após assistirem o vídeo fazer alguns questionamentos, como era a casa dos porquinhos, quais materiais foram utilizados na construção dos mesmos? Qual era mais resistente? Vocês conhecem alguém que mora em casa de palha? Após os questionamentos os alunos farão um desenho sobre a história escrevendo o nome dos materiais das quais as casas eram feitas.
2º momento
Pesquisa na internet
Fazer pesquisa na internet utilizando o Google( http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=) para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções.
3º momento
Registro da pesquisa
Após a pesquisa na internet os alunos farão desenhos dos diferentes tipos de moradias observadas para fazerem uma exposição dos desenhos na sala de aula. E posteriormente em grupo irão procurar gravuras em livros e revistas para montarem alguns painéis.
4º momento
Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes
Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe? Pode existir CASA sem teto e sem parede? Imagine como seria esta casa e faça um desenho para representá-la.
Depois solicitar aos alunos que escreva um pequeno texto contando, Como é a sua casa? (grande/ pequena), De que material ela foi construída (tijolo/madeira/lona), você gosta de morar nela? Por quê?
5º momento
Após terem feito a produção de texto, os alunos deverão fazer um desenho no paint sobre a sua casa e escrever uma frase sobre ela, depois será tudo impresso e compartilhado com os colegas.
Recursos educacionais adicionados na aula:
Nome: Os três Porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&feature=related Tipo: Vídeo
Nome: A Casa Tipo: Áudio - Coleção Arca de Noé
Observar se no final da aula os alunos são capazes de reconher os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/03/2011
Cinco estrelasgostei muito das suas dicas estava procurando algo que me desse uma luz para trabalhar este tema com a minha turma parabéns
22/05/2010
Cinco estrelasAchei excelente sea aula, vou até utilizar com meus alunos do 1º ano, muito bom suas sugestoes para trabalhar casa e moradia.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Elza! Sua aula é bacana, pena que na minha escola não temos Internet para enriquecer como você propôs.
24/03/2010
Cinco estrelaskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
24/03/2010
Quatro estrelasGostei de sua aula muito criativa, e para os alunos das séries iniciais o ensino da história dessa forma é atraente. Parabéns, continue colaborando. Abraços
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta aula! Irei praticá-la com meus alunos, pois tenho certeza que também irão gostar. Além disso aprenderão muito com esta aula.Sua metodologia é ótima. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasOtima aula , os alunos intergiram com a aula constatemente .