01/09/2010
Simone Alencastre e Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ter participado das aulas:
Festa Junina: Objeto de estudo;
Festa Junina: Conhecendo muito mais.
1ª Atividade:
Com objetivo de construir livro de receitas da Festa Junina reúnam a classe em círculo e faça uma leitura compartilhada do texto a ser baixado do seguinte link:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Informe-os que estão começando a elaboração de um livro de receitas da Festa Junina e o texto trouxe informações importantes tais como:
"(...)influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula".
Peça que encontre frase ditada e a marque no texto.
Promova uma conversa, apresentando imagens , buscando que eles se lembrem de pratos típicos da festa junina onde o aipim, milho, jenipapo e o leite de coco são parte dos ingredientes. Registre em um painel a lista de alimentos, resultante da conversa.
Sugestão de imagens:
2º Atividade:
Proponha que o próximo capítulo do Almanaque seja de receitas típicas de festa junina que tenham aipim, milho, jenipapo e leite de coco entre seus ingredientes. Destaque que as receitas sempre se apresentam de uma mesma forma, divididas em dois tópicos: "Ingredientes" e "Modo de Fazer", tratando-se de um texto instrucional.
Apresente um exemplo:
Revise as características e a função do texto instrucional . Que são textos que incitam a ação, impõe regras ou fornecem instrução e indicação para realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos. Solicite exemplos, além das receitas culinárias. Devem surgir exemplos como Instrução de uso, de montagem, Regras de utilização, Leis, Regras de trânsito, Guias, Obrigações a cumprir, Normas de conduta. Registre, através de texto coletivo, o resultado desse debate.
Promova uma busca pela escola, em duplas, a fim de obter exemplos concretos de textos instrucionais. A biblioteca , a secretaria e a própria caderneta escolar serão fontes de pesquisa. Quando os alunos retornarem com os exemplos obtidos, analise cada um, buscando qual a ação, regra ou indicação de trabalho .
Solicite que cada aluno, em casa, pesquise entre os familiares uma receita e anote, respeitando as caracaterísticas do texto instrucional.
3º Atividade:
Organize os alunos em roda e solicite a leitura da receita pesquisada. Combine as atribuições dos alunos enquanto ouvintes:
- observar se o texto lido está claro e se permite a execução das instruções;
- se possui, entre os ingredientes, àqueles que a turma definiu como característicos da festa junina: aipim, milho, jenipapo e leite de coco.
Auxilie o aluno leitor a fazer as adaptações sugeridas pela turma. Também reflita com a turma, levando-os a perceber a diferença entre os modos de falar e os modos de escrever.
4º Atividade:
Informe-os que é muito comum no mundo editorial a revisão de texto escrito com alguém por outra pessoa, porque o olhar distanciado dessa pessoa consegue " enxergar" erros que o autor, por estar envolvido com o texto com consegue ver . Essa função tem nome: Revisor ou Copy-Desk.
Solicite que autor da receita escolha um amigo para fazer a revisão do texto. Combine regras para essa revisão, tais como: fazê-la lápis, em caso de acentuação gráfica e/ou marcar com um traço, também a lápis, o trecho da palavra grafada errada. Enfatize que o papel do revisor é colaborativo e não punitiva. Circule pela turma para tirar dúvidas.
Exemplo de texto com erros:
Ao final da revisão, peça que o revisor apresente suas observações ao autor, cabendo ao segundo acatar ou não, desde que justifique, baseado na gramática,o porquê do não aceite às observações. O professor é última instância.
Todos os casos polêmicos devem ser aproveitados para uma análise coletiva. Apresente na lousa a escrita original do autor e a observação do revisor . Permita que ambos exponham seus pontos de vista, ouça a turma e intervenha relembrando a regra gramatical, apresentando outros exemplos . Sistematize na lousa de forma a permitir o registro no caderno dos alunos.
5º Atividade:
Solicite que cada aluno copie e ilustre sua receita , com muita atenção e capricho, porque será desta forma que ele estará nolivro de receitas. Circule pela sala, orientando, sugerindo e auxiliando na execução do trabalho.
Junte o material,elabore coletivamente um bonita capa, encaderne e faça cópia para cada integrante da sala.
Sugestão de capa:
Para estudos do professor:
http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf
http://www.fe.unb.br/revistadepedagogia/numeros/06/notas/nota02.pdf
A avaliação deverá feita durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades e no debates, assim coomo as análises gramaticais. Também deverá ser ponto de avaliação as atitudes e disposições favoráveis à produção e as relações éticas e afetivas que permearam todas as atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
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08/07/2013
Cinco estrelasADOREI ESA AULA! PARABÉNS
17/09/2010
Cinco estrelasÉ uma pena que só agora eu vi esta aula aqui. Ela está excelente e deve ter sido elaborada e publicada por uma excelente professora. Farei uso com toda certeza!