Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Textos Instrucionais: Livro de Receitas da Festa Junina

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre e Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • ·  Ler  textos instrucionais; ·      
  •    Estabelecer relação  entre as partes lidas nos textos instrucionais; ·   
  •    Desenvolver o uso das estratégias de leitura  (seleção ,  antecipação, inferência e verificação); ·
  •    Verificar o textos, em  atividade de revisão,   na perspectiva de analista do texto para melhorá-lo ( modificar, substituir, suprimir).
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter participado das aulas:

Festa Junina: Objeto de estudo;

Festa Junina: Conhecendo muito mais.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Com objetivo de  construir livro de receitas  da Festa Junina reúnam a classe em círculo e faça uma leitura compartilhada do texto a ser baixado do seguinte link:

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm    

Informe-os que estão começando a elaboração de um livro de receitas da Festa Junina e o texto trouxe informações importantes tais como:

"(...)influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula".

Peça que encontre frase ditada e a marque no texto.

Promova uma conversa, apresentando imagens ,  buscando que eles se lembrem de pratos típicos da festa junina onde o aipim, milho, jenipapo e o leite de coco são parte dos ingredientes. Registre em um painel  a lista de alimentos, resultante da conversa.

Sugestão de imagens:

2º Atividade:

Proponha que o próximo capítulo do Almanaque seja de receitas típicas de festa junina que tenham  aipim, milho, jenipapo e leite de coco entre seus ingredientes. Destaque que as receitas sempre se apresentam  de uma mesma forma, divididas em dois tópicos: "Ingredientes" e  "Modo de Fazer", tratando-se de um texto instrucional.

 Apresente um exemplo:

Revise  as características  e a função do texto instrucional . Que são textos que incitam a ação, impõe regras ou fornecem instrução e indicação para realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos. Solicite exemplos, além das receitas culinárias.  Devem surgir exemplos como Instrução de uso, de montagem, Regras de utilização, Leis, Regras de trânsito, Guias, Obrigações a cumprir, Normas de conduta. Registre, através de texto coletivo, o resultado  desse debate.

Promova uma busca pela escola, em duplas, a fim de obter exemplos concretos de textos instrucionais. A biblioteca , a secretaria e a própria caderneta escolar serão fontes de pesquisa. Quando os alunos retornarem com os exemplos obtidos, analise cada um,  buscando qual a ação, regra ou indicação de trabalho .

Solicite que  cada aluno, em casa,  pesquise entre os familiares uma  receita e anote, respeitando as caracaterísticas do texto instrucional.

3º Atividade:

Organize os alunos em roda e solicite a leitura da  receita pesquisada. Combine as atribuições dos alunos  enquanto ouvintes:

- observar se o texto lido está claro e se permite a execução das instruções;

- se possui, entre os ingredientes, àqueles que a turma definiu como  característicos da festa junina: aipim, milho, jenipapo e leite de coco.

Auxilie o aluno leitor a fazer as adaptações sugeridas pela turma. Também reflita com a turma, levando-os a perceber a diferença entre os modos de falar e os modos de escrever.

4º Atividade:

Informe-os que é muito comum no mundo editorial a  revisão de texto escrito com alguém por outra pessoa, porque o olhar distanciado dessa pessoa consegue " enxergar" erros que o autor, por estar envolvido com o texto com consegue ver . Essa função tem nome: Revisor ou Copy-Desk.

Solicite que autor da receita escolha um amigo para fazer a revisão do texto. Combine regras para essa revisão, tais como: fazê-la lápis, em caso de acentuação gráfica e/ou marcar com um traço, também a lápis, o trecho da palavra grafada errada. Enfatize que o papel do revisor é colaborativo e não punitiva. Circule pela turma para tirar dúvidas.

Exemplo de texto com erros:

Ao final da revisão, peça que o revisor apresente suas observações ao autor, cabendo ao segundo acatar ou não, desde que justifique, baseado na gramática,o porquê do não aceite às  observações. O professor é  última instância.

Todos os casos  polêmicos devem  ser aproveitados para uma análise coletiva. Apresente na lousa a escrita original  do autor e  a observação do revisor . Permita que ambos exponham seus pontos de vista, ouça a turma e intervenha relembrando a regra gramatical, apresentando outros exemplos . Sistematize na lousa de forma a permitir o registro  no caderno dos alunos.

 5º Atividade:

Solicite que cada aluno copie e ilustre sua receita , com muita atenção e capricho, porque será desta forma que ele estará nolivro de receitas. Circule  pela sala, orientando, sugerindo e auxiliando na execução do trabalho.

Junte o material,elabore coletivamente um bonita capa, encaderne e faça cópia para cada integrante da sala.

Sugestão de capa:

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá feita durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades e no debates, assim coomo as análises gramaticais. Também deverá ser ponto de avaliação as atitudes e disposições favoráveis à produção e as relações éticas e afetivas que permearam todas as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cris, PETI , Minas Gerais - disse:
    cristinamaciel63@hotmail.com

    08/07/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI ESA AULA! PARABÉNS


  • Regina Coeli Moura de Macedo, COLEGIO PEDRO II -UNID SAO CRISTOVAO I , Rio de Janeiro - disse:
    regininhamacedo@uol.com.br

    17/09/2010

    Cinco estrelas

    É uma pena que só agora eu vi esta aula aqui. Ela está excelente e deve ter sido elaborada e publicada por uma excelente professora. Farei uso com toda certeza!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.