29/06/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo, Paloma Alinne Alves Rodrigues e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
* O conceito de Potencial Elétrico;
* Como as descargas elétricas ocorrem no nosso cotidiano;
* Aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Eletromagnetismo.
* Campo Elétrico.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática e a Sala de Vídeo.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que se organizem em grupos de até três (3) integrantes. Estando organizados na sala de aula, o professor deverá estimular a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado (Eletromagnetismo), questionando-os sobre o que é uma descarga elétrica (Fig. 1) entre dois pontos distintos.
Figura 1 – Descarga elétrica entre dos fios.
Imagem disponível em: http://www.kronjaeger.com/hv/hv/exp/jacob/pt1_l.jpg. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Neste momento, discuta com os alunos sobre os tipos de descarga elétrica são possíveis de serem formadas em pontos distintos - exemplos: entre dois fios, entre uma nuvem e uma árvore etc. Para isto, o professor poderá fazer perguntas aos alunos, como por exemplo, um raio vai de cima para baixo ou de baixo para cima?
Após isto, o professor deverá dizer que eles poderão compreender como ocorrem as descargas elétricas no decorrer das aulas.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, os alunos deverão estar na sala de computação (Laboratório de Informática), pois nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo uma das reportagens sugeridas abaixo (Figs. 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8).
Sugerimos que cada grupo trabalhe com uma reportagem distinta dos demais (grupos).
Figura 2 – Reportagem "Raios 'apagam' semáforos em Vitória".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raios-apagamsemaforos-em-vitoria.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 3 – Reportagem "Raio atinge casa e deixa dois feridos em Pernambuco".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raio-atinge-casa-e-deixa-dois-feridos.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 4 – Reportagem "Raio destrói antena da rádio Shalom e tira emissora do ar".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raio-destroi-antena-da-radio-shalom-e.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 5 – Reportagem "Condomínios cariocas não se protegem contra tempestades".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/condominios-cariocas-nao-se-protegem.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 6 – Reportagem "Galpão pega fogo após chuva com raios em SC".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/03/galpao-pega-fogo-apos-chuva-com-raios.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 7 – Reportagem "Raio atinge guarita de salva-vidas em praia do RS e fere duas pessoas".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/apagao-desta-semana-foi-causado-por.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 7 – Reportagem "'Apagão' desta semana foi causado por raios durante chuva forte".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/raio-atinge-guarita-de-salva-vidas-em.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 8 – Reportagem "Dois trabalhadores morrem atingidos por raio no interior de SP".
Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/dois-trabalhadores-morrem-atingidos-por.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos das matérias jornalísticas.
Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, de acordo com o roteiro postado abaixo.
Roteiro de Leitura e Discussão em Grupo:
Figura 9 – Imagem de um Raio.
Imagem disponível em: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/raios-mentiras-verdades-834.jpg. Acesso em: 01 Jun. 2010.
Após os grupos terem analisado e discutido as reportagens em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do roteiro de discussão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!
Na próxima atividade será relacionado a formação de raios com o Potencial Elétrico e o Campo Elétrico, dois conceitos importantíssimos no estudo do Eletromagnetismo.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que os alunos explorem o recurso "Campo Elétrico e Diferença de Potencial", postado abaixo, o qual possibilita o estudo dos conceitos do Eletromagnetismo. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).
Recurso: Campo Elétrico e Diferença de potencial
Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742
Observamos que, mesmo estando em grupos, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto.
Neste recurso, os alunos visualizarão a criação de um Campo Elétrico e a demonstração da diferença de Potencial Elétrico entre dois pontos (placas).
Inicialmente os alunos visualizarão uma tela de abertura (Fig. 10).
Figura 10 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Para iniciar a exploração do recurso, peça para que os alunos cliquem no ícone “Laboratório Virtual” (Fig. 11).
Figura 11 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Após eles selecionarem a opção “Laboratório Virtual”, aparecerá uma tela representando um experimento (Fig. 12), a qual pode ser alterado os dados pelo usuário.
Figura 12 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Sugerimos que, a partir desse ponto, o professor oriente os alunos com as seguintes recomendações:
Figura 13 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Figura 14 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Figura 15 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Figura 16 – Imagem do recurso “Campo Elétrico e Diferença de potencial”
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27742. Acesso em: 01 Jun. 2010
Com esta parte da atividade completada, deixe com que os alunos interajam com o recurso durante um determinado tempo, sugerimos que esta interação dure no máximo dez (10) minutos.
Para finalizar esta atividade, sugerimos a promoção de uma discussão com os alunos sobre os resultados dos experimentos realizados. Abaixo sugerimos algumas questões para nortear este momento.
Questões sugeridas:
Favoreça com que os alunos compreendam que quando obtemos uma diferença de Potencial Elétrico (dois pontos com capacidades elétricas diferentes) observamos a criação de uma descarga elétrica. O Raio, por exemplo, é uma descarga elétrica de grande intensidade, pois nas tempestades as nuvens acumulam gigantescas quantidades de carga elétrica e precisam descarregá-las em algum lugar. Assim, é possível observar que estas descargas elétricas ocorrem em pontos altos, pois é o lugar mais próximo a nuvem.
Atividade 3
Finalizando a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos dois vídeos de curta duração (sete minutos cada), conforme postados abaixo.
Link do Vídeo 1: “Eletricidade Potencia Elétrico - Parte 1” (Fig. 17) http://www.youtube.com/watch?v=A1xtg7hXwII&feature=related Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 17 – Imagem do vídeo “Eletricidade Potencia Elétrico - Parte 1”.
Link do Vídeo 2: “Eletricidade Potencia Elétrico - Parte 2” (Fig. 18) http://www.youtube.com/watch?v=IiLgTmutj-s&feature=related Acesso em: 01 Jun. 2010.
Figura 18 – Imagem do vídeo “Eletricidade Potencia Elétrico - Parte 2”.
Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentar este para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Nestes vídeos será demonstrado o conceito de Potencial Elétrico, além de relacionar este conceito com os da Energia e do Trabalho.
Após ser apresentado os vídeos, o professor deverá esclarecer as dúvidas que, por ventura, surjam, e pedir para que os grupos façam um relatório contento tudo o que foi aprendido nesta aula.
Este relatório deverá conter as seguintes informações:
Peça para que os grupos façam este relatório na sala de aula e entreguem na mesma aula.
Teoria e experimentos:
http://www.fisica.net/eletricidade/eletricidadenaatmosfera.php
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e avalie os relatórios entregue pelos grupos, devolvendo-os na próxima aula e discutindo com eles o conteúdo destes.
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