Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mata Ciliar

 

19/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O conceito “Mata Ciliar” e as conseqüência da ocupação da Mata Ciliar nas áreas urbanas.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO.
  • Professor(a), crie uma situação problema com os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:

     

  1. Qual é a causa das inundações nas áreas urbanas?
  2. O que deve ser feito para evitar esse tipo de problema?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO.
  • Professor (a), peça aos alunos para acessarem recurso digital com o texto e animações a serem utilizados na aula.

  • Oriente os alunos a ler o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliá-lo nas explicações.

  • Na segunda página, oriente os alunos a clicarem nas palavras “Mata Ciliar” e “Urbanizado” para acessar o texto explicativo desses termos. Ao clicar na palavra, abrirá uma caixa de diálogo com o respectivo texto que deve ser fechada no final da leitura. Na caixa de diálogo referente a palavra “urbanizado” utilize a barra de rolagem para ler todo o texto.

  • Após ler o texto que define o conceito de Mata Ciliar e o texto que explica o funcionamento da área da Mata Ciliar no ambiente urbano, oriente os alunos a assistir às animações e relacioná-las com o que foi lido.


Mata ciliar ou auxiliar?

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO.
  • Professor(a), depois que os alunos lerem o texto e assistirem às a n imações, orientar a discussão para as seguintes questões (peça que a turma vá anotando as respostas discutidas em sala):

  1. Na sua cidade ocorrem inundações?

  2. Análise a animação que retrata a inundação no ambiente com Mata Ciliar e identifique os elementos que compõem a paisagem;

  3. Análise a animação que retrata a inundação em ambiente urbanizado e identifique os elementos da paisagem;

  4. Veja as duas animações simultaneamente e verifique que na área urbanizada infiltra uma quantidade menor de água, por que isso ocorre?

  5. Nas duas áreas analisadas tem inundação, isso significa que tem algo de errado nas duas áreas? Justifique sua resposta.

  6. Por que as casas que estão na área urbanizada estão sendo inundadas?

  7. Com base no que foi visto, qual é a importância da Mata Ciliar?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mata ciliar ou auxiliar? Animação/simulação
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
O(a) professor(a) deverá disponibilizar aos alunos as perguntas itemizadas na sugestão de aula em um editor de texto ou em papel. O aluno será avaliado pelo que responder no questionário. Também poderá ser construído um relatório dissertativo com base nas anotações dos alunos, que poderá ser publicado em um fórum virtual de discussão. Esse fórum pode ser construído em sala de aula ou pode ser proposto como atividade para casa.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Ap. C.L. Violin, FRANCISCO SILVEIRA COELHO PROF , São Paulo - disse:
    mariaapnelson@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Gostaria de incentivar essa sugestão de aula, pois a devastação da mata ciliar é muito maior do que os indices divulgados. Minha escola é uma escola de um bairro proximo a zona rural, e gostaria de enfatizar a necessidade de pesquisa de campo, onde podemos observar muito além do contexto de sala de aula. Parabens!


  • LUISACARNAUBA, Escola Municipal Dr. Moacir Lopes Andrade , Alagoas - disse:
    tluisa@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interessante e sugestiva podendo ser adaptada a realidade tanto de professores quanto de alunos. Será o meu caso. Parabéns colega.


  • Maria Ap. C.L. Violin, FRANCISCO SILVEIRA COELHO PROF , São Paulo - disse:
    mariaapnelson@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Gostaria de incentivar essa sugestão de aula, pois a devastação da mata ciliar é muito maior do que os indices divulgados. Minha escola é uma escola de um bairro proximo a zona rural, e gostaria de enfatizar a necessidade de pesquisa de campo, onde podemos observar muito além do contexto de sala de aula. Parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.