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DINHEIRO: TODO MUNDO GOSTA MAS, DE ONDE VEM?

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca; Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar a origem do sistema monetário brasileiro;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa nas diversas fontes existentes: livros, periódicos mídias eletrônicas;
  • Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos;
  • Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo;
  • Ampliar vocabulário.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Objetos de baixo valor em quantidade suficiente para cada aluno da turma. 

Cópias ou originais das moedas e cédulas em utilização na economia brasileira no momento.

ESTRATÉGIAS:

PRIMEIRA ATIVIDADE: jogo da troca

Proponha para seus alunos uma atividade de troca.

Traga para sala vários objetos como doces, caixas vazias, enfeites de cabelo, miniaturas de bonecos e material escolar.

Escolha para essa atividade objetos de baixo valor, mas que possam despertar interesse nos alunos, alguns,  que o professor já sabe de antemão que todos irão desejar, como uma canetinha nova, um doce e outros de menos interesse, como uma folha ofício em branco que certamente será menos desejada.

Coloque os objetos em uma caixa e distribua de forma aleatória para os alunos.

Depois explique que a brincadeira é um troca-troca, onde todos deverão trocar seus objetos algumas vezes, sendo obrigatória a entrega do objeto para quem solicitou a troca.

Por exemplo: Na vez da criança X ela tem um lápis e pede para trocar com a criança Y por um doce. A criança Y não poderá negar a troca e na próxima rodada de trocas, na sua vez, tenta trocar o lápis que ficou por outro objeto que tenha mais interesse.

O professor deverá fixar o número de rodadas de trocas, para os alunos saberem quando será sua última troca e assim a mercadoria(objeto) que ficará em seu poder.

Depois da atividade realizada, converse com os alunos  sobre o que eles acharam da brincadeira.

Certamente, algumas crianças, vão reclamar das trocas.

Informe aos alunos que antes de surgir o dinheiro, o homem trocava suas mercadorias excedentes por outras, e que a troca ou escambo como era chamado caracterizava a forma de "compra".

SEGUNDA ATIVIDADE: informações

Convide seus alunos para assistirem os vídeos abaixo.  Caso sua escola tenha um projetor de imagens que possa ser conectado a um computador, seria uma ótima opção, mas caso não possua esse recurso, você poderá levar seus alunos para o laboratório de informática ou copiar os vídeos para DVD e passar em um aparelho comum.

http://www.youtube.com/watch?v=Ifp_fqTnJ20

 http://www.youtube.com/watch?v=Gf9zI62RZKY&feature=related 

O primeiro vídeo trata sobre a origem do dinheiro de forma clara e resumida com algumas ilustrações que despertam a atenção dos alunos e o segundo vídeo, mais animado, passa as várias cédulas já utilizadas no país, ilustrando com uma mensagem histórico-social.

Complemente o vídeo lendo este texto informativo sobre a origem do dinheiro:

                                                                                          ORIGEM DO DINHEIRO

Nos tempos mais remotos, com a fixação do homem à terra, estes passaram a permutar o excedente que produziam. Surgia a primeira manifestação de comércio: o escambo, que consistia na troca direta de mercadorias como o gado, sal, grãos, pele de animais, cerâmicas, cacau, café, conchas, e outras. 

Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).

 As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças, através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.

Embora a evolução dos tempos tenha levado à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, preservou-se, com o passar dos séculos, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.

A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos (então conhecidos como “goldsmith’s notes”) passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que o dinheiro vivo. Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco, ao mesmo tempo que a guarda dos valores em espécie dava origem à instituições bancárias.

Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram na Inglaterra, e a palavra “bank” veio da italiana “banco”, peça de madeira que os comerciantes de valores oriundos da Itália e estabelecidos em Londres usavam para operar seus negócios no mercado público londrino.

Texto retirado do site da Casa da Moeda do Brasil

Endereço: http://www.casadamoeda.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=9  

TERCEIRA ATIVIDADE: Discutindo as ideias do texto e dos vídeos

Após a exibição dos vídeos, inicie com seus alunos uma conversa, revendo e ajudando seus alunos a organizarem as informações passadas nos vídeos.

Faça perguntas sobre o conhecimento que os alunos já apresentam sobre moedas de outros países.

Pergunte quem já viu dinheiro antigo do sistema monetário brasileiro ou de outro país.

Questione sobre a troca de mercadorias que acontecia antes, já conhecida pela turma com o nome de escambo.

Relembre a primeira atividade e pergunte o que eles acham que acontecia quando só se trocava as mercadorias, será que as pessoas entre si tinham problemas. Será uma atividade que poderá apresentar questões que envolvam visões de mundo bastante diferenciadas.

QUARTA ATIVIDADE: Texto coletivo

Proponha para os alunos o registro das informações do vídeo. Seja a escriba do grupo e no quadro inicie a elaboração de um texto com as informações que seus alunos forem ditando. Depois pode pedir para que eles registrem no caderno.

QUINTA ATIVIDADE: Conhecendo as cédulas e moedas em circulação no país

Mostre as moedas e cédulas existentes hoje em circulação no país. Caso não disponha ou não queira levar as cédulas para escola, principalmente as de maior valor, tire uma cópia colorida e escreva, " SEM VALOR".

Verifique com seus alunos, se todos conhecem cada cédula e moeda.

Brinque com a turma perguntando o que eles conseguem comprar com cada moeda ou cédula.

Procure mostrar que cada cédula e cada moeda são diferentes uma da outra e, com isso, busque fazer a leitura de todas as informações que são encontradas nas moedas e nas cédulas, tais como: a figura impressa, as marcas de segurança e o valor de cada uma.

Exemplo de marcas existentes nas cédulas brasileiras para identificação da autenticidade.

Aqui o professor poderá mostrar e explorar com seus alunos as notas em circulação hoje em dia.

Mostre também as moedas em circulação:

SEXTA  ATIVIDADE: Registrando a aprendizagem

Finalize a proposta deste trabalho com um registro no caderno, propondo que cada aluno, escreva quatro informações sobre o que aprendeu na aula e desenhe as moedas e cédulas em circulação no Brasil hoje em dia.

 

 

Recursos Complementares

Professor para trabalhar o tema é importante que antes você leia um pouco sobre a origem do dinheiro para ao longo da aula acrescentar mais informações e ter o conhecimento necessário para a boa condução da aula. Nos links abaixo alguns textos interessantes que trazem várias informações sobre a origem do dinheiro. Você poderá também, se desejar, fazer uma compilação dos textos para apresentar aos alunos, dependendo do interesse e desenvolvimento de sua turma.

http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro      

http://www.blogbrasil.com.br/origem-do-dinheiro-como-surgiu-o-dinheiro-no-mundo/       

http://www.youtube.com/watch?v=aBSAfZc-rfE&NR=1 

O Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro mantem uma exposição permanente sobre as moedas. Seria um passeio interessante para o complemento de sua aula, caso sua escola se encontre nessa cidade.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda aula e especialmente, nos momentos em que o professor revê oralmente com os alunos as informações, verificando quem conseguiu compreender o vídeo.

No momento de registro individual no caderno o professor poderá avaliar o conhecimento que cada aluno adquiriu na aula e como está avançando na sua produção textual.

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