19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Para iniciar a aula, peça que os alunos leiam a reportagem a seguir:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_266647.shtml
Após a leitura discuta com os alunos questões do texto e do cotidiano, tais como: que tipos de geração de energia existem hoje? Quais são as mais utilizadas? Que danos elas causam ao meio ambiente?
As formas geradoras de energia existentes são bastante conhecidas. A título de ilustração, acesse com seus alunos os seguintes recursos de aprendizagem:
Hidrelétrica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1495/sim_energia_hidreletrica.htm)
Discuta com os alunos que benefícios essas duas formas de geração de energia trazem, que setores da economia dependem delas, que objetos necessitam dos produtos delas para existirem. Agora fale sobre os prejuízos ao meio ambiente que elas podem causar.
Divida a turma em equipes. Cada equipe será responsável pela pesquisa, estruturação de campanha publicitária e apresentação de uma forma de energia limpa. Os integrantes da equipe deverão desempenhar papéis de pesquisadores, publicitários e empresários. Pesquisadores pois vão reunir informações sobre sua forma de energia limpa, publicitários também, uma vez que deverão montar uma campanha marcante que enfatize as qualidades desta forma de energia e empresários, pois deverão apresentar à turma que esta energia é rentável, mobiliza diversos setores da sociedade, além de ser ecologicamente correta.
DICA: Tente filmar a apresentação dos alunos para documentar o trabalho deles e o seu. A filmagem poderá ser divulgada (se for de consenso de todos) em seu videoblog.
Abaixo listamos alguns exemplos de geração alternativa de energia e quando existente sugerimos para cada modalidade um recurso do Portal do Professor e um sítio. O professor poderá acessá-los previamente e depois passar para cada equipe para ajudar na pesquisa e apresentação.
Energia Eólica http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto01.htm
Biomassa http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/ebiomassa.html
Energia Nuclear (http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm)
Energia Solar http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/solar.html
Energía solar (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14536/solar.jpg)
Energia das marés http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111429.shtml
Energia geotérmica http://www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica/geotermica/geo.htm
MAIS AULAS...
Energia inteligente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=488
Para ilustrar a aula, o professor pode passar um trecho do filme De Volta para o Futuro - Parte 2, onde o cientista "Doc Brown" vem do futuro com o carro Delorian turbinado e com uma nova forma de energia, a partir do lixo orgânico.
Imagem retirada do sítio: http://www.cineplayers.com/imagem.php?id=558&img=de_volta_para_o_futuro_01.jpg
O filme é da década de 80, mas hoje já se sabe que é possível obter energia a partir da compostagem, ou biomassa. O professor poderá debater com os alunos sobre a formação de novas idéias e tecnologias, que a princípio parecem sair de filmes de ficção científica, mas que podem em breve estar em nossas casas.
Nome | Tipo |
---|---|
Hidrelétrica | Animação/simulação |
Usina nuclear | Animação/simulação |
Petróleo em alto mar | Animação/simulação |
Energía solar | Imagem |
Wind energy | Imagem |
Wind power generator | Imagem |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!