14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção da utilidade do jornal como fonte de comunicação. Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas na aula do Portal do Professor “Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação”.
Estratégia e recursos da aula:
Papel A3, canetinha, cola, lápis de escrever, revistas e jornais usados.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor, reúna a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para as atividades 1, 2 e 3. Em seguida, distribua jornais para os grupos e solicite que as crianças observem atenciosamente a estrutura do jornal, no que diz respeito, ao nome, data, cabeçalho, manchetes, artigos, opiniões, notícias, classificados, dentre outros.
Prepare um roteiro para os grupos identificarem diversas informações sobre o jornal:
ROTEIRO
1º - Nome do jornal:
2º - Data de publicação:
3º - Número da edição:
4º - Preço:
5º - Notícia Principal:
6º - Outras notícias:
7º - Imagens:
8º - Outras seções. Exemplo: esportes, novelas e horóscopo.
Em seguida, peça para cada grupo apresentar a estrutura do jornal que pesquisou.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor, a realização da 3ª atividade depende desse momento. Com a turma em grupos, proponha uma conversa para definir quais partes do jornal serão pesquisadas e posteriormente confeccionadas. Por exemplo, o grupo que escolher confeccionar a notícia principal na 3ª atividade, irá observar como é estruturada essa notícia, juntamente com o professor.
EXEMPLO:
GRUPO 1: Ficará responsável pela notícia principal
Professor, converse com esse grupo sobre o título da notícia e como deve fazer para entender a reportagem. Relembre sobre as perguntas que devem ser respondidas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
GRUPO 2 – Ficará responsável pelos classificados
Professor, dialogue com os participantes do grupo sobre como é feita a seção de classificados. Explique que através dela se pode comprar, vender ou alugar algum objeto.
GRUPO 3 – Ficará responsável pelo texto opinativo
Professor, explique para os integrantes do grupo que esse texto é um tipo de informação vinda da opinião pessoal sobre determinado assunto. Solicite que procurem uma opinião no jornal.
GRUPO 4 – Ficará responsável pelo texto científico
Professor, converse com esse grupo sobre a importância de um texto científico, peça para o grupo escolher um assunto e providencie livros que falem sobe esse assunto para os alunos entenderem a ideia do autor.
GRUPO 5 - Ficará responsável pela charge
Professor, converse com o grupo sobre a mensagem que a charge deseja passar. Peça opinião dos alunos e ajude-os a identificar o sentido da charge publicada no jornal.
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, nesta etapa da atividade, mantenha a turma organizada em grupos e explique que cada grupo irá elaborar a parte do jornal que estudou na atividade 2. Disponibilize folhas A3 para cada grupo.
EXEMPLO:
GRUPO 1 – Ficará responsável pela notícia principal
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar uma imagem e inventar uma notícia para ela.
GRUPO 2 – Ficará responsável pelos classificados
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar três imagens e inventar uma simulação de aluguel, venda e troca.
GRUPO 3 – Ficará responsável pelo texto opinativo
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar uma imagem e montar uma opinião sobre a mesma.
GRUPO 4 – Ficará responsável pelo texto científico
Professor, providencie revistas usadas, jornais ou livros para esse grupo recortar uma imagem e dissertar sobre um assunto científico.
GRUPO 5 - Ficará responsável pela charge
Professor, providencie revistas usadas ou jornais para esse grupo recortar diversas imagem e inventar uma charge sobre uma delas.
OUTRO EXEMPLO:
O tema em questão se refere aos peixes e foi trabalhado em um projeto. Diante disso, foi montado um jornal a partir desse tema.
Observe:
Capa (nome do jornal)
Fonte: Acervo da Autora
Poesia criada sobre o tema
Fonte: Acervo da Autora
Texto científico
Fonte: Acervo da Autora
Charge
Fonte: Acervo da Autora
http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Professor, você deverá avaliar se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os tipos de textos que integram o jornal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se as atividades feitas por elas expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação da criança.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/11/2011
Cinco estrelasmuito bom
25/09/2011
Cinco estrelasExcelente matéria, estamos criando um jornal acadêmico, mas de abrangência regional, e esta matéria me deu boas dicas para uma pré organização estrutural da equipe. Obrigado!