Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Imagem-movimento e humor: uma combinação que diverte

 

29/06/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender as noções de charge estática e charge em movimento: semelhanças e dessemelhanças;
  • definir o local de produção e veiculação de charges animadas;
  • produzir charge estática e/ou charge em movimento.  
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento de que charge é um texto satírico e de humor e que procura criticar uma dada situação, pessoa, acontecimento etc (ver aula “Diferenciando os textos de humor: charge e cartum”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5223.
  • Conhecimento de que charge pode ser feita sem movimento – imagem estática – ou animada – imagem-movimento.
  •  Noções básicas de navegação e busca na internet. 
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • discussões coletivas;
  • dinâmica no quadro com duas equipes de alunos;
  • criação coletiva.

Recursos:

  • sala de computação com recurso à Internet e hipermídia disponível;
  • programa power point.   

Aula 1

Atividade 1   

A aula será realizada no laboratório de informática com acesso à internet. No primeiro momento da aula, o professor entregará xerocopiada aos alunos a seguinte notícia:

Lula prefere eleição de Dilma a Copa do Mundo

Entre a conquista da Copa do Mundo e a vitória da pré-candidata do PT à sua sucessão, a ex-ministra Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Fortaleza, que prefere a segunda opção. "A resposta vai fazer com que alguns adversários meus coloquem como manchete de jornal 'Lula não quer que a seleção ganhe o título'. Obviamente que eu prefiro que o candidato que eu apoio ganhe as eleições porque estou pensando é no Brasil para os próximos quatro, para os próximos oito anos", respondeu Lula ao ser questionado em entrevista à FM Jangadeiro.

"Agora, obviamente, a seleção vai ganhar porque eu fico analisando: não temos adversários. Não temos muitos adversários. Não tem muita novidade para a Copa do Mundo. Em 18 Copas, o Brasil sozinho ganhou quase que um terço", ponderou o presidente.

A escalação feita por Dunga, na opinião do presidente, "é o melhor que nós temos". De acordo com Lula, o resultado da quantidade de vitórias do Dunga no período de técnico é melhor que muitos outros técnicos que eram técnicos profissionais mais famosos que ele. "Olhando o mapa dos jogadores brasileiros, o Dunga não deixou ninguém de fora. Só tem uma pessoa que podia reclamar e que merecia outra chance: era o Ronaldinho Gaúcho. Mesmo assim, alguém da competência dele, craque como ele é, sabe que se ele tivesse jogando tudo que ele sabe ninguém deixaria de convocá-lo. Nós sabemos que ele ficou um tempo sem jogar, ficou na reserva do Barcelona, depois ficou na reserva do Milan. Ou seja, quando teve a Copa América ele não quis participar. É importante você lembrar isso", disse Lula. "Não basta ter 11 estrelas. É preciso que essas estrelas tenham a humildade para fazer um time e que obedeçam taticamente o seu orientador. E eu acho que o Dunga tem o controle do time", acrescentou.

O presidente começou a entrevista dizendo que veio a Fortaleza saber porque o time do Ceará "está tão bom de bola". Ao lado do Corinthians, time da preferência de Lula, o clube cearense lidera o Campeonato Brasileiro. "O Ronaldão, depois de um mês parado, vai estrear exatamente contra o Ceará. E o Ronaldão disse que vai marcar uns 12 gols", brincou Lula.

O presidente também falou sobre o jogador Romário, que, em entrevista à revista "Isto É", disse que não o tinha como ídolo. "Eu tenho ele como ídolo. Eu tenho. Gosto muito do Romário. Acho que é uma figura controvertida, irreverente e centroavante da mais extraordinária qualidade que o Brasil já teve. Eu gosto muito dele. Sou admirador dele como sou do Zico, como sou do Sócrates. Eu sou admirador da seleção que não foi campeã do Mundo, a de 82. Sou admirador do futebol arte que eles jogaram. Mas entre o futebol arte e levantar a tacinha, meu filho, eu prefiro a tacinha. O técnico do Ceará prefere certamente que o Ceará continue ganhando de 1 a 0, empatando zero a zero, mas chegar no final e estar lá entre os quatro ou ganhar o título", afirmou Lula.

Disponível em: http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/452119/?noticia=LULA+PREFERE+ELEICAO+DE+DILMA+A+COPA+DO+MUNDO

Em seguida, oralmente, comentará com os alunos acerca do tema da notícia: a predileção do presidente Lula pela candidatura de Dilma ao hexacampeonato da seleção brasileira de futebol.   Polemizada a temática, o professor mostrará aos alunos como o mesmo assunto pode ser abordado de um ponto de vista satírico. Para tanto, exibirá três charges:   

1)

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blogs.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2009/06/lulacopa1.jpg&imgrefurl=http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/2009/06/page/35/%3Fdoing_wp_cron&usg=__f_LEmQow-7wwQYlY1z0oAXwufAg=&h=356&w=460&sz=83&hl=pt-BR&start=7&itbs=1&tbnid=MnqHPHFM6aosoM:&tbnh=99&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dcharge%2Blula%2Bcopa%2Bdo%2Bmundo%2Be%2Bdilma%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 

2)

http://www.acharge.com.br/index.htm 

3) Charge animada

http://charges.uol.com.br/2010/06/08/cotidiano-com-a-pulga-atras-da-orelha/

Depois, discutirá com os alunos:

  1. Todas dizem respeito a um mesmo assunto. Produzam sentidos a partir do que viram.
  2. Em qual delas é possível obter maior nível informacional? Por quê?
  3. Em qual delas é possível ter mais tempo para entender a crítica?
  4. Em qual delas é mais fácil perceber outros elementos que colaboram para a argumentação?
  5. Qual o local em que as charges 1 e 2 podem ser veiculadas? E a última charge?
  6. Qual(is) charge(s) mais gostaram? Por quê?   

Atividade 2   

Terminada a discussão, o professor pedirá aos alunos para acessarem o link: http://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arquivos/e2178c89aa20100303074719.pdf e lerem sobre as diferenças entre a charge estática e a charge em movimento.   

Importante: como esta aula é para o ensino médio, é possível antes de os alunos acessarem o link, o professor dizer que se trata de um artigo acadêmico em que são discutidas questões sob olhar científico. É possível abordar brevemente questões estruturais e estilísticas desse gênero.     

Após a leitura, o professor dividirá a turma em dois grupos e cada qual terá de atribuir um ponto característico das diferenças e/ou semelhanças entre a charge estática e a charge em movimento. Essas características são evidenciadas pelo artigo que os alunos tiveram acesso na atividade anterior. No quadro, montando duas colunas, o professor fará uma dinâmica com os alunos sobre essas características dos dois tipos de charge. Vence o grupo que mais detalhar e revelar as características.   

Aula 2

Atividade 1   

Nesta aula, também no laboratório de informática, o professor retomará com os alunos as especificidades dos tipos de charge e exibirá a seguinte charge em movimento: 

http://www.youtube.com/watch?v=ybLeDdYKiIs&feature=player_embedded  

Em seguida, questionará aos alunos: “Vocês conseguem imaginar como foi produzida essa charge animada? Notem que o autor da produção reuniu as melhores charges sobre política do ano de 2009, escolheu uma música para acompanhar a transição das imagens e pronto: criou sua charge animada. Agora, que tal produzirmos juntos algo do tipo?”   

Nesse instante, o professor pedirá aos alunos para procurarem na internet charges sobre um dado tema que pode ser: política, copa do mundo, Presidente do Brasil, eleições etc.

Importante: professor, selecione temas que figuram na atual conjuntura sócio-histórica.   

Depois, os alunos em conjunto se reunirão e escolherão 15 charges mais significativas e copiarão essas charges para o power point (a cada charge, um slide). Optarão ainda por uma trilha sonora.

Importante: professor, consiga ajuda de outro professor da área de informática para dinamizar a aula.   

Atividade 2   

Reunidas as charges e escolhida a música, chegou o momento da apresentação da charge animada feita pela turma.

Importante: claro que essa charge animada é bastante rudimentar, mas contempla a imagem em movimento, geralmente, seguida por uma trilha sonora e com um objetivo: criticar uma situação, uma pessoa, um acontecimento etc.   

Atenção: professor, você pode ainda escolher a ferramenta Podcast e/ou Videocast para ajudar os alunos na produção da charge animada. Para isso, visite tutoriais de como produzir Podcast no Windows e oriente-os.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI504453-EI4795,00.html  

Ou Videocast:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/10/28/podcast-equipe-da-colmeia-tv-explica-como-produzir-um-videocast/  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u619739.shtml  

http://breno-barros.blogspot.com/2008/10/como-produzir-videocasts.html  

Ou baixe de graça o Audacity, que é um editor e gravador de áudio:

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm    

Aula 3

Atividade 1   

Esta aula, ainda no laboratório de informática, terá como objetivo a produção de uma charge estática a partir da visualização de uma charge animada. O professor exibirá a charge abaixo e pedirá para os alunos refletirem sobre sua crítica.

http://www.youtube.com/watch?v=lrBNAavmT10    

Esta charge animada trata da evolução histórica do homem e sua crítica pode ser vislumbrada por meio da figura de Bush (ex-presidente dos E.U.A) ao final dessa evolução segurando um míssel e imitando um primata, inclusive com sons guturais. Daí a pergunta: que evolução seria essa?   

Depois, pedirá aos alunos para produzirem uma charge estática a partir do tema evolução histórica. O detalhe é que ao invés de escolher a evolução histórica do homem, o aluno terá de criar uma charge sobre evolução histórica da tecnologia. Para isso, poderá, na internet, pesquisar pelo tema antes de criar. Essa atividade pode ser feita em duplas se os discentes assim preferirem.   

Atividade 2   

O professor mostrará a charge:  

http://terabitcast.com/charge-tecnolgica-3/2010/03/    

Depois, ele pedirá aos alunos para observarem a imagem e compará-la com a sua criação. Conduzirá questionamentos entre esta charge e a charge produzida pelos alunos.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

VASCONCELOS, Dennise Cunha de. A charge na televisão: adaptações, características e função. Disponível em : http://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arquivos/e2178c89aa20100303074719.pdf    

CAVALCANTI, M.C.C. Multimodalidade e argumentação na charge. Disponível em: http://www.ufpe.br/pgletras/2008/dissertacoes/diss-Maria-Clara.pdf    

(Nestas duas referências acima, o professor pode encontrar muitas outras).  

Avaliação

A avaliação das aulas será baseada no entendimento pelo aluno das diferenças entre charge animada e charge estática. A atividade quanto à identificação das características dos tipos de charge feita pelo professor, no quadro, após a leitura pelos alunos do artigo, bem como a produção de uma charge animada e uma charge estática permitirão vislumbrar o conhecimento adquirido pelos discentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.