21/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
.
Para iniciar o estudo apresente e discuta sobre o seguinte vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM
Imagem disponível em: http://www.viafanzine.jor.br/imagens4/planeta_agua.jpg
Em muitas imagens vindas do espaço a Terra parece e é chamada de o Planeta Água, pois tem 75% de sua superfície coberta por água. Água que forma os rios, mares e lagos. Do total da quantidade de água potável disponível para consumo no mundo 17 trilhões de m3, ou seja 15% de toda a água da Terra estão em solo brasileiro.
Se não bastasse a quantidade disponível para uso ser pequena considerando todos os habitantes da Terra ainda há ações poluidoras que tornam menor a quantidade de água boa para o consumo.
Antes de propor a primeira atividade "Estudo da Poluição numa aula de matemática, discuta e apresente aos alunos algumas formas utilizadas para despoluir águas, como as apresentadas nas notícias dos recursos complementares, por meio de reatores, bambu ou com bactérias.
Após o estudo anteriormente proposto, solicite aos alunos que em duplas realizem a primeira atividade (p. 01 a 03), apresentadas no seguinte recurso:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i5bfuilcXjA
- Se o desperdício de água no Brasil é de 40% quanto temos gastado desnecessariamente considerando todos os habitantes do Brasil e o volume de água disponível?
- Façam o mesmo cálculo com base no volume médio de água gasto mensalmente em sua residência. Que volume de água sua família desperdiça o que poderiam fazer para evitar tal desperdício?
.
Professor,
Como atividade de fechamento poderia propor que os alunos realizassem uma palestra para ser apresentada a comunidade com base nos dados agrupa dos de todos os alunos envolvidos no último item da atividade 03. Professores de outras disciplinas que tenham trabalhado com tema similar também poderão participar. Esta ação oportunizaria à comunidade conhecer estratégias para economia e preservação de água e suas fontes.
Nome | Tipo |
---|---|
Estudo da Poluição numa Aula de Matemática - Aluno | Experimento prático |
Notícia: Bambu pode ser utilizado para despoluir a água. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI432935-EI238,00.html
Notícia: Reatores usam luz solar para despoluir água com resíduos tóxicos. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125050812
Notícia: Armadilhas para despoluir a água. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=10243
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!