06/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Reconhecer a importância da Constituição brasileira para a edificação da democracia.
- Identificar os direitos do cidadão brasileiro contidos na Constituição brasileira.
- Identificar aspectos positivos e negativos da atual Constituição brasileira
- Avaliar a contribuição da Constituição de 1988 para a construção da democracia no país.
Não há necessidade de que sejam trabalhados nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade:
a) O professor organiza a turma em um círculo para facilitar a comunicação e inicia uma conversa com o objetivo de saber o que os alunos sabem sobre Constituição de um país.
b) O professor ouve o que os alunos tem a dizer, fazendo os comentários necessários para que a turma conclua que a constituição de um país é a lei maior que organiza esse país.
c) O professor continua discutindo com a turma a partir das questões:
- Como seria um país sem uma constituição que o organizasse?
- Qual é o conteúdo do texto da Constituição Brasileira?
- Um dos assuntos tratados na nossa Constituição é a limitação dos poderes dos Governantes. Por que é importante limitar o poder dos Governantes?
d) O professor sinaliza que, um outro assunto da Constituição Brasileira diz respeito aos direitos dos brasileiros, mas questiona: quais são esses nossos direitos? Ouve a opinião dos alunos e propõe a observação, análise e discussão da imagem abaixo:
-Qual o seu sentimento ao observar essa imagem?
-Qual dos direitos humanos está sendo violado nesta imagem?
-Você já presenciou alguma cena parecida? Qual foi sua atitude?
e) O professor coloca em uma folha de papel manilha, o título e os quadros com os subtítulos.
DIREITOS GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Direitos Individuais |
Direitos Coletivos |
Direitos Políticos |
Direitos Sociais |
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f) Em seguida, o professor entrega fichas com os nomes dos nossos direitos, solicitando que sejam colocadas nas colunas correspondentes às categorias às quais pertencem.
Direito à vida Direito à segurança
Direito de votar Direito de participar de reuniões
Direito à saúde Direito de participar de culto religioso
Direito à educação Direito de propriedade
Direito à liberdade Direito ao trabalho
Direito de ir e vir Direito de ser votado
Fonte:
http://www.dhnet.org.br/dados/apostila/dh/br/const88.htm
g) O professor socializa o quadro completo, faz os comentários necessários propõe uma discussão a partir das questões:
- Será que realmente temos todos esses direitos assegurados?
- Quais desses direitos você acha que não nos é assegurado? Justifique sua resposta.
2ª atividade:
a) O professor entrega uma cópia do texto, solicitando que façam a leitura do mesmo.
Saiba mais sobre a Constituição de 1988
A Constituição de 1988 foi escrita no período em que o país saía dos anos de governo militar, portanto, é um marco para a redemocratização do Brasil, conforme avaliação do professor de história do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, Jefferson Santos. “É importante entender a Constituição, como eu falei, porque ela é um marco da volta da normalidade democrática depois de anos de repressão dos governos militares [...] anos de exceção a garantias como a liberdade de expressão”, contextualiza o professor. A Constituição foi elaborada por uma Assembléia Constituinte convocada em 1986 e é conhecida como "Constituição Cidadã", por garantir diversos direitos, diz o professor. “Entre eles a liberdade de expressão, habeas corpus e o direito de habias data, um direito que dá a todos a possibilidade de conhecer informações então catalogadas pelos governos militares sobre os considerados subversivos”, diz Santos. Também ocorreram diversas modificações na legislação eleitoral, já que a Constituição estabeleceu o voto facultativo para os maiores de 65 anos e para os jovens com 16 e 17 anos. Também os analfabetos ganharam o direito de votar, lembra o professor. Além do que já foi citado, a Constituição também fez várias modificações na legislação trabalhista: direitos importantes apareceram, como o direito a fazer greve e o de licença maternidade – que antes era de 90 dias e passou para 120 dias. “Os homens ganharam a licença paternidade de cinco dias”. “A jornada de trabalho é que aumentou um pouquinho. Era de 40 horas semanais e subiu para 44 horas por semana”, diz Santos
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1382799-5604,00- coA+MAIS+SOBRE+A+CONSTITUICAO+DE.html
b) Após a leitura o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- Que momento histórico vivia o país quando foi escrita a nossa Constituição de 1988?
- Como se caracterizou o regime militar no Brasil?
- O que significa ser uma Constituição Cidadã? Que mudanças reais ela trouxe para a vida dos brasileiros?
- Explique o que é habeas corpus? Em quais situações ele é usado?
- O que significa habias data? Que implicações esse direito pode trazer para a vida do cidadão?
- Quais as mudanças ocorridas na legislação eleitoral trazidas pela Constituição?
c) O professor divide a sala em dois grandes grupos e cada um deles fica responsável por um tema:
Grupo A: O direito do voto do jovem com 16 e17 anos.
Grupo B: A licença maternidade para a mulher e para o homem.
d) A tarefa dos grupos é realizar a dinâmica da argumentação, que se organiza a partir das orientações abaixo:
- O grupo deverá ser organizado em duplas.
- Cada dupla fará o levantamento dos aspectos favoráveis e os que são contrários ou constituem obstáculos ao assunto do seu grupo.
- Após o levantamento dos aspectos solicitados no item anterior, a sala será organizada em círculo e no meio quatro cadeiras frente à frente.
Duas duplas serão solicitadas a assumir os lugares das cadeiras que estão no centro do círculo. Cada dupla terá uma tarefa inicial: uma deverá “defender” o tema e a outra, “acusá-lo".
- Ao ser dado o primeiro sinal (palma) pelo professor, as duplas iniciam o debate, usando as argumentações que selecionaram anteriormente, para a defesa ou ataque.
- Após um pequeno espaço de tempo, o professor dá o segundo sinal (palma) e as duplas deverão trocar de papéis, imediatamente, ou seja, a que defendia passa a acusar e a que acusava passa a defender o tema.
Esse momento de mudança é rápido. Não pode demorar porque fica cansativo e repetitivo.
- Repetir a dinâmica com pelo menos mais duas duplas, conforme o tempo, mudando ou mantendo o mesmo assunto-tema.
- O restante da turma observa e, após os debates, comenta sua impressão a respeito do nível de argumentação das duplas.
- O professor fecha a atividade apresentando seus comentários e retomando os aspectos dos temas que considera fundamentais e mais pertinentes.
- Essa dinâmica se repete com os dois temas.
3ª atividade:
a) O professor entrega a cópia do 6º Artigo da Constituição antes e depois da emenda votada e aprovada na câmara federal em 2010, solicitando que façam a leitura dos dois textos.
b) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- Que mudanças significativas há entre eles?
- Esse artigo garante a democracia ao povo brasileiro?
- Qual teria sido a razão pela qual a mudança no texto do artigo foi feita?
- No seu cotidiano, você tem percebido ou sentido os efeitos dessa mudança?
Artigo 6º da Constituição Federal, antes da emenda à Constituição 064/2010
São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Artigo 6º da Constituição Federal, após a EC 064/2010 São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
c) O professor solicita que os alunos selecionem, de revistas ou jornais, textos que mostram os direitos e deveres, previstos na Constituição brasileira, sendo desrespeitados na rotina da sociedade brasileira.
d) Com esse material, o professor propõe a leitura dos mesmos com o objetivo de criar um painel denunciando o desrespeito ao cidadão brasileiro. Para realizar essa atividade, os alunos deverão:
- ser organizados em grupos;
- selecionar os textos que irão para o painel;
- criar títulos para os textos e para o painel;
- criar frases que levem os leitores do painel a uma conscientização dos nossos direitos;
- criar dicas de como fazer valer esses nossos direitos;
- montar o painel.
e) Após a montagem do painel, o professor propõe uma análise da atividade que realizaram com o objetivo de avaliar o que a turma aprendeu com ela.
4ª atividade:
a) Com o objetivo de incentiva o aluno a ser um cidadão ativo, o professor propõe que, em grupos, escrevam uma carta endereçada ao ministério público, avaliando se realmente nossa constituição está contribuindo para a construção da democracia no país.
b) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e a correção textual.
c) O professor combina com a turma como poderão enviar a carta ao destinatário.
http://www.dhnet.org.br/dados/apostila/dh/br/const88.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1988
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando o desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a participação nas discussões, a auto-avaliação do professor e do aluno, a produção do painel, a dinâmica da argumentação e a escrita da carta, serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/11/2012
Cinco estrelasAcho que todos os alunos deveriam ter, desde o ensino fundamental, noções sobre a Constituição Brasileira. Isso deveria fazer parte do currículo.
06/08/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula. É um contúdo muito importante e que todos devemos ter conhecimento do mesmo e se interessar por conhecê-lo, mas quase sempre ignoramos e não nos interessamos e, por isso, não levamos às salas de aula. Imagine quanto conhecimento teremos com uma aula tão interativa dessa natureza. Ao final de uma aula dessa, teremos mais noção do que é ser cidadão e como se organiza uma sociedade. Parabéns!