21/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Professor, apresente aos seus alunos algum vídeo de reportagem sobre o terremoto no Chile em 27/02/2010, por exemplo, http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1220734-7823-GOVERNO+DO+CHILE+PEDE+AJUDA+FORMAL+A+ONU,00.html. Em seguida, apresente a eles uma situação problema referente ao assunto estudado e, também, ao vídeo apresentado, por exemplo:
“O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández...”
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508896-5602,00.html
A intensidade I de um terremoto, medida na escala Richter, é um número que varia de I = 0 até I = 8,9 para o maior terremoto conhecido. I é dado pela fórmula:
Onde E é a energia liberada no terremoto em quilowatt-hora e E0 = 7.10-3 kWh. Qual a energia liberada no terremoto do Chile?
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,36903850-EX,00.jpg
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508896-5602,00.html
Professor, dê um tempo para que eles possam pensar um pouco e, em seguida, inicie um debate sobre as possíveis soluções do problema.
Comente com eles sobre as propriedades operatórias dos logaritmos. Peça a eles que pesquisem sobre o assunto. Dê ênfase em:
Peça a eles que façam um relatório das propriedades pesquisadas, utilizando um editor de texto. Em seguida, peça a eles que assistam a segunda parte do vídeo http://novotelecurso.blogspot.com/2009/07/os-logaritmos-decimais.html ou os vídeos abaixo:
para exemplificar como podemos utilizar as propriedades na resolução de problemas, peça a eles que assistam ao vídeo http://novotelecurso.blogspot.com/2009/07/resolvendo-problemas-com-logaritmos.html ou ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=zYY6wZO80js&feature=channel com ênfase no exercício 4. Peça a eles que criem um exemplo de cada uma das propriedades pesquisadas e acrescentem ao relatório que está sendo elaborado. Ao final, imprimam o mesmo.
Professor, elabore uma lista de exercícios para que eles possam exercitar. Para resolução dos exercícios, peça a eles que consultem o relatório elaborado e também ao livro didático. Sugestões de modelos estão disponíveis em:
Para realizar esta tarefa, os alunos deverão utilizar calculadora científica, cuja a operação esta descrita em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15566.
Elabore também uma atividade lúdica para que os alunos possam consolidar os conhecimentos sobre o assunto. Existem dois modelos:
1) Jogos com logaritmos: Atividade 4 do documento localizado em http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC41807910997T.doc.
2) Gincana: Aprendendo "logo log", disponível em http://metblogmatica.blogspot.com/2008/05/jogos.html. O objetivo da atividade é:
Professor, retome o problema apresentado no início da estrutura da aula.
Vídeos
Definição e propriedades,
Mudança de base,
Resolução de exercícios
Aplicação de logaritmos
• Logaritmos e Terremotos: Aplicação da escala logarítmica nos abalos sísmicos, http://www.cdb.br/prof/arquivos/76295_20080603084510.pdf
• http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/aplicacao-dos-logaritmos.htm
• A aula fala uma das várias aplicações da matemática na vida cotidiana, uma dessa é no som automotivo, http://www.youtube.com/watch?v=dJaEolxYV0k&feature=related
Blog:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
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