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Adaptações dos seres vivos

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as adaptações dos seres vivos no ambiente. Analisar as adaptações dos seres vivos ao ambiente do ponto de vista ecológico e evolutivo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de ecologia.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula com a imagem abaixo:

Pinguino y Iceberg (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17380  acessado dia 15/06/10).

Discuta com os alunos que seres vivos habitam os polos da Terra e quais as adaptações que estes seres vivos desenvolveram para sobreviver nestes ambientes. As colocações dos alunos poderão ser feitas oralmente neste momento.

A partir do questionamento inicial, pergunte aos alunos o que são adaptações e como elas se dão. Que tipos de adaptações existem?

ATIVIDADE - PESQUISA DIRECIONADA

 Encomende uma pesquisa direcionada aos alunos, que podem se organizar em equipes de até 4 alunos. Os temas podem ser sorteados, um tema por equipe.

Temas:

 - Adaptações e evolução;

 - Adaptações de defesa; Por exemplo: camuflagem ou mimetismo (répteis);

- Adaptações para reprodução; Reprodução: Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino) Desenvolvimento exclusivamente dentro de ovo (ovíparos / aves); Desenvolvimento parcialmente dentro de ovo e no interior do organismo materno (ovovivíparos / peixes); Desenvolvimento exclusivamente no interior do organismo materno (mamíferos placentários / homem);

 - Adaptações  para locomoção; Terrestre e arbóreo (aparelho locomotor quadrúpede e bípede, a cauda dos primatas); Aquático (nadadeira de cauda das lontras); Aéreo (asas do morcego).  

- Adaptações para alimentação; Por exemplo:alimentação: Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro); Formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão); Formato da língua (tamanduá).

- Adaptações dos predadores; Por exemplo: produção de veneno (serpentes, aracnídeos).

 - Adaptações ao frio;

 - Adaptações ao calor extremo e falta de água. Sítios para a pesquisa: Adaptações dos seres vivos à temperatura, disponível em: : http://www.slideshare.net/sergiomorais7/1-adaptaes-dos-seres-vivos-temperatura-presentation 

 (acessado dia 18/06/10).

Adaptações dos seres vivos à presença ou não de água, disponível em: http://www.slideshare.net/sergiomorais7/adaptaes-dos-seres-vivos-gua-presentation 

(acessado dia 18/06/10).

Animais que vivem no deserto, disponível em:http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287971.shtml  (acessado dia 18/06/10).

Seres vivos, adaptação e evolução, disponível em: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_evolucao.htm   e também em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/evidencias-da-evolucao.php (acessado dia 18/06/10). 

A pesquisa poderá ser organizada para apresentação de seminário. Instrua todos os alunos a prestarem atenção nas apresentações dos colegas para terem noção completa do tema da aula. Para isso, o professor poderá avisar a turma que haverá uma prova de conhecimentos gerais sobre o tema.

ATIVIDADE - SEMINÁRIO

Após a pesquisa os alunos devem apresentar um seminário dos conhecimentos adquiridos para toda a classe. Instrua os alunos a utilizarem de mídias como vídeos e imagens que ajudem no entendimento de seu tema. Todos os integrantes da equipe devem participar da apresentação. Defina os critérios de avaliação desta atividade e passe aos alunos com antecedência (exemplos de critérios estão disponíveis na avaliação desta aula). Peça para os alunos organizarem as informações adquiridas pelos seminários dos colegas e nas pesquisas e no laboratório de informática eles poderão criar um blog para divulgar o que aprenderam.

Peça para os alunos organizarem as informações adquiridas pelos seminários dos colegas e nas pesquisas e no laboratório de informática eles poderão criar um blog para divulgar o que aprenderam.

ATIVIDADE - CRIAÇÃO DE BLOG

Com as informações adquiridas os alunos ainda em equipes devem criar um blog sobre o tema. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina.

Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10). 

Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10). 
 

Apresente aos alunos a animação a seguir:

Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9222  acessado dia 16/06/10). 

Questione com os alunos sobre os efeitos das mudanças ambientais globais sobre os seres vivos e quais adaptações serão bem vindas neste novo contexto. As colocações dos alunos poderão ser feitas oralmente, mas lembre-os de prestar atenção, pois estas reflexões serão importantes na última atividade proposta.

 Como prática final do conteúdo peça para os alunos refletirem sobre todos os aspectos que as adaptações dos seres vivos influenciam. Desde a evolução, até a ecologia.

Após esta reflexão, peça aos alunos para montarem um mapa conceitual.

ATIVIDADE - MAPA CONCEITUAL

Instrua os alunos a organizarem todo o conhecimento adquirido em aula em um mapa conceitual.

Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais    (acessado dia 16/06/10).

Após a realização dos mapas conceituais, o professor poderá apresentar um esquema de mapa conceitual (com erros propositais) e pedir aos alunos que analisem o mapa em questão. Quando os alunos identificarem o erro ou a confusão na ligação dos termos, o professor poderá pedir que eles se levantem e exemplifiquem (ou até representem) a situação a ser explicada.

Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISA

Ciência à mão, disponível em:  http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_11 (acessado dia 15/06/10). 

Brasil Escola, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/adaptacoes-dos-seres-vivos.htm (acessado dia 15/06/10).   

Os seres vivos e suas relações, disponível em: http://ciencias3c.cvg.com.pt/suc.htm (acessado dia 15/06/10). 

PLANOS DE AULA

Do calor ao frio: Adaptações dos seres vivos, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16556 (acessado dia 15/06/10). 

Desertos: ecossistemas sem vida?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9875   (acessado dia 15/06/10). 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos na sua participação em sala de aula e também pela produção das atividades. Sugerimos alguns critérios de avaliação de cada atividade, e recomendamos que o professor explique com antecedência estes critérios aos alunos.

- PESQUISA DIRECIONADA: Número de referências pesquisadas, profundidade da abordagem do conteúdo, poder de síntese textual, organização do texto.

- SEMINÁRIO - Os critérios que podem ser avaliados aqui poderiam ser: oralidade, postura, profundidade da pesquisa, número de fontes pesquisadas, integração da equipe na apresentação.

- MAPA CONCEITUAL – nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores. 

- BLOG – O blog deverá sintetizar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. É interessante analisar o número de postagens e se o que foi escrito está correto, tanto do ponto de vista do conteúdo como da grafia.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Elieide, Escola Zilda Dias da Silva , Bahia - disse:
    elieideftc@yahoo.com.br

    24/07/2011

    Quatro estrelas

    Estou fazendo estágio de ciências naturais. Essa aula me ajudou muito no planejamento da minha aula.


Sem classificação.
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