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Orientação Sexual: O que é isso?

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
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MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será  abordada a temática da Orientação Sexual -  o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana.   Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre a Orientação Sexual, tema a ser abordado nessa aula. Para isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:

  • O que vocês entendem por Orientação Sexual?
  • Há uma única orientação sexual como, por exemplo, a heterossexual, ou há outras? Quais são estas?

É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.

Atividade 1   

Dando prosseguimento à aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, o professor deverá apresentar o texto “Orientação Sexual”(Fig. 1), de Gabriela Cabral, conforme postado abaixo.

Figura 1 – Imagem do Texto “Orientação Sexual”.   

Disponível em: http://www.brasilescola.com/sexualidade/orientacao-sexual.htm Acessado em: 05 de Junho de 2010. 

Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.

Após entregar o referido texto aos alunos, o professor deverá orientá-los para lê-lo e discuti-lo em grupo, conforme o roteiro postado abaixo.

Roteiro de Discussão do Texto:   

  • Qual a mensagem que a autora do texto em questão quer passar?
  • Quais partes do texto você achou mais importante? Por quê?
  • O que é Orientação Sexual?
  • Você concorda com a afirmação do texto de que “a orientação sexual de indivíduos é ainda tema bastante polêmico”? Sim ou não, e por quê?
  • Quais são as orientações sexuais possíveis?
  • O que significa ser assexual?
  • O que significa ser bissexual?
  • O que significa ser homossexual?
  • O que significa ser heterossexual?
  • O que significa ser pansexual?
  • A homossexualidade é algo novo na sociedade?

Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito do texto, de acordo com as respostas que deram às perguntas do roteiro.

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.

Atividade 2

Prosseguindo a aula, com o objetivo de propiciar reflexão dos educandos sobre a discriminação de indivíduos pela orientação sexual, o professor deverá propor um debate neste momento. Além disso, esta atividade favorece o exercício e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.

Para que ocorra esse debate, o professor deverá entregar o trecho do texto “Preconceito afasta homossexuais da escola”(Fig. 2)  aos alunos e pedir que os grupos se juntem formando  dois (2) grandes grupos na sala de aula.

Figura 2 – Imagem do Texto “ Preconceito afasta homossexuais da escola“

Disponível em: http://www.sistemaodia.com/noticias/preconceito-afasta-homossexuais-da-escola-12561.html Acessado em: 14 de Junho de 2010. 

Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficientes aos alunos.

Após a leitura e discussão do texto, o professor deverá pedir para que os alunos imaginem uma menina homossexual na sala de aula como a apresentada no texto. Um grupo será à favor da presença da colega na sala de aula e o outro deverá ser contra, apresentando, para isto, os motivos para cada uma das defesas. No final do debate, os grupos deverão trocar de posições - aqueles que defenderam a permanência da menina deverão ser contra e vice e versa.

No final do debate, o professor deverá perguntar aos alunos  como foi defender e ser contra a permanência de tal menina na escola. O professor poderá também questionar os alunos quanto à presença do preconceito na escola e como eles realmente agiriam caso tivessem um colega de sala homossexual.  

Atividade 3   

Continuando a aula, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre os direitos dos seres humanos e a importância destes, o professor deverá apresentar os Príncipios 4 e 16 de Yogyakarta (Fig. 3 ) aos alunos.

Figura 3 – Imagem dos Principios de Yogyakarta. Disponível em: http://sxpolitics.dreamhosters.com/wp-content/uploads/2009/03/principios_yogyakarta.pdf Acessado em: 03 de Maio de 2010. 

Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.

Para o desenvolvimento dessa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) papel de metro (ou cartolina) e tintas guache.

Após a leitura e discussão dos príncipios e a importância destes, os alunos deverão fazer um mural no qual todos deverão pintar livremente sem pincel. O título do Mural deverá ser: Diferentes, mas todos Seres Humanos.

Ao término da montagem do mural, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que mesmo todos sendo diferentes uns dos outros, juntos, eles fizeram um lindo Mural, podendo se dizer assim, que a diferença constrói lindos murais!

Além disso, o professor deverá ressaltar que eles usaram livremente as cores, conforme suas preferências, e que isso foi respeitado na construção do painel em questão, podendo fazer os seguintes questionamentos:

  • Como vocês se sentiriam caso algum colega os ridicularizassem pela sua escolha da cor?
  • Como vocês se sentiriam se fossem feitas piadas quanto ao seu gosto, a sua forma de ser e se expressar no mundo?
  • Como é ser desprezado por conta de nossas características? Temos ou não o direito de nos expressarmos como nos sentimos bem?
  • Como sentimos quando “tiram sarro”, fazem piadas a nosso respeito?
  • Estamos privando alguém de seus direitos? Como podemos agir desta forma?

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:  

1)   Tendo como objetivo discutir as diferentes orientações sexuais, o professor poderá pedir para que cada grupo pesquise na internet informações, conforme roteiro abaixo, sobre às  orientações sexuais: Assexualidade, Heterossexualidade, Homossexualidade, Bissexualidade  e Pansexualidade.  

Roteiro para Pesquisa:

  • O que significa Assexualidade?
  • O que significa Heterossexualidade?
  • O que significa Homossexualidade?
  • O que significa Bissexualidade?
  • O que significa Pansexualidade?

Sugerimos alguns sites a serem utilizados para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assexualidade  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heterossexualidade  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bissexualidade  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade  

http://www.colegioweb.com.br/sexualidade/heterossexualidade  

http://homossexualidade.sites.uol.com.br/homo.htm (Fig. 4)  

http://www.homossexualismo.net/  

http://paginadaedu.no.sapo.pt/trans/trans.htm  

http://homossexualidade.net/o-que-e-a-homossexualidade/  

http://www.rea.pt/homossexualidade.html 

Figura 4 – Imagem do website Homossexualidade – Sites UOL “Homossexualidade”.   

Nesse momento, os grupos deverão fazer um cartaz (Fig. 5) sobre as informações pesquisadas, resumindo em poucas palavras o que leram e discutiram, trabalhando assim, a capacidade de síntese.

Figura 5 – Imagem de Cartaz sobre Orientação Sexual.

Fonte: do autor.     

Em seguida, os grupos deverão apresentar à sala de aula suas descobertas, sendo o professor mediador da discussão promovida a partir destas apresentações. Este momento é importante, pois favorece a discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto tratado nas pesquisas em questão, bem como, para socializar informações, pontos de vistas; possibilitar esclarecimentos de dúvidas, correção der conceitos errôneos e ou preconceituosos etc., além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.

Roteiro de Discussão: 

  • O que é Orientação Sexual?
  • Quais são as possíveis orientações sexuais?
  • As pessoas devem ser discriminadas quanto a orientação sexual? Por quê?

2) De forma a propiciar a reflexão dos alunos sobre a importância do respeito à diversidade humana, o professor deverá pedir para que todos os alunos desenhem um rosto com olhos e nariz em uma folha de papel sem tirar a caneta do papel*. Em seguida, deverá pedir para que desenhem uma boca cheia de dentes, um pescoço e um tronco – sem tirar o lápis ou caneta do papel.

O professor deverá pedir, então, para que todos parem de desenhar e mostrem seus desenhos uns aos outros (Fig. 6). É importante que o professor ressalte que não há nenhum desenho igual ao outro, ou seja, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, possuindo visões diferentes de mundo e, por isso, deve-se respeitar o ponto de vista do outro e principalmente suas orientações sexuais.

Figura 6 – Exemplo do desenho.

Fonte: do autor.

*Dinâmica das Diferenças.

Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2919102/dinamicas-grupo Acessado em: 05 de Junho de 2010. 

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá utilizar o Livro de Orientação Sexual disponibilizado pelo MEC, através do site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf. Acessado em: 14 de Junho de 2010.  

O referido livro aponta a importância de se abordar o assunto em questão em sala de aula e possíveis formas  de trabalhá-lo em sala de aula.

Outro recurso que poderá ser utilizado é o “Chegou a Hora de Cuidar da Saúde” disponibilizado pelo Ministério da Saúde, elaborado especialmente para lésbicas e mulheres bissexuais. Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0126_FL.pdf  Acessado em: 14 de Junho de 2010.    

Ainda, outro recurso que poderá ser interessante aos professores é esse artigo “Educação Sexual: para além dos tabus” da psicopedagoga Simaia Sampaio, que fala sobre a orientação sexual, visão do sexo na sociedade, formas de se falar sobre a sexualidade etc. Disponível em: http://psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_simaia_orientacao_sexual.htm  Acessado em: 14 de Junho de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Lucia Helena de Araujo, Colégio Estadual José Guimarães , Paraná - disse:
    luciahelenaaraujo6@gmail.com

    26/10/2015

    Cinco estrelas

    Ótima aula e sugestões de links.


  • elan lima, faculdade Leão sampaio , Ceará - disse:
    lynck16@hotmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    muito interessante. no entanto, deveria se explorar as intervenções que devem ser feitas diantes de situações em diferentes ambitos em que seja persebidas, casos de preconceitos, não aceitação ou duvidas a respeito do assunto.


  • Bárbara Moreno da Fonseca, Bárbara , Rio de Janeiro - disse:
    b.moreno.fonseca@gmail.com

    05/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. Gostei mesmo, com certeza vou utilizar muita coisa que aqui encontrei.


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