26/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Nesta aula será abordada a temática da Orientação Sexual - o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre a Orientação Sexual, tema a ser abordado nessa aula. Para isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:
É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.
Dando prosseguimento à aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, o professor deverá apresentar o texto “Orientação Sexual”(Fig. 1), de Gabriela Cabral, conforme postado abaixo.
Figura 1 – Imagem do Texto “Orientação Sexual”.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sexualidade/orientacao-sexual.htm Acessado em: 05 de Junho de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
Após entregar o referido texto aos alunos, o professor deverá orientá-los para lê-lo e discuti-lo em grupo, conforme o roteiro postado abaixo.
Roteiro de Discussão do Texto:
Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito do texto, de acordo com as respostas que deram às perguntas do roteiro.
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.
Prosseguindo a aula, com o objetivo de propiciar reflexão dos educandos sobre a discriminação de indivíduos pela orientação sexual, o professor deverá propor um debate neste momento. Além disso, esta atividade favorece o exercício e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.
Para que ocorra esse debate, o professor deverá entregar o trecho do texto “Preconceito afasta homossexuais da escola”(Fig. 2) aos alunos e pedir que os grupos se juntem formando dois (2) grandes grupos na sala de aula.
Figura 2 – Imagem do Texto “ Preconceito afasta homossexuais da escola“
Disponível em: http://www.sistemaodia.com/noticias/preconceito-afasta-homossexuais-da-escola-12561.html Acessado em: 14 de Junho de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficientes aos alunos.
Após a leitura e discussão do texto, o professor deverá pedir para que os alunos imaginem uma menina homossexual na sala de aula como a apresentada no texto. Um grupo será à favor da presença da colega na sala de aula e o outro deverá ser contra, apresentando, para isto, os motivos para cada uma das defesas. No final do debate, os grupos deverão trocar de posições - aqueles que defenderam a permanência da menina deverão ser contra e vice e versa.
No final do debate, o professor deverá perguntar aos alunos como foi defender e ser contra a permanência de tal menina na escola. O professor poderá também questionar os alunos quanto à presença do preconceito na escola e como eles realmente agiriam caso tivessem um colega de sala homossexual.
Continuando a aula, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre os direitos dos seres humanos e a importância destes, o professor deverá apresentar os Príncipios 4 e 16 de Yogyakarta (Fig. 3 ) aos alunos.
Figura 3 – Imagem dos Principios de Yogyakarta. Disponível em: http://sxpolitics.dreamhosters.com/wp-content/uploads/2009/03/principios_yogyakarta.pdf Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
Para o desenvolvimento dessa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) papel de metro (ou cartolina) e tintas guache.
Após a leitura e discussão dos príncipios e a importância destes, os alunos deverão fazer um mural no qual todos deverão pintar livremente sem pincel. O título do Mural deverá ser: Diferentes, mas todos Seres Humanos.
Ao término da montagem do mural, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que mesmo todos sendo diferentes uns dos outros, juntos, eles fizeram um lindo Mural, podendo se dizer assim, que a diferença constrói lindos murais!
Além disso, o professor deverá ressaltar que eles usaram livremente as cores, conforme suas preferências, e que isso foi respeitado na construção do painel em questão, podendo fazer os seguintes questionamentos:
1) Tendo como objetivo discutir as diferentes orientações sexuais, o professor poderá pedir para que cada grupo pesquise na internet informações, conforme roteiro abaixo, sobre às orientações sexuais: Assexualidade, Heterossexualidade, Homossexualidade, Bissexualidade e Pansexualidade.
Roteiro para Pesquisa:
Sugerimos alguns sites a serem utilizados para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heterossexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bissexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade
http://www.colegioweb.com.br/sexualidade/heterossexualidade
http://homossexualidade.sites.uol.com.br/homo.htm (Fig. 4)
http://www.homossexualismo.net/
http://paginadaedu.no.sapo.pt/trans/trans.htm
http://homossexualidade.net/o-que-e-a-homossexualidade/
http://www.rea.pt/homossexualidade.html
Figura 4 – Imagem do website Homossexualidade – Sites UOL “Homossexualidade”.
Nesse momento, os grupos deverão fazer um cartaz (Fig. 5) sobre as informações pesquisadas, resumindo em poucas palavras o que leram e discutiram, trabalhando assim, a capacidade de síntese.
Figura 5 – Imagem de Cartaz sobre Orientação Sexual.
Fonte: do autor.
Em seguida, os grupos deverão apresentar à sala de aula suas descobertas, sendo o professor mediador da discussão promovida a partir destas apresentações. Este momento é importante, pois favorece a discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto tratado nas pesquisas em questão, bem como, para socializar informações, pontos de vistas; possibilitar esclarecimentos de dúvidas, correção der conceitos errôneos e ou preconceituosos etc., além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.
Roteiro de Discussão:
2) De forma a propiciar a reflexão dos alunos sobre a importância do respeito à diversidade humana, o professor deverá pedir para que todos os alunos desenhem um rosto com olhos e nariz em uma folha de papel sem tirar a caneta do papel*. Em seguida, deverá pedir para que desenhem uma boca cheia de dentes, um pescoço e um tronco – sem tirar o lápis ou caneta do papel.
O professor deverá pedir, então, para que todos parem de desenhar e mostrem seus desenhos uns aos outros (Fig. 6). É importante que o professor ressalte que não há nenhum desenho igual ao outro, ou seja, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, possuindo visões diferentes de mundo e, por isso, deve-se respeitar o ponto de vista do outro e principalmente suas orientações sexuais.
Figura 6 – Exemplo do desenho.
Fonte: do autor.
*Dinâmica das Diferenças.
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2919102/dinamicas-grupo Acessado em: 05 de Junho de 2010.
Como recurso complementar, o professor poderá utilizar o Livro de Orientação Sexual disponibilizado pelo MEC, através do site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf. Acessado em: 14 de Junho de 2010.
O referido livro aponta a importância de se abordar o assunto em questão em sala de aula e possíveis formas de trabalhá-lo em sala de aula.
Outro recurso que poderá ser utilizado é o “Chegou a Hora de Cuidar da Saúde” disponibilizado pelo Ministério da Saúde, elaborado especialmente para lésbicas e mulheres bissexuais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0126_FL.pdf Acessado em: 14 de Junho de 2010.
Ainda, outro recurso que poderá ser interessante aos professores é esse artigo “Educação Sexual: para além dos tabus” da psicopedagoga Simaia Sampaio, que fala sobre a orientação sexual, visão do sexo na sociedade, formas de se falar sobre a sexualidade etc. Disponível em: http://psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_simaia_orientacao_sexual.htm Acessado em: 14 de Junho de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 3 classificações
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26/10/2015
Cinco estrelasÓtima aula e sugestões de links.
27/07/2012
Cinco estrelasmuito interessante. no entanto, deveria se explorar as intervenções que devem ser feitas diantes de situações em diferentes ambitos em que seja persebidas, casos de preconceitos, não aceitação ou duvidas a respeito do assunto.
05/02/2012
Cinco estrelasMuito bom. Gostei mesmo, com certeza vou utilizar muita coisa que aqui encontrei.