19/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
A Amazônia é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica), a floresta amazônica, a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. Possui grande importância para a estabilidade ambiental do Planeta por diversos motivos, tais como: o intenso processo de fixação de carbono em sua biomassa; a liberação de água para a atmosfera, mediante o processo de evapotranspiração; e seus rios que descarregam cerca de 20% de toda a água doce que é despejada nos oceanos no globo terrestre. Além dessa contribuição para a estabilidade ambiental do planeta, a região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima biodiversidade. Fatos como esses justificam a relevância do estudo sobre a Amazônia. (AMBIENTE BRASIL, 2008).
Aula 01 - Problematização
Inicie sua aula com a apresentação da reportagem “Na rota da madeira ilegal”, realizada em setembro de 1999, que mostra todo o processo de extração ilegal de madeira no interior do Amazonas, com a exploração dos ribeirinhos, envolvimento de políticos, beneficiamento na serraria e destinação das tábuas. Note que durante as gravações, a equipe de filmagem foi ameaçada por um madeireiro, fato que aparece registrado.
Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
http://www.amazonia.org.br/arquivos/40841_alta.wmv
O presente vídeo reporta-se aos danos sociais decorrentes do processo de desmatamento. É uma boa oportunidade para identificar uma situação real de grande impacto sócio-ambiental. O “debate” deverá ser o momento onde os alunos aprenderão os conceitos de desmatamento e impacto ambiental.
Ressalte que esse impacto pode ser físico e social, direto ou indireto e positivo ou negativo Então professor, atenção ao seu papel de identificar, à priori, esses conceitos.
Professor, nessa oportunidade proponha os seguintes questionamentos:
Esses questionamentos servirão para apresentar os conceitos no contexto do debate. Considerando-se que o vídeo exibido contempla uma faceta da questão amazônica, tente fazer a conexão da questão conceitual trabalhada a partir das perguntas básicas, com a realidade apresentada no filme.
A idéia aqui é estabelecer um contexto de aprendizagem. Estimule essa relação de idéias com os educandos! Pergunte se eles conhecem algo parecido com o mostrado no filme, evoque suas experiências!
Professor, lembre-se que essas conclusões devem ser obrigatoriamente as mesmas para todos os alunos, pois se trata de aprendizagem de conceitos.
Sugere-se uma dinâmica no debate onde os alunos possam registrar as informações discutidas e apresentá-las, posteriormente, em ambiente virtual: relatório, fórum ou texto construído coletivamente.
A partir dos argumentos elencados no debate, sistematize as conclusões e reforce os conceitos relativos à:
Procure identificar o problema e localizá-lo, preferencialmente em um mapa. Assim, será visualizada a rede de conexões e será mais fácil compreender como as coisas se relacionam.
Aula 02 – Atividades de Pesquisa
Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática. Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Oriente seus alunos à realização de pesquisa dirigida, onde recomenda-se a visita ao seguinte link disponibilizado pelo IBGE, que apresenta uma série de mapas temáticos da Amazônia Legal
http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/geral_tem_amazonia.php
Sugere-se a visita aos seguintes links, de maneira a se correlacionar a cartografia temática amazônica com as questões relacionadas e discutidas na aula anterior. Abra os seguintes mapas :
Use esses mapas para localizar as explicações que serão dadas no contexto dos conceitos trabalhados anteriormente. Divida a turma em grupos, sendo que cada um será responsável pelo estudo e pesquisa de um desses itens e que cada grupo será responsável pela apresentação de um tema.
Outra opção é uma visita à página do Zoneamento Ecológico-Econômico da BR-163, disponível no site da EMBRAPA-Amazônia:
http://zeebr163.cpatu.embrapa.br/index.php
Estruture um fórum de discussão virtual, que especifique as conclusões estabelecidas com a interpretação dos mapas analisados, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Esses temas serão apresentados pelos alunos. Professor, você deverá recapitular as conclusões de forma sistematizada para que com isso reforçe os conceitos apreendidos, baseando-se nos fundamentos do momento anterior e fazendo a conexão das relações estudadas na aula.
Quatro estrelas 10 calificaciones
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25/08/2011
Quatro estrelasGoste muito da forma como os assuntos foram abordados. Parabéns!!
12/01/2011
Cinco estrelasParabéns para Nilton Goulart de Souza pela ótima sugestão de aulas para os professores de geografia, com o tema formação territorial do Brasil. Você conseguiu sugerir alternativas de questionamentos necessários para formação de um cidadão consciente do que é realmente a Amazônia e como poderá ficar a Amazônia no futuro, sem a educação dos governantes do país e do povo que produz o espaço geográfico local.
28/09/2010
Cinco estrelasOtima proposta, ja estou incluindo no plano de ensino para bimestre. Vou abordar problemas ambientais decorrentes da exploração econômica na Amazonia... apesar de estamos na Amazônia, existe uma grande dificuldade em obter materias didáticos sobre a região! obrigado pela contribuição.
24/03/2010
Cinco estrelasCaro Nilton, gostei das suas sugestões e estarei aplicando essa experência neste semestre, pois irei trabalhar as regiões econômicas, em especial à Amazônia. Essa proposta trabalha na perspectiva de desenvolvimento das competências/habilidades, estando compatível com os PCN's do Ensino Médio. Por tudo isso, Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá colegas Nilton Goulart e Cristina Leite, mais uma vez venho usar esse espaço para cumprimentá-los pelo excelente trabalho elaborado. A Amazônia pede socorro e socorro imediato, os madeireiros e principalmente os grandes fazendeiros não tem a menor piedade da Floresta amazônica, visam apenas o lucro imediato sem se importarem com as consequências. Tomara que a nossa futura geração tenha oportunidade de usufruir e preservar o que restar da Amazônia que não é só nossa mas de todo o mundo. Legal
24/03/2010
Cinco estrelasBoa aula
24/03/2010
Cinco estrelasotima opçao de aula parabens
24/03/2010
Quatro estrelasÈ sempre interessante levantar questionamentos pois, o que se pode perceber é que é muito fácil falar de impacto ambiemtal,o difícil é desenvolver consciencia ambiental, fato que não existe em sala de aula.Mesmo assim,não deixa de ser uma aula interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasProfº Nilton fiquei contente em ter este assunto desmatamento muito bem elaborado e peço sua autorização em estar trabalhando este tema em minhas salas de aula no ensino medio, utilizando um meio audio-visual, pois os alunos em São Paulo estão meio distante deste tema apezar de termos no nosso municipio um problema de desmatamento de areias de manancias do sistema atlântico
24/03/2010
Cinco estrelasO conteúdo de sua aula foi muito bem explorado e com certeza proporcionará aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo.