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A função dos números no cotidiano

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer números no contexto diário.  

 - Utilizar estratégias para quantificar: contagem, estimativa, emparelhamento, comparação entre agrupamentos etc.  

 - Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas.  

 - Utilizar a calculadora em situações que problematizem as escritas numéricas.  

 - Interpretar códigos numéricos freqüentes no cotidiano.  

 - Usar números como sistemas de registro e organização de informações.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Diferenciar letras, números e sinais gráficos.   

- Noções básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;  

 - trabalho em grupo;   

- texto impresso;  

 - excursão didática.  

 - produção de cartaz   

- criação de situação problema     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

a)      O trabalho deve ser iniciado com a exposição de diferentes objetos ou material escrito que apresentam números. Sugere-se que o professor leve para a sala de aula rótulos, documentos, cartazes, placas, folders, produtos, entre outros. Esses materiais deverão estar dispostos no centro da sala para que os alunos possam manipulá-los, escolhendo um ou dois para análise.  

Imagem de uma Placa. Fonte: www.amparo.sp.gov.br  

b)      O professor propõe que cada um explique a razão pela qual fez essa escolha. Em seguida, solicita que os alunos registrem em seus cadernos os numerais identificados nos materiais analisados, verbalizando, a função dos números nos diferentes casos. Nesse momento, o professor faz os comentários necessários.   

c)      O professor deverá levar para a sala: revistas, jornais, tesouras, colas e papel manilha e organizar a turma em grupos e cada um, utilizando o material disponibilizado, representará, em um cartaz situações, da nossa vida cotidiana, em que usamos os números.   

d)     Após a confecção dos cartazes, o professor propõe a socialização e faz os comentários necessários, destacando que os números estão presentes, senão em todas, em quase todas as nossas atividades.  

 2ª atividade:   

a)       Na segunda etapa da aula, o professor vai explorar o sistema monetário brasileiro, utilizando-se de dinheiro de brinquedo (ver recursos complementares). O professor solicitará que os alunos, inicialmente, quantifiquem as notas e posteriormente, o educador poderá solicitar um determinado valor para que o aluno a registre, utilizando as cédulas.   

b)       O professor organiza a turma em grupos e solicita que cada um elabore 03 situações do cotidiano deles em que o uso do sistema monetário foi exigido.   

c)      Em seguida, propõe a troca das situações problemas para que um grupo resolva as do outro grupo.  

 d)     Após a resolução das situações criadas, o professor faz os comentários necessários, propondo outras formas de resolver a mesma situação.   

3ª atividade:   

a)       Após o trabalho com o sistema monetário, o  professor propõe à turma a realização de  uma excursão didática.  A proposta é levar os alunos a um supermercado próximo ao local onde acontecem as aulas. Para isso, o professor poderá pedir aos alunos que levem dinheiro, ou um valor simbólico de R$3,00, por exemplo.   

b)       Para a excursão didática o professor pode levar uma calculadora, caso haja necessidade dos alunos realizarem cálculos maiores, mas de modo geral, o educador deverá propor que os alunos realizem o cálculo mental para as compras. Já no local das compras, os alunos deverão ser orientados a comprarem os produtos que desejarem, utilizando o dinheiro que levaram.   

c)      De volta à sala, o professor propõe que os alunos escrevam o que fizeram em forma de situação problema, e demonstrando como ela foi resolvida, ou seja, a quantia que  tinham, o que compraram,  o valor total da compra e o possível troco.  

 d)     O professor propõe a socialização do trabalho anterior, fazendo os comentários necessários, chamando a atenção dos alunos para as diferentes maneiras de resolver uma situação problema envolvendo os números.     

4ª atividade:  

 a)      Com o objetivo de sistematizar mais o trabalho com o sistema monetário, o professor solicita que os alunos tragam de casa alguns rótulos ou embalagens e reunindo esse material aos que eles trouxeram das compras que fizeram, organizem um mini mercado. Para essa organização é importante que todos os “produtos” tenham preço e que sejam separados por categorias.  

 b)      Com o mini mercado organizado, o professor solicita aos alunos que criem uma situação  problema para o uso do dinheiro.   

c)      Em seguida, o professor propõe que um a um dos alunos ( ou outro critério de escolha) vá colocando a situação problema que criou para que a turma possa resolvê-la. À medida que as soluções vão surgindo, o professor deve desafiar a turma a encontrar a solução através de outros “caminhos”.    

Recursos Complementares

Para obter dinheiro de brinquedo para imprimir:  

 1ª opção: Vá ao Google e digite: dinheiro de brinquedo para imprimir.         

2ª opção: Acesse o endereço abaixo e abra: Planos de aula. Escolha o 2º ano e selecione a aula Jogo do banco.   http://www.klickeducacao.com.br/global/msg/1,5893,POR-15-S,00.html?pgvoltar=http://www.klickeducacao.com.br/2006/pl_aula/pl_aula_ficha/0,6994,POR-1750-1762-1967,00.html 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno, a criação de uma situação problema, serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor, nesta aula, deverá avaliar se os alunos conseguiram quantificar, resolver questões do cotidiano pelo cálculo mental (realizando estimativas, contagem, comparação ou agrupamento), e utilizar a calculadora (quando necessário).

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