09/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
- Reconhecer números no contexto diário.
- Utilizar estratégias para quantificar: contagem, estimativa, emparelhamento, comparação entre agrupamentos etc.
- Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas.
- Utilizar a calculadora em situações que problematizem as escritas numéricas.
- Interpretar códigos numéricos freqüentes no cotidiano.
- Usar números como sistemas de registro e organização de informações.
- Diferenciar letras, números e sinais gráficos.
- Noções básicas de leitura e escrita
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- excursão didática.
- produção de cartaz
- criação de situação problema
Desenvolvimento
1ª atividade:
a) O trabalho deve ser iniciado com a exposição de diferentes objetos ou material escrito que apresentam números. Sugere-se que o professor leve para a sala de aula rótulos, documentos, cartazes, placas, folders, produtos, entre outros. Esses materiais deverão estar dispostos no centro da sala para que os alunos possam manipulá-los, escolhendo um ou dois para análise.
Imagem de uma Placa. Fonte: www.amparo.sp.gov.br
b) O professor propõe que cada um explique a razão pela qual fez essa escolha. Em seguida, solicita que os alunos registrem em seus cadernos os numerais identificados nos materiais analisados, verbalizando, a função dos números nos diferentes casos. Nesse momento, o professor faz os comentários necessários.
c) O professor deverá levar para a sala: revistas, jornais, tesouras, colas e papel manilha e organizar a turma em grupos e cada um, utilizando o material disponibilizado, representará, em um cartaz situações, da nossa vida cotidiana, em que usamos os números.
d) Após a confecção dos cartazes, o professor propõe a socialização e faz os comentários necessários, destacando que os números estão presentes, senão em todas, em quase todas as nossas atividades.
2ª atividade:
a) Na segunda etapa da aula, o professor vai explorar o sistema monetário brasileiro, utilizando-se de dinheiro de brinquedo (ver recursos complementares). O professor solicitará que os alunos, inicialmente, quantifiquem as notas e posteriormente, o educador poderá solicitar um determinado valor para que o aluno a registre, utilizando as cédulas.
b) O professor organiza a turma em grupos e solicita que cada um elabore 03 situações do cotidiano deles em que o uso do sistema monetário foi exigido.
c) Em seguida, propõe a troca das situações problemas para que um grupo resolva as do outro grupo.
d) Após a resolução das situações criadas, o professor faz os comentários necessários, propondo outras formas de resolver a mesma situação.
3ª atividade:
a) Após o trabalho com o sistema monetário, o professor propõe à turma a realização de uma excursão didática. A proposta é levar os alunos a um supermercado próximo ao local onde acontecem as aulas. Para isso, o professor poderá pedir aos alunos que levem dinheiro, ou um valor simbólico de R$3,00, por exemplo.
b) Para a excursão didática o professor pode levar uma calculadora, caso haja necessidade dos alunos realizarem cálculos maiores, mas de modo geral, o educador deverá propor que os alunos realizem o cálculo mental para as compras. Já no local das compras, os alunos deverão ser orientados a comprarem os produtos que desejarem, utilizando o dinheiro que levaram.
c) De volta à sala, o professor propõe que os alunos escrevam o que fizeram em forma de situação problema, e demonstrando como ela foi resolvida, ou seja, a quantia que tinham, o que compraram, o valor total da compra e o possível troco.
d) O professor propõe a socialização do trabalho anterior, fazendo os comentários necessários, chamando a atenção dos alunos para as diferentes maneiras de resolver uma situação problema envolvendo os números.
4ª atividade:
a) Com o objetivo de sistematizar mais o trabalho com o sistema monetário, o professor solicita que os alunos tragam de casa alguns rótulos ou embalagens e reunindo esse material aos que eles trouxeram das compras que fizeram, organizem um mini mercado. Para essa organização é importante que todos os “produtos” tenham preço e que sejam separados por categorias.
b) Com o mini mercado organizado, o professor solicita aos alunos que criem uma situação problema para o uso do dinheiro.
c) Em seguida, o professor propõe que um a um dos alunos ( ou outro critério de escolha) vá colocando a situação problema que criou para que a turma possa resolvê-la. À medida que as soluções vão surgindo, o professor deve desafiar a turma a encontrar a solução através de outros “caminhos”.
Para obter dinheiro de brinquedo para imprimir:
1ª opção: Vá ao Google e digite: dinheiro de brinquedo para imprimir.
2ª opção: Acesse o endereço abaixo e abra: Planos de aula. Escolha o 2º ano e selecione a aula Jogo do banco. http://www.klickeducacao.com.br/global/msg/1,5893,POR-15-S,00.html?pgvoltar=http://www.klickeducacao.com.br/2006/pl_aula/pl_aula_ficha/0,6994,POR-1750-1762-1967,00.html
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno, a criação de uma situação problema, serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor, nesta aula, deverá avaliar se os alunos conseguiram quantificar, resolver questões do cotidiano pelo cálculo mental (realizando estimativas, contagem, comparação ou agrupamento), e utilizar a calculadora (quando necessário).
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02/05/2011
Cinco estrelasparabens