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Conquista do ambiente terrestre

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Marina Silva Rocha

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender as características mais gerais que possibilitaram os répteis conquistar o ambiente terrestre.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Anfíbios, dos Répteis, além de compreenderem características dos seres vivos e como pode ter sido a origem da vida na Terra.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Os répteis são vertebrados tetrápodes pertencentes à classe Reptilia. O nome do grupo vem do latim, reptilis, que significa rastejar, e faz referência ao modo de locomoção de muitos desses animais. Esses animais habitam ambientes terrestres, marinhos e de água doce.

Acredita-se que os primeiros répteis tenham sido derivados a partir de anfíbios primitivos, há mais de 250 milhões de anos. Durante a Era Mesozóica, uma enorme quantidade de espécies habitava o planeta. Havia uma grande diversidade de formas, tamanhos e hábitos. Existiam desde pequenas espécies até algumas gigantescas, como certos dinossauros, com mais de 20 metros de comprimento. Muitos grupos existentes nessa época, como os dinossauros, encontram-se atualmente extintos.

Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. Essas características estão relacionadas, principalmente, ao fato de eles independerem da água para respirar e se reproduzir.

A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação. A pele impermeável não permite a realização de trocas gasosas através da epiderme. Dessa forma, a respiração nos répteis é exclusivamente pulmonar.

A maioria dos répteis excreta ácido úrico, uma substância nitrogenada que é insolúvel em água. As excretas são eliminadas na forma de uma pasta concentrada, representando mais uma economia destes animais em relação à perda de água.

Diversas características presentes nos ovos dos répteis permitiram que eles não dependessem da água para se reproduzir. O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo. Existem também, internamente, membranas e bolsas, chamadas de anexos embrionários, que participam de funções como a proteção, a nutrição, as trocas gasosas e a excreção dos embriões.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais ectotérmicos (do grego, ektos, fora; e thermos, quente), ou seja, dependem de uma fonte de calor externa para manter a temperatura de seus corpos. A ectotermia geralmente limita a distribuição dos répteis às regiões de climas quentes. Porém, algumas espécies vivem em regiões de clima temperado, hibernando durante o inverno.   

Adaptado de:  http://educacao.uol.com.br/ciencias/reptil.jhtm (consultado em 04/06/10, às 15h09min).              

Professor, para você saber mais sobre evolução, sugerimos uma das aulas de nossa equipe: Evolução - Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? – disponível no link abaixo. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15846 (consultado em 04/06/10, às 15h20min).  

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática, vídeos e texto sobre o assunto, bem como discussões entre eles, que permitirão uma melhor construção de conhecimentos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através do incentivo às discussões dos alunos, apresentação de vídeos e texto para discussão com os alunos, além de atividade prática que ajudará no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.   

Sondagem de Conhecimentos Prévios

Professor, num primeiro momento da aula, peça que os alunos entrevistem algum familiar abordando os seguintes pontos:

- Onde vivem anfíbios e répteis?

- Quais as diferenças entre anfíbios e répteis, além do local em que vivem?

- Como são os ovos de anfibios? E os ovos de répteis?

- Como é a pele de anfíbios e de répteis?

- As características dos ovos e da pele dos anfíbios e répteis podem facilitar ou não sua sobrevivência?

 Feita esta entrevista, faça uma discussão das respostas que os alunos obtiveram durante a entrevista. Questione se eles concordam ou não com as respostas recebidas, instigue-os a falar sobre seus conhecimentos sobre o assunto.

Atividade prática: Entendendo diferenças entre ovos             

Professor, num segundo momento da aula, faça com os alunos uma atividade prática para diferenciação de ovos de diversos animais. Para isso, será necessário levar para a escola os seguintes materiais:

- Alguns ovos (um para cada grupo de alunos)

- Alguns pedaços de papel filtro (um para cada grupo de alunos)

- 1 embalagem do brinquedo geleinha, conhecida como “amoeba” – faça bolinhas com a geleinha para representar os ovos de anfíbios, e  para representar o embrião dos anfíbios, pode-se colocar no interior grãos de feijão, por exemplo)

- Alguns pedaços de papel celofane (um para cada grupo de alunos).

Retirado de: http://loja.temqueterfesta.com.br/eshop.admin/imagens/temqueterfesta/Thumbs/TN500_AMOEBA%2002.JPG (consultado em 04/06/10, às 15h48min).    

Entregue para cada grupo o papel filtro e o celofane e pergunte qual deles é permeável, ou seja, qual deles a água irá passar e chegar ao outro lado. Peça que os grupos façam a experimentação. Pergunte também qual deles é mais resistente, para demonstrar peça que os grupos atritem os papéis em uma superfície e mostre que o papel filtro rasga com mais facilidade.

Em seguida, entregue o ovo e os “ovos” de geleinha para cada grupo e pergunte qual deles não irá ressecar fora da água, ou qual é mais resistente fora da água. Deixe que os alunos digam suas opiniões. É possível que os alunos digam que os ovos “moles”, feitos com geleinha, são muito frágeis, enquanto os ovos com casca dura são resistentes.

Faça o seguinte questionamento para os grupos: Como vocês acham que são os répteis? Como é a pele destes animais, seus ovos, respiração? Leve-os a recordar as características desse grupo.

Peça que digam agora como são os anfíbios, seu modo de vida, sua reprodução, sua pele e respiração. À medida que os alunos forem citando as características de ambos os grupos, coloque-as no quadro de modo a contrapor anfíbios e répteis.   

Após esse momento questione os alunos se essas características possibilitam os répteis a se distanciarem do ambiente aquático para viverem, buscarem alimento ou terem seus filhotes. Escute as opiniões dos alunos.

Ao final relacione o que foi observado na prática e as respostas para a questão. Procure mostrar para os alunos a importância da modificação da pele dos répteis mais resistentes para suportar o atrito com o solo, além de eliminar a respiração pela pele e especialização dos pulmões, favorecendo a independência da água para mantê-la úmida. A pele mais escamosa também reduziu a perda de água pela transpiração fazendo com que ela fosse armazenada mais tempo no corpo do animal.

Abaixo seguem algumas figuras de anfíbios e répteis, que poderão ser usadas neste momento da aula para maior discussão.  

http://declubz.com/blog/wp-content/uploads/2008/12/see-through-frogs.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h24min).    

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,11591909,00.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h25min).    

http://www.azibo.org/images/repteis/pele.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h26min).    

http://imagens.n3po.com/cache/Fotos/Pele-de-lagarto-galpao-armadura.jpg_540.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h27min).    

Outra importante conquista dos répteis foi o ovo com casca, que permitiu a independência da água para reprodução e favoreceu os animais a se distanciarem da água. Os ovos dos anfíbios, como não possuem casca, são suscetíveis ao ressecamento e precisam de um ambiente úmido, sendo, por isso, postos em espumas ou em água.

Abaixo seguem figuras de ovos de anfíbios e de répteis, para comparação.  

http://www.ra-bugio.org.br/images/anfibios/anf_sob_00_20g.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h29min).    

http://m9.photobucket.com/image/ovos%20de%20anfibios/JFortunato/Dendrobates/ovos3.jpg.html?src=www (consultado em 04/06/10, às 16h30min).    

http://3.bp.blogspot.com/_c8HFJOfOK4M/SXyk4fYv9uI/AAAAAAAACVM/G9sRLEGvXGQ/s400/tartaruga.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h31min).    

http://refugioanimal.zip.net/images/Tartaruga_Marinha.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h32min).    

http://flitparalisante.files.wordpress.com/2009/05/ovo-da-serpente2.jpg (consultado em 04/06/10, às 16h33min).   

Após a realização das atividades práticas, retome com os alunos o que foi discutido no início da aula a respeito das respostas obtidas na estrevista que fizeram. Pergunte se o que foi observado e discutido na atividade prática condiz com as respostas da esntrevista. Peça aos alunos que, agora que aprenderam mais sobre o assunto, respondam às perguntas da entrevista, comparando com as respostas anteriores. O que mudou? Quais foram as principais diferenças observadas entre as respostas dos entrevistados e as suas respostas?

Ferramentas tecnológicas             

Professor, após as discussões acerca da atividade prática realizada com os alunos, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto, discutindo em seguida seus aspectos mais importantes, frisando as características dos répteis que permitiram a este grupo dominar o ambiente terrestre. Sonde dos alunos suas impressões, avaliando se conseguiram compreender estas características evolutivas. Este momento será muito importante para sedimentar os conhecimentos construídos pelos alunos.   

Caminhando com os Monstros - 3/9 (vídeo legendado sobre a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados).

http://www.youtube.com/watch?v=U5WCUuFP7FM&NR=1 (consultado em 04/06/10, às 16h39min).    

Caminhando com os Monstros - 5/9 (vídeo legendado sobre a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados).

http://www.youtube.com/watch?v=7FHqjJucq78&NR=1 (consultado em 04/06/10, às 16h40min).    

Historias da vida na Terra Episodio 4 Repteis clip (vídeo dublado sobre a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados).

http://www.youtube.com/watch?v=am0Ef2NR9nI&feature=PlayList&p=E5677F71E1BF96D4&playnext_from=PL&playnext=1&index=2 (consultado em 04/06/10, às 16h41min).    

Texto para os alunos:             

Após a apresentação dos vídeos e suas discussões com a turma, propomos mais um momento de sistematização dos conhecimentos. Entregue para a turma um texto sobre o assunto, fazendo com eles uma leitura e discussão acerca dos aspectos importantes, esclarecendo dúvidas dos alunos e fazendo novas considerações.             

Abaixo segue sugestão de texto para ser entregue aos alunos:   

Conquista do ambiente terrestre pelos répteis

Os répteis foram os primeiros vertebrados a tornarem-se independentes do meio aquático. Possuem uma pele grossa, recoberta por escamas ou placas fortemente queratinizadas que os protegem contra a perda excessiva de água e que é substituída de tempos em tempos para que o animal possa crescer.

Ao contrário dos anfíbios, que voltam à água para desovar, os répteis foram os primeiros animais vertebrados - isto é, que possuem coluna vertebral - a botarem seus ovos em terra firme. Fatos como esse levam os cientistas a acreditar que os dinossauros, extintos há cerca de 65 milhões de anos, tinham um comportamento muito parecido ao dos répteis de hoje. Ou seja, assim como a tartaruga e o crocodilo, a maioria deles seria ovípara, construiria ninhos e cuidaria de seus ovos até nascerem os filhotes.

Uma das adaptações mais importantes para a conquista do ambiente terrestre foi a ocorrência entre esses animais de ovos com anexos embrionários para proteção do embrião, bem como de uma casca porosa que permite troca gasosa entre o embrião e o meio evitando a perda de água. Muitas pessoas acreditam que os répteis vivem em locais secos e que portanto não necessitam de água para viver. Esta é uma ideia bastante errada. A água é necessária ao metabolismo dos répteis e a umidade é um fator importante no processo de troca de pele que sofrem.   

Adaptado de: http://dreyfus.ib.usp.br/bio435/bio43597/vanessa/chave/rep.htm (consultado em 04/06/10, às 16h44min). & http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/99/do-ovo-ao-churrasquinho/do-ovo-ao-churrasquinho-0/?searchterm=r%C3%A9pteis (consultado em 04/06/10, às 16h45min).   

Debatendo o assunto com os entrevistados

Professor, depois de todas as discussões da aula, proponha aos alunos que convidem as pessoas que entrevistaram para que participem de um pequeno debate em sala de aula, em que os entrevistados contarão seus conhecimentos sobre os anfíbios e répteis, e os alunos irão expor os conhecimentos adquiridos durante a aula. O objetivo deste momento é que os alunos possam divulgar seus conhecimentos, discutindo as respostas dos entrevistados, relacionando com o que foi estudado durante a aula.

Recursos Complementares

Professor, apresentamos alguns links de recursos que poderão ser usados na sua aula, caso seja necessário, ou apenas uma fonte a mais de conhecimentos acerca do assunto desta aula para você.  

http://www.youtube.com/watch?v=q1Jm3bAZHIY&feature=related (consultado em 04/06/10, às 16h46min).    

http://www.youtube.com/watch?v=WNDr5fH1dyw&NR=1 (consultado em 04/06/10, às 16h47min).    

http://www.youtube.com/watch?v=9PFVDg92RJQ&NR=1 (consultado em 04/06/10, às 16h48min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/como-surgiram-os-dinossauros (consultado em 04/06/10, às 16h49min).      

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/99/do-ovo-ao-churrasquinho/os-ovos-dos-dinossauros (consultado em 04/06/10, às 16h50min).    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-reptilia/classe-reptilia-6.php (consultado em 04/06/10, às 16h51min).    

http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/aula10histvida.html (consultado em 04/06/10, às 16h52min).    

http://curlygirl.no.sapo.pt/repteis.htm (consultado em 04/06/10, às 16h53min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Peça que os alunos façam em casa uma pequena pesquisa de exemplos de répteis, suas características principais mais relacionadas ao ambiente em que vivem, dentre outras curiosidades. Em sala de aula, reúna os alunos em grupos e peça que cada grupo monte um cartaz sobre a conquista do ambiente terrestre pelos répteis. Os grupos deverão usar as pesquisas que fizeram, inserindo no cartaz as características dos répteis, exemplos de répteis e seus ambientes principais. Peça também que os grupos façam modelos de ovos de anfíbios e répteis, diferenciando os dois grupos neste aspecto. Após a montagem destes cartazes e modelos, divulgue os trabalhos dos alunos na escola, para que outras turmas possam compartilhar os conhecimentos construídos. Desta forma, você poderá avaliar se seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula construíndo conhecimentos sobre a conquista do ambiente terrestre.

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