Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Volume de prismas triangulares

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Calcular o volume de um prisma triangular;
  • Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando-se o treinamento e a familiaridade em aulas no laboratório de informática.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Área de triângulos
  • Volume de prismas
Estratégias e recursos da aula

Em sala de aula (2 aulas)

Atividade 1

          Professor, apresente aos seus alunos o seguinte problema: 

Em uma determinada escola existe uma bananeira que deverá ser retirada do local para construção de uma quadra esportiva. Os alunos e a direção da escola decidiram replantar a bananeira em um local que deve ser preparado. A bananeira deverá ser retirada imediatamente, mas o novo local que será replantada, vai demorar certo tempo. A planta foi retirada e colocada em um recipiente de forma de pirâmide do tipo tetraedro de 80 cm de aresta, conforma a figura abaixo. 

          O composto a ser colocado no recipiente deverá ser o seguinte:

          Sendo que a quantidade de calcário para um vaso grande é de 4 a 5 colheres de sopa. Qual a quantidade de areia grossa, terra preta e húmus a ser colocados no vaso?

          Professor, para trabalhar o assunto volume de prismas triangulares, vamos fazer um experimento descrito no tópico “O volume da pirâmide e do cone”, na página 3 do documento disponível em http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_matematica_mat2g64.arquivo.pdf. Providencie ou peça aos seus alunos que tragam o material necessário para construção de uma pirâmide, neste caso:  cartolina, cola e  tesoura. A matriz para construção do: 

Professor, oriente-os para que as medidas da base do triângulo sejam as mesmas da base do tetraedro e que a altura do prisma também seja a mesma do tetraedro. Faça a reprodução do material.  Organize seus alunos em grupos de no máximo 5 pessoas e peça a eles que construam os sólidos geométricos. Após a construção, realize o experimento e em seguida questione:

  • Como podemos deduzir a fórmula do volume de uma pirâmide?
  • E no caso de uma pirâmide de base triangular?
  • E de um tetraedro?Peça a eles que registrem as respostas e em seguida apresente a primeira parte do vídeo da tele aula nº 65 do Novo Telecurso, caso o mesmo não esteja disponível na escola, acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=zUngfdgUj3w&feature=player_embedded

No laboratório de informática (2 aulas)

Atividade 2

          Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, organize-os em duplas em cada um dos computadores. Peça a eles que pesquisem sobre o tetraedro enfatizando em:

  • Características da construção do tetraedro;
  • Número de vértice, de arestas e quantidade de faces triangulares;
  • Fórmula para calcular a altura; apótema, área da base, área total e o volume do tetraedro.

Peça a eles que registrem todas as informações em um documento utilizando um editor de texto. Professor, a pesquisa é livre, mas peça a eles que consultem pelo menos dois dos sítios abaixo:

Para visualização dos elementos do tetraedro, planificação, corte transversal e exemplos de onde podemos utilizar o tetaedro, acesse o sítio http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/tetraedro-br.html

          Em seguida, vamos realizar uma atividade utilizando um software de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/, o Calques 3D,   http://www.calques3d.org.  Todas as instruções de operacionalização estão disponíveis em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7910. Peça aos alunos que modelem um tetraedro, especificando as fórmulas pesquisadas e especificadas no relatório elaborado no editor de texto. A solução desta atividade pode ser obtida em http://mais.uol.com.br/view/i54gm6ahdxbb/calques-3d--calculo-do-volume-do-tetraedro-0402386CD8914326?types=A&.      

Atividade 3

          Professor, elabore uma lista de exercícios para que eles possam exercitar. Para resolução dos exercícios, peça a eles que consultem o relatório que eles elaboraram e também o livro didático. Sugestões de modelos estão disponíveis em:

Professor peça aos alunos que utilizem o Calques 3D na utilização dos exercícios.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

  • Atividades em sala.
  • Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto. 
  • Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
  • Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
  • Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/, por exemplo, veja http://professorcarlos.ninehub.com, acesse como visitante. Acesse o "Curso de Moodle" dentro da categoria "Coordenação pedagógica".   
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria vani magalhaes almeida, EEEM PROFº MÁRIO BRASIL , Pará - disse:
    mariavanialmeida@yahoo.com.br

    03/11/2010

    Cinco estrelas

    Olá Carlos e Marcos Parabens pela sugestão de aula, estou trabalhando geometria espacial com meus alunos do 3º ano, e vejo em seus semblantes a vontade de compreender os conceitos que estamos trabalhando, e apesar de procurar diversificar minhas ações cocente, percebo que têm muita dificuldade. E a Sugestão de voces é otima, pois todos os procedimentos são ricamente detalhados, pretendo utilizar a sugestao na proxima semana Espero obter sucesso na aprendizagem dos alunos. Profª Maria Vani


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.