24/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Professor, apresente aos seus alunos o seguinte problema:
Em uma determinada escola existe uma bananeira que deverá ser retirada do local para construção de uma quadra esportiva. Os alunos e a direção da escola decidiram replantar a bananeira em um local que deve ser preparado. A bananeira deverá ser retirada imediatamente, mas o novo local que será replantada, vai demorar certo tempo. A planta foi retirada e colocada em um recipiente de forma de pirâmide do tipo tetraedro de 80 cm de aresta, conforma a figura abaixo.
O composto a ser colocado no recipiente deverá ser o seguinte:
Sendo que a quantidade de calcário para um vaso grande é de 4 a 5 colheres de sopa. Qual a quantidade de areia grossa, terra preta e húmus a ser colocados no vaso?
Professor, para trabalhar o assunto volume de prismas triangulares, vamos fazer um experimento descrito no tópico “O volume da pirâmide e do cone”, na página 3 do documento disponível em http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_matematica_mat2g64.arquivo.pdf. Providencie ou peça aos seus alunos que tragam o material necessário para construção de uma pirâmide, neste caso: cartolina, cola e tesoura. A matriz para construção do:
Professor, oriente-os para que as medidas da base do triângulo sejam as mesmas da base do tetraedro e que a altura do prisma também seja a mesma do tetraedro. Faça a reprodução do material. Organize seus alunos em grupos de no máximo 5 pessoas e peça a eles que construam os sólidos geométricos. Após a construção, realize o experimento e em seguida questione:
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, organize-os em duplas em cada um dos computadores. Peça a eles que pesquisem sobre o tetraedro enfatizando em:
Peça a eles que registrem todas as informações em um documento utilizando um editor de texto. Professor, a pesquisa é livre, mas peça a eles que consultem pelo menos dois dos sítios abaixo:
Para visualização dos elementos do tetraedro, planificação, corte transversal e exemplos de onde podemos utilizar o tetaedro, acesse o sítio http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/tetraedro-br.html.
Em seguida, vamos realizar uma atividade utilizando um software de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/, o Calques 3D, http://www.calques3d.org. Todas as instruções de operacionalização estão disponíveis em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7910. Peça aos alunos que modelem um tetraedro, especificando as fórmulas pesquisadas e especificadas no relatório elaborado no editor de texto. A solução desta atividade pode ser obtida em http://mais.uol.com.br/view/i54gm6ahdxbb/calques-3d--calculo-do-volume-do-tetraedro-0402386CD8914326?types=A&.
Professor, elabore uma lista de exercícios para que eles possam exercitar. Para resolução dos exercícios, peça a eles que consultem o relatório que eles elaboraram e também o livro didático. Sugestões de modelos estão disponíveis em:
Professor peça aos alunos que utilizem o Calques 3D na utilização dos exercícios.
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Cinco estrelas 1 classificações
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03/11/2010
Cinco estrelasOlá Carlos e Marcos Parabens pela sugestão de aula, estou trabalhando geometria espacial com meus alunos do 3º ano, e vejo em seus semblantes a vontade de compreender os conceitos que estamos trabalhando, e apesar de procurar diversificar minhas ações cocente, percebo que têm muita dificuldade. E a Sugestão de voces é otima, pois todos os procedimentos são ricamente detalhados, pretendo utilizar a sugestao na proxima semana Espero obter sucesso na aprendizagem dos alunos. Profª Maria Vani