30/07/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.
1° MOMENTO - Conversando preliminares.
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá trazer um globo terrestre e questionar o grupo o que é esse objeto, o que ele representa. Depois ele também deverá perguntar se os continentes da Terra sempre foram nesses mesmos lugares desde o seu início.
De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.
Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre a evolução do planeta Terra.
2° MOMENTO – Construindo o conceito sobre a evolução do planeta Terra.
O professor divide a sala em grupos, distribui pelos grupos materiais que falam sobre essas temáticas (previamente o professor deverá selecionar e tirar cópias de textos que falam sobre a temática em livros, revistas ou pela internet, preferencialmente dos materiais que as crianças trouxeram) e combina com a turma as ações que serão desenvolvidas nessa atividade. É importante sejam estabelecidas as seguintes ações. 1º Ler os textos; 2º Discutir no grupo; 3º Escrever um texto sobre o que acabaram de discutir. É importante que o professor esteja atento no momento dessa atividade para poder orientar os grupos, passando sempre por eles e questionando se os mesmos apresentam alguma dúvida. Ao final dessa etapa o professor recolhe as produções, ler para a turma os textos produzidos, como também os materiais de referência para assim construir coletivamente um texto sobre a evolução do planeta Terra.
Esses materiais poderão ser pesquisados nos seguintes sites:
http://aventuradaterra.aeiou.pt/saiba-mais/globos-terrestres/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_vida_e_forma%C3%A7%C3%A3o_da_Terra
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=137
3º MOMENTO – Apresentando uma aula expositiva.
O professor reúne a turma e apresenta uma aula expositiva sobre a evolução do planeta Terra. Nesse momento é importante que o mesmo apresente imagens, através de cartazes, transparências ou através do retro projetor, da evolução das formações dos continentes.
Após a apresentação é importante que o professor retome com o grupo e solicite das crianças oralmente o que elas entenderam sobre a exposição, depois essa avaliação poderá se dar de forma escrita.
Material complementar sobre a evolução do planeta Terra:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_vida_e_forma%C3%A7%C3%A3o_da_Terra
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=137
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2012
Cinco estrelasachei sua coluna muito exelente parabéns pela brilhante explicação
23/02/2012
Cinco estrelasgostei muito voçês me deram todas as informações que precisava muito obrigado