31/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Utilizar elementos da perigrafia dos contos e Clarice Lispector (título e outros presentes no material a ser utilizado) para construir uma interpretação.
Selecionar e analisar contos de Clarice Lispector.
Produzir esquetes teatrais dos contos de Clarice Lispector, fazendo as adaptações necessárias quanto o espaço, tempo e ação da narrativa para a atualidade.
Utilizar os elementos que compõem um texto teatral nas esquetes a serem elaboradas: introdução ou apresentação, complicação, clímax e desfecho.
É importante que os alunos conheçam:
. as características de um conto.
. os elementos que constituem um texto teatral e sua estruturação, tais como: introdução ou apresentação, complicação, clímax e desfecho.
. características do discurso direto e a construção dos diálogos, das rubricas, próprios do texto teatral.
. a obra literária de Clarice Lispector, principalmente, os contos.
Professor,
Converse com seus alunos sobre esquetes teatrais. Pergunte a eles se as conhecem, se já assistiram a alguma.
Apresente a eles um vídeo de uma esquete teatral. Peça que, ao assistirem, observem as características básicas desse gênero.
http://www.barbixas.com.br/video_coiso.html
(Acesso em 17/06/2010)
Ouça os alunos e liste, no quadro de giz, as características que notaram no vídeo da esquete teatral. Convide um professor de teatro para auxiliar os alunos, explicando melhor uma esquete teatral. Seria enriquecedor se ele apresentasse uma esquete para os alunos.
Depois, apresente aos alunos o conceito de uma esquete teatral e suas características. Compare com as informações que os alunos deram anteriormente. Está disponível em:
http://brigadeiroschorcht.com.br/projlinguagens.htm
(Acesso em 17/06/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sketch
(Acesso em 17/06/2010)
Convide seus alunos a elaborarem esquetes. Aproveite esse momento para que os alunos conheçam a obra de Clarice Lispector. Há vários contos que poderiam ser adaptados para esse gênero.
Leve-os à biblioteca da escola. Divida-os em grupos. Peça que cada grupo escolha um conto de Clarice Lispector. Você, professor, pode fornecer a eles uma lista de sugestões. Há um site que disponibiliza vários títulos. Ei-lo:
http://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/12/contos-de-clarice-lispector/
(Acesso em 17/06/2010)
Destaco os seguintes contos para a adaptação:
Professor,
Após a escolha do conto, divida novamente a turma em grupos, para que os alunos possam fazer uma leitura mais aprofundada do conto. Peça que destaquem o conflito principal, as personagens e suas características, o envolvimento de cada um na história e a evolução de suas ações.
Não se esqueça de enfatizar dois aspectos importantes de uma esquete: o caráter cômico ou dramático. Os alunos, ao escreverem as respectivas adaptações dos contos, devem optar pela comicidade ou pelo drama em suas representações.
Feita essa análise, promova uma "mesa redonda" em sala de aula, para a verificação da leitura dos contos. Assim, todos os alunos conhecerão as histórias escolhidas pelos grupos, além de cada grupo apresentar a escolha feita de como farão a adaptação, quer seja pelo lado cômico, quer seja pelo lado dramatico.
Professor,
É o momento da adaptação dos contos de Clarice Lispector em esquetes teatrais. Oriente seus alunos na elaboração. Destaque que o texto deve conter diálogos, rubricas - também chamadas “Indicações de cena”-, além de transformar o conto em uma peça de teatro de curta duração.
Reserve tempo entre esta aula e a próxima para que os alunos possam trocar os textos entre si, redigir diferentes versões de sua escrita, até que tenham o que consideram o texto ideal e final.
Professor,
Para a apresentação das esquetes elaboradas pelos alunos, promova em sua escola, um festival de esquetes teatrais. Uma semana destinada às apresentações. Cada dia reservado a uma esquete. Os próprios alunos, com a ajuda do professor da área de Artes, poderiam criar os convites e as filipetas, pequenos folhetos para a divulgação do evento.
O evento promoveria a divulgação dos contos de Clarice Lispector, mesmo que adaptados em esquetes. Certamente, fomentaria o desejo dos expectadores a conhecerem os originais.
É importante registrar as apresentações, fotografando e filmando. Todos os registros poderiam estar disponibilizados em um blog que os alunos poderiam criar, com seu auxílio. O blog, além de divulgar o trabalho com as esquetes, poderia ser utilizado para a divulgação dos futuros projetos a serem desenvolvidos pela turma.
Eis uma aula publicada no Portal do Professor sobre a criação de um blog literário: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804
(Acesso em 20/06/2010)
Eis algumas sugestões de links que enriquecerão o seu trabalho, professor:
http://blogdivertudo.blogspot.com/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html (Acesso em 29/07/2010) - Sobre a elaboração de uma peça teatral
https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR (Acesso em 17/06/2010) - Como criar um Blog
As produções escritas darão a você, professor, a oportunidade para avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados, a partir das falas dos colegas, observando-se as características de uma esquete teatral e se os alunos estão empregando corretamente as regras ortográficas e gramaticais de acordo com seu ano escolar.
Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual ou a um domínio específico: ortografia, pontuação...
Por último, você pode avaliar a atuação de cada um, dando atenção tanto à performance teatral desempenhada, como, especialmente, aos recursos para a encenação das histórias empregados por cada grupo. É importante lembrar que todos os alunos devem, de alguma forma, estar envolvidos nas propostas, mesmo ocupando papéis secundários ou atuando como contra-regras, sonoplastas, de forma a serem avaliados por igual.
Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos e às outras turmas para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram, fazer proposições em relação à melhoria de sua expressão escrita e de leitura. Seu olhar é importante, mas não deve ser o único.
Cinco estrelas 3 classificações
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26/04/2013
Cinco estrelasExcelente a iniciativa.
01/12/2010
Cinco estrelasgostei muito do que ensina esta página.
01/12/2010
Cinco estrelasmuito bom gostei e pude aprender mais um pouco sobre o que eu estava procurando. espero que essa página possa ajudar outros alunos assim como me ajudou.