Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Informação em 140 caracteres: quem consegue?

 

10/07/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • usar o nº de caracteres apresentado na rede para o twitter (não podem ultrapassar 140 caracteres);
  • produzir textos no twitter.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimento da aula introdutória ao twitter disponível no Portal do Professor "As redes sociais: por dentro do twitter", de Daniela Braga de Paula e Eliana Dias:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080 

  • Acesso ao perfil pessoal no twitter.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a aula, o professor deverá escrever no quadro duas informações curtas quaisquer sobre ele, por exemplo:

Não gosto de molho branco no macarrão.

Sempre choro ao assistir comédias românticas.

Ele, então, deverá entregar aos alunos tiras de papel e pedir a eles que façam o mesmo sem se identificarem. Eles deverão escrever uma informação qualquer sobre eles: o que gostam, não gostam, o que estão pensando, o que gostariam de fazer, etc. Depois disso, o professor recolherá os papéis e os entregará aleatoriamente a toda turma, ou seja, os alunos não pegarão as suas frases. Cada um fará a leitura da frase que recebeu para a turma. Ao final, o professor deverá conduzir uma discussão da atividade comentando que de tudo o que foi lido há coisas banais, que muitos não precisariam  saber e há outras que trazem muita informação e que interessam a muitos. Em seguida, o professor deverá apresentar (por meio de cartaz ou projeção) a logomarca do twitter e perguntar aos alunos que relação há entre a atividade proposta e o twitter.

http://flammarion.files.wordpress.com/2009/07/twitter4.jpg 

Os alunos deverão comentar que muitos "tweets" (comentários postados pelos usuários) são banalidades sobre as vidas das pessoas, outros são informativos. Mas, de uma forma ou outra, a maioria das pessoas gostam dos mais variados tipos de comentários. É importante o professor destacar que os usuários do twitter escolhem as pessoas que gostariam de seguir, por alguma afinidade ou interesse.

Para dar continuidade à atividade, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo sobre como seria o twitter da vida real:

http://www.youtube.com/watch?v=yjmxocL9a-g  

vídeo "Twitter na vida real"

Depois de assistirem ao vídeo, o professor comentará com os alunos alguns aspectos importantes dele:

  • O repórter fala frases curtas sobre o que está acontecendo ou o que ele está pensando.
  • As pessoas são pegas de surpresa com algum comentário do repórter. No twitter, as pessoas também recebem, a todo momento, comentários das pessoas que seguem.

Depois disso, o professor solicitará aos alunos que escrevam algumas frases curtas, a exemplo daquelas apresentadas no vídeo, para que apresentem durante o intervalo. Assim como na reportagem, os alunos farão comentários em voz alta nos ambientes da escola: corredores, pátio, quadras. O professor deverá organizar esta "apresentação": as frases que serão ditas, os locais, o momento. Os alunos deverão concluir a atividade comentando sobre a reação das pessoas, se interessaram no que foi dito ou se foram ignorados.

Atividade 2

Para a realização desta atividade, o professor deverá levar para a turma cópia dos textos disponíveis nos seguintes endereços:

texto 1: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,literatura-em-140-caracteres,405480,0.htm 

 "Literatura em 140 caracteres"

texto 2: http://blog.nois.com.br/2009/05/por-que-apenas-140-caracteres-no.html   

"Por que apenas 140 caracteres no twitter?"

texto 3: http://raquelcamargo.com/blog/2010/05/140-caracteres-para-a-posterioridade-biblioteca-arquivara-tweets-de-todo-o-mundo/ 

"140 caracteres para a posterioridade: Biblioteca arquivará tweets de todo o mundo".

texto 4: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-conquista-do-eleitor-em-140-caracteres/32931/ 

"A conquista do leitor em 140 caracteres".

Em grupos, os alunos farão a leitura dos textos destacando os pontos importantes. Todos os textos tratam do fato de os usuários do twitter se expressarem em 140 caracteres. Cada grupo apresentará à turma o que foi discutido entre os integrantes. O professor destinará um tempo para que a classe possa comentar a respeito do que foi apresentado.

Por fim, cada aluno deverá escrever uma conclusão sobre os aspectos discutidos em relação à escrita em 140 caracteres.

Aula 2

Atividade

Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Cada um deverá acessar sua conta no twitter, inclusive o professor.

Por meio de projeção, o professor deverá apresentar aos alunos alguns textos que serão resumidos em 140 caracteres e postados no twitter. Ou seja, o professor fará a leitura do texto com os alunos e eles o resumirão em até 140 caracteres e postarão no twitter. Cada aluno, que é seguidor do colega, visualizará o "tweet" do outro. O professor então comentará com os alunos quais textos resumiram melhor a notícia apresentada.

Sugestões de textos:

http://megaminas.globo.com/2010/06/12/funcionarios-das-creches-de-araguari-voltam-para-a-sala-de-aula 

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/752372-jesus-luz-compara-madonna-e-lady-gaga-no-twitter.shtml 

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2010/06/17/mamonas-assassinas-voltam-em-documentario-e-serie-de-tv.jhtm 

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/752256-mariah-carey-vai-cantar-em-barretos-com-contrato-de-exclusividade.shtml 

Recursos Complementares

O professor deverá apresentar a charge animada sobre o twitter disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=CdCSnO9SBN0 

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a realização das atividades. É importante o professor verificar a informatividade dos textos escritos em 140 caracteres.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.