10/07/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor deverá escrever no quadro duas informações curtas quaisquer sobre ele, por exemplo:
Não gosto de molho branco no macarrão. |
|
Sempre choro ao assistir comédias românticas. |
|
Ele, então, deverá entregar aos alunos tiras de papel e pedir a eles que façam o mesmo sem se identificarem. Eles deverão escrever uma informação qualquer sobre eles: o que gostam, não gostam, o que estão pensando, o que gostariam de fazer, etc. Depois disso, o professor recolherá os papéis e os entregará aleatoriamente a toda turma, ou seja, os alunos não pegarão as suas frases. Cada um fará a leitura da frase que recebeu para a turma. Ao final, o professor deverá conduzir uma discussão da atividade comentando que de tudo o que foi lido há coisas banais, que muitos não precisariam saber e há outras que trazem muita informação e que interessam a muitos. Em seguida, o professor deverá apresentar (por meio de cartaz ou projeção) a logomarca do twitter e perguntar aos alunos que relação há entre a atividade proposta e o twitter.
http://flammarion.files.wordpress.com/2009/07/twitter4.jpg
Os alunos deverão comentar que muitos "tweets" (comentários postados pelos usuários) são banalidades sobre as vidas das pessoas, outros são informativos. Mas, de uma forma ou outra, a maioria das pessoas gostam dos mais variados tipos de comentários. É importante o professor destacar que os usuários do twitter escolhem as pessoas que gostariam de seguir, por alguma afinidade ou interesse.
Para dar continuidade à atividade, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo sobre como seria o twitter da vida real:
http://www.youtube.com/watch?v=yjmxocL9a-g
vídeo "Twitter na vida real"
Depois de assistirem ao vídeo, o professor comentará com os alunos alguns aspectos importantes dele:
Depois disso, o professor solicitará aos alunos que escrevam algumas frases curtas, a exemplo daquelas apresentadas no vídeo, para que apresentem durante o intervalo. Assim como na reportagem, os alunos farão comentários em voz alta nos ambientes da escola: corredores, pátio, quadras. O professor deverá organizar esta "apresentação": as frases que serão ditas, os locais, o momento. Os alunos deverão concluir a atividade comentando sobre a reação das pessoas, se interessaram no que foi dito ou se foram ignorados.
Atividade 2
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar para a turma cópia dos textos disponíveis nos seguintes endereços:
texto 1: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,literatura-em-140-caracteres,405480,0.htm
"Literatura em 140 caracteres"
texto 2: http://blog.nois.com.br/2009/05/por-que-apenas-140-caracteres-no.html
"Por que apenas 140 caracteres no twitter?"
"140 caracteres para a posterioridade: Biblioteca arquivará tweets de todo o mundo".
"A conquista do leitor em 140 caracteres".
Em grupos, os alunos farão a leitura dos textos destacando os pontos importantes. Todos os textos tratam do fato de os usuários do twitter se expressarem em 140 caracteres. Cada grupo apresentará à turma o que foi discutido entre os integrantes. O professor destinará um tempo para que a classe possa comentar a respeito do que foi apresentado.
Por fim, cada aluno deverá escrever uma conclusão sobre os aspectos discutidos em relação à escrita em 140 caracteres.
Aula 2
Atividade
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Cada um deverá acessar sua conta no twitter, inclusive o professor.
Por meio de projeção, o professor deverá apresentar aos alunos alguns textos que serão resumidos em 140 caracteres e postados no twitter. Ou seja, o professor fará a leitura do texto com os alunos e eles o resumirão em até 140 caracteres e postarão no twitter. Cada aluno, que é seguidor do colega, visualizará o "tweet" do outro. O professor então comentará com os alunos quais textos resumiram melhor a notícia apresentada.
Sugestões de textos:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/752372-jesus-luz-compara-madonna-e-lady-gaga-no-twitter.shtml
O professor deverá apresentar a charge animada sobre o twitter disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=CdCSnO9SBN0
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!