Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O lazer e a interação social: a atividade física.

 

27/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as relações entre o lazer e as práticas corporais na sociedade atual, salientando os jogos e as brincadeiras.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de lazer; aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12997, publicada pelos professores Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e questioná-los sobre as práticas de lazer que eles normalmente realizam. Ao levantar os dados, o professor deverá dividir os alunos em 2 grupos a partir das respostas dadas: aqueles relacionados à atividade física (caminhadas, esportes, etc.)  e atividades não relacionadas às atividades físicas (assistir televisão, leituras, etc.). Em seguida, o professor deverá iniciar um debate sobre a escolha destas práticas:

  • Porque vocês realizam estas atividades?
  • Quais são os fatores que levam vocês a escolherem estas práticas no dia-a-dia?

Direcionando no sentido de que as práticas de lazer têm uma relação com as características do meio social onde vivem. Os pontos de vista dos alunos devem ser registrados pelo professor e deve ser o ponto principal da discussão, uma vez que o objetivo desta atividade é identificar o nível de consciência dos alunos sobre o tema.

Atividade 2:

O professor solicitará aos alunos que façam uma pesquisa individual com os familiares sobre as práticas de lazer que estes realizam. A pesquisa deverá conter:   

  1. Idade;
  2. Práticas de lazer que realizam no tempo livre;
  3. Motivos que levam à realização destas práticas;
  4. Qual a importância da atividade física para o lazer;
  5. Quais os motivos que impedem a realização de atividades físicas no seu dia-a-dia.

Seria interessante que os alunos tentassem entrevistar pelo menos uma pessoa de cada faixa etária: criança, adolescente, jovem adulto, adulto de meia idade e idoso.

Ao trazer as entrevistas, os alunos deverão organizar os dados e compilá-los a fim de ter um levantamento estatístico destes (pode ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de matemática).

Ao término da orgnanização dos dados, serão levantadas algumas questões para a análise destes dados: Existiu um consenso sobre as atividades corporais como opções de lazer? E nas faixas etárias? Existiu alguma prática corporal comum a todas as faixas etárias? Como foram as respostas da pergunta 5 (os motivos que impedem a realização de atividade física no dia-a-dia)?

O norte a ser dado é verificar relações entre as práticas de lazer com a atividade física, bem como os motivos das práticas corporais – socialização, perda de peso, etc.

Atividade 3:

Propor aos alunos atividades de vivência corporal características de práticas de lazer relativas a algumas faixas etárias (podem ser utilizadas as atividades mais votadas pelos entrevistados. Entretanto, sugerimos atividades características de determinadas faixas etárias):

Pique pega: Brincadeira bastante simples, porém com variações ao redor do Brasil quanto ao nome. Os mais comuns são Pique-Pega, Pega-Pega. A mecânica é bem simples: escolhe-se alguém para ser o "pegue". O mesmo realiza uma contagem até que dê tempo suficiente para que os outros participantes da brincadeira consigam se afastar a uma distância segura do pegue. Terminada a contagem o pegue corre atrás dos outros e o primeiro que for atingido pelo pegue (encostando em qualquer parte do corpo) torna-se o novo pegue e passa a correr atrás dos outros. A mecânica repete-se até que todos se cansem. (Extraído de http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/767, acesso em 17 de junho de 2010). 

Queimada: Demarcar um espaço retangular no chão com aproximadamente 20 metros de comprimento por 10 metros de largura. Cada equipe deverá ficar em um lado do campo. Após a definição dos lados e de quem irá começar com a posse da bola, inicia-se a partida. O objetivo de cada equipe é “queimar” os integrantes da equipe oposta lançando a bola, com as mãos, de forma que bata no corpo sem que haja defesa (segurar). Caso seja “queimado”, este jogador irá para o campo dos queimados ou “cemitério” (região atrás do campo da equipe adversária). Caso este consiga queimar um jogador da equipe oposta, poderá voltar ao seu lado de jogo. Ganha o jogo a equipe que conseguir queimar todos os adversários ou que, dentro de um tempo determinado, tiver o menor número de jogadores "queimados". (Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15219, acesso em 17 de junho de 2010).

Caminhada: os alunos deverão realizar uma prática de caminhada em um local arborizado por cerca de 30 minutos.

http://desportoenatureza.files.wordpress.com/2008/05/1189456138.jpg 

Acesso dia 28 de outubro de 2010.

Voleibol adaptado: os alunos se dividirão em duas equipes com número igual de participantes em uma quadra de voleibol ou espaço dividido por uma rede. O objetivo do jogo é golpear a bola com as mãos de modo que ela não caia no próprio lado do campo. O número de toques é ilimitado. Entretanto, um jogador não pode dar mais de 1 toque consecutivo na bola.

http://i.ytimg.com/vi/-gsOHjG3ht0/0.jpg 

Acesso dia 28 de outubro de 2010.

Ao término das atividades, baseando-se nas respostas dadas nas entrevistas, nas vivências corporais do seu dia-a-dia e nas atividades realizadas anteriormente,  os alunos deverão iniciar um debate segunido a seguinte questão norteadora:  quais são os fatroes que levam as pessoas a praticar atividade física nos momentos de lazer?

O professor poderá direcionar a discussão  no sentido que as práticas corporais são uma das mais diversas formas de lazer e que, além da obtenção ou melhoria de qualidades físicas, elas também têm um aspecto de socialização, satisfação, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão produzir um painel com os dados da pesquisa realizada e uma síntese das discussões em forma de texto. Sugerimos que os alunos registrem as suas opiniões ao término da discussão da aula, ilustrando com figuras e outros textos, em um grupo único.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.