Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O bisavô e a dentadura – Sylvia Orthof – linguagem coloquial

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Leitura do texto O bisavô e a dentadura de Sylvia Orthof, retirado do livro Quem conta um conto?– 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001. Coleção Literatura em minha casa.

Você pode achar este texto em: http://www.scribd.com/doc/7074327/Literatura-Em-Minha-Casa-Contos-Varios-Autores-Quem-Conta-Um-Conto 

Listar as palavras desconhecidas, algumas são explicadas dentro do próprio texto, outras seus alunos podem procurar no dicionário. Depois da leitura do texto e do registro das palavras, fazer com seus alunos uma rodada de perguntas.

Segundo o texto, a história do bisavô é real ou imaginária? Retire do texto um trecho que comprove a sua resposta.

Qual era a brincadeira que a família fazia sempre com o bisavô Arquimedes?

Depois de muita brincadeira, o bisavô Arquimedes tomou uma atitude. O que ele fez?

Na sua opinião, o bisavô realmente fez o que está dito no texto ou ele mentiu para poder “dar o troco” em seus familiares?

O que levou você a pensar assim?  

Proponha em seguida, uma outra passagem pelo texto.

Agora, percebendo detalhes sobre a linguagem usada pela autora.

a) “Pra contar a história, é preciso imaginar uma velha fazenda antiga. Dentro da fazenda, uma vetusta (socorro, que palavrão!)”...

b) “ – Toninho, ocê vai beber deste copo aí na sua frente?

c) “Quando chegava o doce de leite, o queijinho, a goiabada, e uma tal de sobremesa que tem o nome de ‘mineiro-de-botas’...

d “O bisavô ia mastigando, o olhinho malicioso, nem te ligo para a brincadeira...

e) “Bestagem, porque se existe coisa que não é surda, é porta: mesmo fechada, deixa passar cada coisa.

f) " desculpado, num tem importância.

Lançar as seguintes perguntas:

O que as palavras marcadas nos trechos lidos nos falam sobre a linguagem deste texto? É uma linguagem formal? O que mais podemos perceber por meio da linguagem usada? Esta história se passa em Minas Gerais, se ela acontecesse no Rio de Janeiro, em São Paulo, ou no Rio Grande do Sul, será que a autora usaria a palavra “ocês”? Que outras palavras vocês conhecem que são faladas de maneira diferente dependendo da região? O que será que quer dizer regionalismo? Caso vocês tivessem que reescrever esta história numa linguagem mais formal, que palavras e expressões vocês trocariam? Quais expressões vocês usariam em seu lugar?

Depois do debate, registrar com seus alunos: Quando usar o quê?   

Estou preocupado. (norma culta)

Tô preocupado. (língua popular)

Tô grilado. (gíria)   

Registre também algumas palavras que são sinônimas e usadas em diferentes regiões do Brasil, tais como: mexerica e tangerina sinal de trânsito e semáforo aipim e mandioca pipa e papagaio   

Proposta para a primeira avaliação da aprendizagem:   Vamos brincar de escrever!

Com os alunos em dupla, pedir que escrevam um bilhete para uma outra dupla usando a norma culta.

Professor, neste momento é fundamental que você ande e dê suporte para os grupos, pois a norma culta da língua, provavelmente, ainda não faz parte do cotidiano de seus alunos.

Fazer o roca-troca de bilhetes. Depois da leitura, as duplas devem escrever a resposta numa linguagem informal, coloquial. Devolver para que todas as duplas possam ler as respostas aos seus bilhetes. Passar a limpo e colocar no mural.  

Proposta para a segunda avaliação de aprendizagem: Quadrinhos da turma da Mônica

Na sala de informática, escolher na página www.monica.com.br/comics/seriadas.htm algumas histórias em quadrinhos que mostrem as crianças da turma falando entre si.

Pedir que reescrevam trechos das histórias usando a norma culta da língua.

Montar uma apresentação de cada grupo: primeiro a falça como aparece nos quadrinhos e, em seguida, a reescrita do trecho.

Proposta para a teceira avaliação da aprendizagem:   Propor que, individualmente, cada aluno escreva um relato sobre as atividades do dia com um registro das aprendizagens ao final. 

Recursos Complementares
Avaliação

1° Leitura oral dos bilhetes.

2° Apresentação da atividade com as histórias em quadrinhos.

3° Leitura individual dos relatos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudia Aparecida Benrnardes, Prefeitura Municipal de Itaúna , Minas Gerais - disse:
    clauditabernardes@gmai.com

    16/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, muito criativa e prendeu atenção das crianças. Valeu!


  • Regina Coeli Moura de Macedo, COLEGIO PEDRO II -UNID SAO CRISTOVAO I , Rio de Janeiro - disse:
    regininhamacedo@uol.com.br

    17/09/2010

    Cinco estrelas

    Nossa! Que aula incrível! Gostei muito e certamente a usarei pelo menos como inspiração para outras. Essa conversa sobre a linguagem e as variações linguísticas é muito importante. É preciso tê-la com os alunos e a professora encontrou uma maneira excelente de fazer isso. Parabéns!


  • Regina, A caminho do céu , Rio de Janeiro - disse:
    repugliese@ig.com.br

    12/08/2010

    Cinco estrelas

    Amiga, adorei!!!!!!!! Sua aula está muito bem estruturada e esse livro, é fantástico!!! BJS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.