26/07/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Leitura do texto O bisavô e a dentadura de Sylvia Orthof, retirado do livro Quem conta um conto?– 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001. Coleção Literatura em minha casa.
Você pode achar este texto em: http://www.scribd.com/doc/7074327/Literatura-Em-Minha-Casa-Contos-Varios-Autores-Quem-Conta-Um-Conto
Listar as palavras desconhecidas, algumas são explicadas dentro do próprio texto, outras seus alunos podem procurar no dicionário. Depois da leitura do texto e do registro das palavras, fazer com seus alunos uma rodada de perguntas.
Segundo o texto, a história do bisavô é real ou imaginária? Retire do texto um trecho que comprove a sua resposta.
Qual era a brincadeira que a família fazia sempre com o bisavô Arquimedes?
Depois de muita brincadeira, o bisavô Arquimedes tomou uma atitude. O que ele fez?
Na sua opinião, o bisavô realmente fez o que está dito no texto ou ele mentiu para poder “dar o troco” em seus familiares?
O que levou você a pensar assim?
Proponha em seguida, uma outra passagem pelo texto.
Agora, percebendo detalhes sobre a linguagem usada pela autora.
a) “Pra contar a história, é preciso imaginar uma velha fazenda antiga. Dentro da fazenda, uma vetusta (socorro, que palavrão!)”...
b) “ – Toninho, ocê vai beber deste copo aí na sua frente?
c) “Quando chegava o doce de leite, o queijinho, a goiabada, e uma tal de sobremesa que tem o nome de ‘mineiro-de-botas’...
d “O bisavô ia mastigando, o olhinho malicioso, nem te ligo para a brincadeira...
e) “Bestagem, porque se existe coisa que não é surda, é porta: mesmo fechada, deixa passar cada coisa.
f) "Tá desculpado, num tem importância.
Lançar as seguintes perguntas:
O que as palavras marcadas nos trechos lidos nos falam sobre a linguagem deste texto? É uma linguagem formal? O que mais podemos perceber por meio da linguagem usada? Esta história se passa em Minas Gerais, se ela acontecesse no Rio de Janeiro, em São Paulo, ou no Rio Grande do Sul, será que a autora usaria a palavra “ocês”? Que outras palavras vocês conhecem que são faladas de maneira diferente dependendo da região? O que será que quer dizer regionalismo? Caso vocês tivessem que reescrever esta história numa linguagem mais formal, que palavras e expressões vocês trocariam? Quais expressões vocês usariam em seu lugar?
Depois do debate, registrar com seus alunos: Quando usar o quê?
Estou preocupado. (norma culta)
Tô preocupado. (língua popular)
Tô grilado. (gíria)
Registre também algumas palavras que são sinônimas e usadas em diferentes regiões do Brasil, tais como: mexerica e tangerina sinal de trânsito e semáforo aipim e mandioca pipa e papagaio
Proposta para a primeira avaliação da aprendizagem: Vamos brincar de escrever!
Com os alunos em dupla, pedir que escrevam um bilhete para uma outra dupla usando a norma culta.
Professor, neste momento é fundamental que você ande e dê suporte para os grupos, pois a norma culta da língua, provavelmente, ainda não faz parte do cotidiano de seus alunos.
Fazer o roca-troca de bilhetes. Depois da leitura, as duplas devem escrever a resposta numa linguagem informal, coloquial. Devolver para que todas as duplas possam ler as respostas aos seus bilhetes. Passar a limpo e colocar no mural.
Proposta para a segunda avaliação de aprendizagem: Quadrinhos da turma da Mônica
Na sala de informática, escolher na página www.monica.com.br/comics/seriadas.htm algumas histórias em quadrinhos que mostrem as crianças da turma falando entre si.
Pedir que reescrevam trechos das histórias usando a norma culta da língua.
Montar uma apresentação de cada grupo: primeiro a falça como aparece nos quadrinhos e, em seguida, a reescrita do trecho.
Proposta para a teceira avaliação da aprendizagem: Propor que, individualmente, cada aluno escreva um relato sobre as atividades do dia com um registro das aprendizagens ao final.
Para ler e saber mais:
www.klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,POR-21-98-861-,00.html
1° Leitura oral dos bilhetes.
2° Apresentação da atividade com as histórias em quadrinhos.
3° Leitura individual dos relatos.
Cinco estrelas 3 classificações
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16/06/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula, muito criativa e prendeu atenção das crianças. Valeu!
17/09/2010
Cinco estrelasNossa! Que aula incrível! Gostei muito e certamente a usarei pelo menos como inspiração para outras. Essa conversa sobre a linguagem e as variações linguísticas é muito importante. É preciso tê-la com os alunos e a professora encontrou uma maneira excelente de fazer isso. Parabéns!
12/08/2010
Cinco estrelasAmiga, adorei!!!!!!!! Sua aula está muito bem estruturada e esse livro, é fantástico!!! BJS