Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O piquenique de Catapimba – Ruth Rocha – causa e consequência

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a relação entre causa e conseqüência
  • Relacionar causas do cotidiano e as conseqüências possíveis
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Leitura do texto – O piquenique de Catapimba de Ruth Rocha – retirado de Quem conta um conto? – 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001. Coleção Literatura em minha casa.

Fontes: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.interna&id_livro=39  e http://doceleitura.blogspot.com/2008_09_21_archive.html. Montagem: Graça Reis 

Você encontra este texto em: www.scribd.com/doc/7074327/Literatura-Em-Minha-Casa-Contos-Varios-Autores-Quem-Conta-Um-Conto 

Turma sentada em círculos, cada aluno recebe um texto para que possam fazer uma leitura silenciosa e individual. Em seguida, pergunte quem gostaria de ler, divida o texto entre as crianças que se ofereceram e faça uma leitura oral.

Após a leitura:

No texto, Ruth Rocha fala sobre uma turma e apresenta seus nomes como se estes já fossem nossos conhecidos. Por que será? Mostrar  que este título faz parte da coleção “A turma da nossa rua” e é composta pelos livros: Armandinho, o juiz – A decisão do campeonato – A árvore do Beto, entre outros,    onde estes personagens vivem muitas aventuras.

Perguntas e brincadeiras: Quem já foi a um piquenique?

Fonte - clip-art

Deixar que contem suas aventuras.

Brincar de “La vai a barquinha” – para ir ao piquenique do Catapimba não posso esquecer... as crianças falam palavras relacionadas ao tema piquenique, mas as palavras não podem ser repetidas, para isso é necessário que todos prestem muita atenção ao que já foi dito na roda.

Fonte - clip-art

Com o apoio de um blocão:

Listar o que a turma do Catapimba levou para o piquenique.

Listar o que a turma do Catapimba esqueceu de levar para o piquenique.  

Listar o que a turma do Passa-por-cima levou para o piquenique.

Listar o que a turma do Passa-por-cima esqueceu de levar para o piquenique.

Casar o que falta para cada turma com o que a outra turma levou.

E no final tudo deu certo, pois como diz a autora: “Nem tudo é como parece. Não se pode não gostar do que a gente nem conhece... Quem nunca comeu pipoca não sabe se gosta ou não...Quem nunca provou mandioca não pode dar opinião... Quem vê as coisas de longe nunca pode estar bem certo se aquilo é bom ou se é mau. E assim é com as pessoas... Quando se chega mais perto, a gente vê que afinal a turma lá da outra rua até que é muito legal!”

Pedir que todos pensem no que a autora quis dizer com isso, a partir da história que leram.

Incentivar que falem sobre suas observações e exponham suas opiniões.

Turma dividida em grupos.

Brincando de causa e conseqüência.

O professor fala de um fato e a turma tem que escrever qual foi a consequência.

A causa

A turma do Catapimba não queria negócio com a turma do Passa-por-cima.

A consequência

 _____________________________________________________________

A causa

A represa não era longe e podiam ir a pé.

A consequência

___________________________________________________________

A causa

Ninguém tinha aula no domingo.

A consequência

_____________________________________________________________

A causa

Alguém gritava: - Olha uma borboleta azul!

A consequência

____________________________________________________________

Depois que brincarem bastante com os fatos do texto, pensar com as crianças que nem sempre podemos prever as consequências de um fato.

Fazer uma nova brincadeira. Desta vez, alguém pensa num fato e os grupos devem pensar em três consequências diferentes. Por exemplo:

a) A causa

Hoje fiquei doente e não pude ir à escola.

 A consequência

1- __________________________________________________________

2- __________________________________________________________

3- __________________________________________________________

a) A causa

Ontem cheguei em casa e havia um cachorro na minha cama.

A consequência

1- __________________________________________________________

2- __________________________________________________________

3- __________________________________________________________

Brincar muito! Discutir as infinitas possibilidades de resposta e de que forma, com isso, podemos perceber a diversidade de ideias e pensamentos!

Por último propor a escrita de um texto com uma das causas e conseqüências usadas nas brincadeiras.

Correção e leitura oral dos textos. 

Recursos Complementares

Quer conhecer mais sobre a Ruth Rocha? Acesse o Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net/mdl/memoriasDaLiteratura/autores.cfm?autor_id=45  

Ou acesse seu site: /www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm 

Avaliação

1° Participação nas brincadeiras.

2° Ao observar a participação de cada um, perceber aqueles que entendem a relação entre causa e conseqüência.

3° Correção do texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliana, Colégio Adventista da Liberdade , São Paulo - disse:
    eliana_cordeiro28@hotmail.com

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    Estava mesmo pesquisando atividades para trabalhar esse livro e achei super interativa. Parabéns! Eliana


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.