12/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Leitura do texto – O piquenique de Catapimba de Ruth Rocha – retirado de Quem conta um conto? – 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001. Coleção Literatura em minha casa.
Fontes: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.interna&id_livro=39 e http://doceleitura.blogspot.com/2008_09_21_archive.html. Montagem: Graça Reis
Você encontra este texto em: www.scribd.com/doc/7074327/Literatura-Em-Minha-Casa-Contos-Varios-Autores-Quem-Conta-Um-Conto
Turma sentada em círculos, cada aluno recebe um texto para que possam fazer uma leitura silenciosa e individual. Em seguida, pergunte quem gostaria de ler, divida o texto entre as crianças que se ofereceram e faça uma leitura oral.
Após a leitura:
No texto, Ruth Rocha fala sobre uma turma e apresenta seus nomes como se estes já fossem nossos conhecidos. Por que será? Mostrar que este título faz parte da coleção “A turma da nossa rua” e é composta pelos livros: Armandinho, o juiz – A decisão do campeonato – A árvore do Beto, entre outros, onde estes personagens vivem muitas aventuras.
Perguntas e brincadeiras: Quem já foi a um piquenique?
Fonte - clip-art
Deixar que contem suas aventuras.
Brincar de “La vai a barquinha” – para ir ao piquenique do Catapimba não posso esquecer... as crianças falam palavras relacionadas ao tema piquenique, mas as palavras não podem ser repetidas, para isso é necessário que todos prestem muita atenção ao que já foi dito na roda.
Fonte - clip-art
Com o apoio de um blocão:
Listar o que a turma do Catapimba levou para o piquenique.
Listar o que a turma do Catapimba esqueceu de levar para o piquenique.
Listar o que a turma do Passa-por-cima levou para o piquenique.
Listar o que a turma do Passa-por-cima esqueceu de levar para o piquenique.
Casar o que falta para cada turma com o que a outra turma levou.
E no final tudo deu certo, pois como diz a autora: “Nem tudo é como parece. Não se pode não gostar do que a gente nem conhece... Quem nunca comeu pipoca não sabe se gosta ou não...Quem nunca provou mandioca não pode dar opinião... Quem vê as coisas de longe nunca pode estar bem certo se aquilo é bom ou se é mau. E assim é com as pessoas... Quando se chega mais perto, a gente vê que afinal a turma lá da outra rua até que é muito legal!”
Pedir que todos pensem no que a autora quis dizer com isso, a partir da história que leram.
Incentivar que falem sobre suas observações e exponham suas opiniões.
Turma dividida em grupos.
Brincando de causa e conseqüência.
O professor fala de um fato e a turma tem que escrever qual foi a consequência.
A causa
A turma do Catapimba não queria negócio com a turma do Passa-por-cima.
A consequência
_____________________________________________________________
A causa
A represa não era longe e podiam ir a pé.
A consequência
___________________________________________________________
A causa
Ninguém tinha aula no domingo.
A consequência
_____________________________________________________________
A causa
Alguém gritava: - Olha uma borboleta azul!
A consequência
____________________________________________________________
Depois que brincarem bastante com os fatos do texto, pensar com as crianças que nem sempre podemos prever as consequências de um fato.
Fazer uma nova brincadeira. Desta vez, alguém pensa num fato e os grupos devem pensar em três consequências diferentes. Por exemplo:
a) A causa
Hoje fiquei doente e não pude ir à escola.
A consequência
1- __________________________________________________________
2- __________________________________________________________
3- __________________________________________________________
a) A causa
Ontem cheguei em casa e havia um cachorro na minha cama.
A consequência
1- __________________________________________________________
2- __________________________________________________________
3- __________________________________________________________
Brincar muito! Discutir as infinitas possibilidades de resposta e de que forma, com isso, podemos perceber a diversidade de ideias e pensamentos!
Por último propor a escrita de um texto com uma das causas e conseqüências usadas nas brincadeiras.
Correção e leitura oral dos textos.
Quer conhecer mais sobre a Ruth Rocha? Acesse o Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net/mdl/memoriasDaLiteratura/autores.cfm?autor_id=45
Ou acesse seu site: /www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
1° Participação nas brincadeiras.
2° Ao observar a participação de cada um, perceber aqueles que entendem a relação entre causa e conseqüência.
3° Correção do texto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2012
Cinco estrelasEstava mesmo pesquisando atividades para trabalhar esse livro e achei super interativa. Parabéns! Eliana