Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo enquanto produtor de cultura.

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de cultura e de lutas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e apresentar os vídeos  

http://www.youtube.com/watch?v=Er8s-KvV6lc  

http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/esgrima-contemporanea-origem-843.jpg 

acesso dia 12 de julho de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=WWySUdKmLA4&feature=related  

 

http://www.brasilcombate.com.br/wp-content/uploads/2009/04/karate.jpg 

 Acesso dia 12 de julho de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=bfMu7m4bXLE    

(Acessos em 17 de junho de 2010).

Ao término da exibição questionar aos alunos: Como será que estas lutas surgiram? Será que elas sempre tiveram estes objetivos mostrados nos vídeos na história da humanidade?  Logo em seguida, exibir outros videos, contidos em:

http://www.youtube.com/watch?v=CQv_LGG7zFs 

http://www.youtube.com/watch?v=gV-7TARsBpg&feature=related 

(Acessos em 17 de junho de 2010).

Retomar a discussão a partir das respostas dadas e das informações contidas nos vídeos. Elaborar uma discussão no sentido que os alunos entendam que os movimentos humanos são construções históricas. Surgiram das necessidades dos seres humanos e os mais diversos grupos sociais, durante os períodos históricos, recriaram e modificaram estas práticas corporais.   

Atividade 2: solicitar que os alunos se dividam em 3 grupos que deverão realizar uma pesquisa sobre algumas manifestações de lutas: Boxe, Esgrima, Sumô. Esta pesquisa deve conter alguns dados:   

Origem desta prática

Local onde surgiu

Expansão pelo mundo

Formas que são praticadas pelo mundo (lazer, competição, etc.)

Principais locais da prática (países)   

Sites de sugestão:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boxe-profissional/historia-do-boxe-profissional.php  

http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/esgrima  

http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63 

 http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php 

 http://www.infoescola.com/artes-marciais/sumo/     

(Acessos em 17 de junho de 2010)

Cada grupo deverá expor o resultado destas pesquisas em forma de seminário, apresentando os pontos pesquisados:

Atividade 3:

Ao término dos seminários, o professor deverá propor práticas adaptadas destas lutas para os alunos:   

Boxe de pregador: os alunos serão divididos em duplas, onde cada um receberá 6 pregadores que serão colocados na camisa destes. O objetivo da brincadeira é roubar os pregadores do oponente, utilizando somente as mãos. Vence aquele que conseguir retirar todos.   

Esgrima com espada de papel: sugerimos ao professor que assista ao vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (acesso em 17 de junho de 2010), para construir o material da esgrima. O professor dividirá os alunos em duplas solicitando que eles façam uma disputa de esgrima. Aquele que for acertado 3 vezes perde a disputa.   

Sumô adaptado: o professor desenhará um círculo de cerca de 3 metros de raio. Em duplas, os alunos deverão empurrar o seu oponente para fora do círculo.   

Ao término das vivências, o professor deverá retomar as discussões fazendo um paralelo destas atividades adaptadas, as práticas atuais destas formas de lutas e as suas origens. Com perguntas do tipo: quais as diferenças encontradas entre as práticas destas lutas na sua origem, nas formas praticadas hoje e nas que vivenciamos na aula? Quais são os motivos que fazem estas práticas (assim como qualquer outra prática corporal) serem modificadas ao longo da história da humanidade? Fazendo com que a discussão gire no sentido de que as práticas corporais são construções humanas que surgem de necessidades de determinados grupos sociais e que, em cada momento histórico, ganham novos sentidos e significados de acordo com os interesses dos grupos sociais daquela época histórica, como no caso do karatê, que surge como um meio de defesa e que, hoje em dia, se apresenta como esporte e/ou modo de treinamento para a obtenção de um maior controle corporal. 

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais, acesso dia 17 de maio de 2010.

Avaliação

Construção de um painel com a síntese dos trabalhos e das discussões levantadas na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROBSON CONDE, COLEGIO ESTADUAL PRES. HUMBERTO C. BRANCO , Ceará - disse:
    robsonclf@hotmail.com

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    Cultura corporal quando abordada na disciplina de Ed. Fisica, proporciona uma atenção imensa por parte dos nossos alunos. Parabens! Seu plano de aula vai me auxiliar bastante, visto que, estou tratando da História da Ed. Física, sua concepção, sua importancia social e como Cultura Corporal. Obg.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.