09/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.
Conceito de cultura e de lutas.
Atividade 1:
Reunir os alunos e apresentar os vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=Er8s-KvV6lc
http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/esgrima-contemporanea-origem-843.jpg
acesso dia 12 de julho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=WWySUdKmLA4&feature=related
http://www.brasilcombate.com.br/wp-content/uploads/2009/04/karate.jpg
Acesso dia 12 de julho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=bfMu7m4bXLE
(Acessos em 17 de junho de 2010).
Ao término da exibição questionar aos alunos: Como será que estas lutas surgiram? Será que elas sempre tiveram estes objetivos mostrados nos vídeos na história da humanidade? Logo em seguida, exibir outros videos, contidos em:
http://www.youtube.com/watch?v=CQv_LGG7zFs
http://www.youtube.com/watch?v=gV-7TARsBpg&feature=related
(Acessos em 17 de junho de 2010).
Retomar a discussão a partir das respostas dadas e das informações contidas nos vídeos. Elaborar uma discussão no sentido que os alunos entendam que os movimentos humanos são construções históricas. Surgiram das necessidades dos seres humanos e os mais diversos grupos sociais, durante os períodos históricos, recriaram e modificaram estas práticas corporais.
Atividade 2: solicitar que os alunos se dividam em 3 grupos que deverão realizar uma pesquisa sobre algumas manifestações de lutas: Boxe, Esgrima, Sumô. Esta pesquisa deve conter alguns dados:
Origem desta prática
Local onde surgiu
Expansão pelo mundo
Formas que são praticadas pelo mundo (lazer, competição, etc.)
Principais locais da prática (países)
Sites de sugestão:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boxe-profissional/historia-do-boxe-profissional.php
http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/esgrima
http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63
http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php
http://www.infoescola.com/artes-marciais/sumo/
(Acessos em 17 de junho de 2010)
Cada grupo deverá expor o resultado destas pesquisas em forma de seminário, apresentando os pontos pesquisados:
Atividade 3:
Ao término dos seminários, o professor deverá propor práticas adaptadas destas lutas para os alunos:
Boxe de pregador: os alunos serão divididos em duplas, onde cada um receberá 6 pregadores que serão colocados na camisa destes. O objetivo da brincadeira é roubar os pregadores do oponente, utilizando somente as mãos. Vence aquele que conseguir retirar todos.
Esgrima com espada de papel: sugerimos ao professor que assista ao vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (acesso em 17 de junho de 2010), para construir o material da esgrima. O professor dividirá os alunos em duplas solicitando que eles façam uma disputa de esgrima. Aquele que for acertado 3 vezes perde a disputa.
Sumô adaptado: o professor desenhará um círculo de cerca de 3 metros de raio. Em duplas, os alunos deverão empurrar o seu oponente para fora do círculo.
Ao término das vivências, o professor deverá retomar as discussões fazendo um paralelo destas atividades adaptadas, as práticas atuais destas formas de lutas e as suas origens. Com perguntas do tipo: quais as diferenças encontradas entre as práticas destas lutas na sua origem, nas formas praticadas hoje e nas que vivenciamos na aula? Quais são os motivos que fazem estas práticas (assim como qualquer outra prática corporal) serem modificadas ao longo da história da humanidade? Fazendo com que a discussão gire no sentido de que as práticas corporais são construções humanas que surgem de necessidades de determinados grupos sociais e que, em cada momento histórico, ganham novos sentidos e significados de acordo com os interesses dos grupos sociais daquela época histórica, como no caso do karatê, que surge como um meio de defesa e que, hoje em dia, se apresenta como esporte e/ou modo de treinamento para a obtenção de um maior controle corporal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais, acesso dia 17 de maio de 2010.
Construção de um painel com a síntese dos trabalhos e das discussões levantadas na aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/04/2011
Cinco estrelasCultura corporal quando abordada na disciplina de Ed. Fisica, proporciona uma atenção imensa por parte dos nossos alunos. Parabens! Seu plano de aula vai me auxiliar bastante, visto que, estou tratando da História da Ed. Física, sua concepção, sua importancia social e como Cultura Corporal. Obg.