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As práticas corporais adaptadas

 

19/08/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as regras, equipamentos e rudimentos técnicos de alguns esportes adaptados para deficientes físicos bem como entender a necessidade social destas adaptações (inclusão, diversão, etc.)

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Reunir os alunos e apresentar as fotos abaixo:

  http://acessibilidade.sigaessaideia.org.br/media/1/8.JPG    

http://i228.photobucket.com/albums/ee276/reginacelirocha/voleibol.jpg      

http://frasesdavida.files.wordpress.com/2008/09/parabrasil.jpg    

http://www.paue.com.br/wp-content/uploads/2008/07/estadao-sessaoviagem-014.jpg   

(Acessos em 17 de junho de 2010).   

Questionar aos alunos sobre estas práticas desportivas: quais são os esportes apresentados nas fotos? Quais são as modificações nas regras que devem existir em relação aos esportes apresentados para as pessoas sem deficiência? Quais os motivos que levaram estes esportes a serem adaptados? Apontar a discussão no sentido de que as práticas corporais - surgidas de acordo com interesses de determinados grupos sociais - apresentam várias modificações para atender a estes, o que também ocorre com os deficientes físicos.

Atividade 2:

Dividir os alunos em 3 grupos onde deverão realizar uma pesquisa em jornais, revistas e na Internet sobre algumas modalidades do atletismo adaptadas:

  • Corridas;
  • Arremessos:
  • Lançamentos:

Esta pesquisa deve conter:

- Para quais tipos de deficiência estas provas são apresentadas;

- Principais regras em cada uma das deficiências;   

Sugestão de sites:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Paraolimpiadas2008/Noticias/0,,MUL750302-16182,00.html 

http://www.paraolimpiadas.com.br/modalidades.html

http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/paraolimpiadas  (acessos em 17 de junho de 2010).

Cada um dos grupos deverá apresentar os resultados das pesquisas de forma oral e em cartazes. Ao término dos seminários, o professor deverá organizar algumas práticas adaptadas destes esportes.   

Atividade 3:   

Corridas para deficientes visuais: Os alunos deverão ser divididos em duplas, sendo que um destes deverá estar com os olhos vendados. O professor marcará 6 raias de cerca de 2 metros com cordas estendidas por cerca de 30 metros (caso a escola não tenha este material, fazer marcações no chão com giz). Será estabelecida uma regra onde o guia (pessoa que não está vendada) não poderá cruzar a linha de chegada à frente do seu companheiro. Podem ser feitas várias eliminatórias onde os 3 primeiros se classifiquem para fases posteriores ou qualquer outro critério do professor.   

Arremesso de peso para cadeirantes: O professor deverá desenhar um espaço para os arremessos e construir uma bola, enchendo um saco plástico com cerca de meio quilo de terra e/ou pedras, cobrindo com meias (cerca de 4). Cada aluno deverá arremessar 3 vezes sentado em uma cadeira, marcando a distância arremessada, valendo somente se a bola cair na área demarcada.

 http://4.bp.blogspot.com/_tEkoFtzOB1Y/ScAEzpvTMlI/AAAAAAAAADY/k8xadvkXMwE/s400/Arremesso+de+peso.JPG (acesso em 17 de junho de 2010).

Lançamento de dardo para deficientes visuais: O professor deverá construir um dardo adaptado tal como é mostrado na aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19222 de autoria do professor Rodrigo Barros Rispoli. Os lançadores terão os olhos vendados, sendo que um colega (ou professor) ficará a uma distância segura batendo palmas para direcionar a trajetória do lançamento do dardo, que deverá cair no espaço delimitado. Contando um número de passos o aluno deverá lançar o dardo o mais longe possível, marcando a distância deste lançamento.

Retomar com os alunos a discussão realizada na aula 2 acerca dos motivos que fazem as pessoas buscarem as atividades físicas e os possíveis benefícios para as pessoas portadoras de necessidades especiais com as perguntas: porque estes esportes foram adaptados? Quais são os fatores que levaram a isto? Direcionando no sentido de que estas práticas foram criadas/transformadas para atender a outros fatores além da necessidade de competição, como superação, divertimento etc.   

Recursos Complementares

http://www.centromarianweiss.com.br/ (acesso em 17 de junho de 2010). 

Avaliação

Os alunos deverão construir painéis apresentando os resultados das pesquisas e das vivências.

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