02/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à sudorese. Nesse movimento, procuramos criar situações para que os alunos: entendam os motivos pelos quais suamos; compreendam como se dá o processo de termorregulação do corpo humano; reflitam sobre as causas e conseqüências possíveis do mau funcionamento desse mecanismo; entendam, na prática, como o corpo produz calor e se resfria em atividades cotidianas das aulas de Educação Física; compreendam as diferenças no funcionamento do corpo em ambientes mais úmidos e mais secos; entendam a importância das atividades físicas e atividades de lazer.
Não há. Entretanto, essa aula está diretamente relacionada à aula intitulada “Hidratação”. Recomendo que os professores trabalhem com as aulas de forma que uma seja complementar à outra.
Espaços. Espaço amplo (aberto ou fechado).
Materiais. Cada criança deve se vestir com peças leves de roupa e, por cima destas, peças aquecem mais (ex.: por baixo – camiseta e shorts; por cima da roupa anterior – blusa com manga longa e calça). Bolas, cordas ou outro material de acordo com a atividade escolhida pela turma. Três folhas de papel Kraft, cartolina ou afins e canetas para registro das perguntas e respostas das aulas. Obs.: os tecidos, as peças de roupa e outros tantos fatores devem ser adaptados às condições de clima, de espaço disponível para a prática da aula, entre outros, de acordo com a realidade local. De preferência, realize as aulas próximo a bebedouros, filtros, etc, onde há água à vontade para as crianças beberem sempre que tiverem sede. Se não for possível peça para que levem garrafinhas com água fresca para a aula. Evite realizar essa atividade em dias muito quentes.
Atividade 1. Conversa inicial (20’).
Nesse momento os professores devem apresentar para os alunos a temática da aula, iniciando com a pergunta-título “Suar pouco é sinônimo de preguiça?”, registrada no alto das folhas de registro das perguntas, indicada pelo “?”. Deixe que os alunos respondam livremente e registre suas respostas em outra folha, guardando uma terceira para o momento final da aula. A proposta é fazer um registro sobre as impressões iniciais dos alunos (registro do “antes”), no início da aula e, ao final desta, fazer novo registro (do “depois”) comparando-os. Outras perguntas devem ser colocadas para as crianças como:
Folha 01: “Suar pouco é sinônimo de preguiça?”
O que é o suor? Por que suamos? Quando suamos? Há momentos ou situações em que suamos mais que em outras? Quais atividades nos fazem suar mais? Suamos mais no calor ou no frio? Há partes do corpo onde suamos mais que em outras? Suor tem cheiro? Tem gosto? Tem cor? Suar e transpirar é a mesma coisa? Todas as pessoas transpiram da mesma forma? Na mesma intensidade? Hoje iremos suar muito ou pouco? Faz calor ou faz frio “lá fora”? etc...
sugestão de material multimídia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11030 (acessado em 05/05/2010)
Anote todas as perguntas e as respostas que surgirem durante a discussão de maneira que as questões fiquem em uma folha e as respostas fiquem em outra. Os próprios alunos podem escrevê-las. Reserve esses registros para utilizá-los no momento de fechamento da aula.
Folha 02: ANTES DA BRINCADEIRA achamos que:
(ex.: de respostas)
- “suor é um líquido que escorre na testa”; “suamos muito quando brincamos no sol”; “sinto muito calor quando corro no recreio e fico todo suado”; “até meu pé fica molhado quando jogo futebol”; “tem gente que o suor é mais salgado” - etc.
Atividade 2. Atividades “mais quentes” (15’).
Com todas as crianças vestidas das duas roupas (mais quente e mais fresca) peça para que escolham as brincadeiras que desejam, desde que sejam bem agitadas e envolvam todas as crianças, como por exemplo, os pega-pegas. Combine umas duas ou três brincadeiras com os alunos. Deixe que brinquem e observe o comportamento delas. Com roupas mais quentes, provavelmente, suarão mais que com as roupas mais frescas. Durante as brincadeiras, não vale tirar a roupa, mas vale descansar. Reúna as crianças para o próximo momento da aula.
fig. 01 - menina com roupas de inverno (quentes). Fonte: http://www.a77.com.br (último acesso em 20/11/2010)
fig.02 - menino com roupas que favorecem a transpiração. Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0SdZfdTUlK5SiVJSTQ5JFGWYVJb8wd89gqaWMsco_8IVGVbA&t=1&usg=__2iE498GRwzQ3pScXSpuJOjdwehA= (último acesso em 20/11/2010)
Atividade 3. Descanso “quente” (10’).
Nesse momento, peça para que as crianças se acomodem ainda vestidas das roupas "quentes". Registre os seus incômodos, seus comentários, seus pedidos para tirarem as roupas. Peça para que tirem as roupas de frio e pergunte-as sobre a sensação de descobrir o corpo. O que sentem? Algum alívio? Sentem algo refrescando? Foi bom correr com roupa de frio? Quem suou muito e quem suou pouco? Peça para que peguem nas próprias roupas e nas dos colegas para observarem como ficaram molhadas. Questione com eles: de onde vem tanta água? Para que serve? Com roupas mais leves suaremos menos? A sensação de brincar com roupas mais frescas é qual? Deixe que as crianças respondam e proponha as mesmas atividades, porém, sem as roupas mais pesadas e após terem bebido a água fresca.
Atividade 4. Atividades “mais frescas” (15’).
Realize as mesmas atividades feitas com as roupas pesadas, porém com as roupas mais leves que estavam por baixo. Instrua para que bebam água fresca antes de começar esse momento da aula. Se for possível, vá para um local mais fresco que o anterior (à sombra de árvores, onde circula uma corrente de ar, etc.).
Atividade 5. Descanso “fresco” (10’).
Reúna as crianças e peçam para que falem sobre suas impressões e sensações ao brincarem das mesmas brincadeiras, porém com roupas mais leves e em locais mais frescos. Experimente molhar os rostos e braços com a água fresca e pergunte-os sobre essa sensação. O que refresca mais rápido: somente descansar ou molhar o corpo? Quando uma corrente de vento passa, o que sentimos na pele? O corpo continua quente?
Atividade 6. Respondemos às nossas perguntas? (30’)
Retome com as crianças a folha de perguntas. Para cada pergunta, deixe que respondam e anote na terceira folha que faltava. Essa será a folha do “depois” da brincadeira, onde os alunos registrarão o que perceberam. Comparar às respostas do “antes” das brincadeiras. Nesse momento, cabe ao professor esclarecer com as crianças cada uma das dúvidas que foram levantadas no início da aula. Finalmente, perceberemos que a primeira pergunta feita “Suar pouco é sinônimo de preguiça?” representa o início de uma longa conversa sobre um tema que deve ser uma constante nas aulas de educação física em qualquer nível de ensino.
Folha 3: DEPOIS DA BRINCADEIRA descobrimos que:
- resposta x
- resposta y
Ressalte a importância da transpiração para a manutenção da temperatura corporal, de se hidratar durante as atividades, de escolher os horários, locais e roupas mais adequadas para cada momento, clima e brincadeira. Essa aula depende muito do que as crianças trazem de informação, na medida em que experimentam brincar com roupas que mantêm o corpo aquecido ou outras que permitem transpirarem mais.
Muitas informações simples e importantes os professores podem encontrar em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suor (acessado em 05/05/2010)
http://www.ufmt.br/bionet/curiosidades/15.09.04/suor.htm (acessado em 05/05/2010)
http://www.brasilescola.com/biologia/suor.htm http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/suor.htm (acessado em 05/05/2010)
É muito importante que as informações sejam adaptadas a uma linguagem que os seus alunos compreendam. Considere a faixa etária, as perguntas e respostas já trazidas por eles, conhecimentos trabalhados em outras disciplinas (ciências, p. ex.) para nortear o trabalho com o tema.
Como em todo processo avaliativo em Educação Física, os professores devem observar o envolvimento dos alunos na proposta apresentada e a participação em cada uma das atividades. É interessante que o professor sempre reúna os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros, estimulando a participação e expressão de todos. Tente perceber se as respostas feitas no início da aula foram todas respondidas ou se alguma ainda necessita de ser retomada em aulas posteriores.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2011
Cinco estrelasötima a estratégia de associar a atividade física (prática) com a refleção teórica do tema