Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras populares: introdução às regras do Mini-Basebol

 

15/10/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais regras do esporte Basebol.

Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos.

Identificar as especificidades dos materiais utilizados no jogo.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a segunda aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o professor irá propor a experimentação do jogo Mini-Basebol.     

Atividade 1:

Caro professor, a primeira parte da aula deverá ser feita em um espaço que conte com equipamento audiovisual (televisão, DVD ou DataShow). Inicialmente o professor apresentará um vídeo com jogadas diversas de um jogo oficial de basebol.

http://videos.hsw.uol.com.br/pan-beisebol-video.htm  

http://tvig.ig.com.br/88891/campeonato-mundial-de-baseball.htm  

É possível que muitos alunos nunca tenham visto tal modalidade. Passe o vídeo duas vezes, sendo a primeira uma observação livre. Ao final, apresente um roteiro de perguntas e peça para que os alunos assistam ao vídeo mais uma vez e respondam as questões apresentadas:

1) quais os materiais utilizados na prática desse esporte?

2) qual o principal objetivo do jogo?

3) o que o jogador deve fazer para marcar um ponto?

4) quantos jogadores participam ao mesmo tempo ao longo do jogo? (quantos jogadores ao mesmo tempo no campo de jogo).

Os alunos deverão responder individualmente nas folhas suas respostas e ao final o professor irá mediar um debate com toda turma confrontando as diferentes respostas elaboradas pelos alunos.

http://2.bp.blogspot.com/_OakNKcht4ZQ/SwinT1l8G_I/AAAAAAAAAiY/umrPR-UfHYc/s1600/BoysBaseball.jpg 

Atividade 2:

Após o término do debate – realizado no final da atividade 1 – peça aos alunos para desenharem individualmente em uma folha de papel o campo de jogo do basebol. Peça para destacarem principalmente o local que: 1) o rebatedor se posiciona, 2) o lançador se posiciona e 3) o local das quatro bases que compõem o jogo. Peça aos alunos para indicarem as figuras geométricas que apareceram nos desenhos.

Terminada essa primeira etapa individual, os alunos deverão debater em grupo o melhor local na escola para a “construção” de um campo de basebol para a prática nas aulas de educação física.

Atividade 3: 

Antes de iniciar a prática do jogo, os alunos deverão ser capazes de diagnosticar as principais dificuldades técnicas para a prática do basebol e propor mudanças para facilitar a prática de toda a turma. Outro ponto importante será reconstruir algumas regras do jogo visando a maior participação de todos ao longo de cada partida. O professor deverá mediar o debate destacando os seguintes pontos:

1) dificuldade no lançamento da bola. Um lançamento equivocado, além de não iniciar o jogo, pode machucar um colega de turma, caso seja lançado contra o corpo de alguém. Pensar em formas de amenizar esse problema.

2) dificuldade no momento de rebater. O taco de basebol possui uma área de contato menor, por exemplo, que uma raquete de tênis. Tal característica dificulta o contato do rebatedor com a bola. Quanto mais rápida a bola lançada maior a dificuldade de encontrá-la com o taco. Como tornar a rebatida mais simples?

3) o número de bases do jogo oficial observado no vídeo são 4 bases. Proponha para a turma um aumento do numero de bases e torne o jogo mais inclusivo para a totalidade da turma.

Atividade 4:

Como atividade final da aula, apresente uma proposta de pesquisa que deverá ser realizada em casa pelos alunos. A questão é: em quais países do mundo o Basebol se tornou uma modalidade esportiva popular? Peça para os alunos apontarem no mapa mundial os países que mais se destacam nessa modalidade. Paralelamente, peça para os alunos destacarem em quais Estados brasileiros a modalidade está mais difundida.

http://www.cbbs.com.br/ 

http://www.conteudoglobal.com/esportes/beisebol/index.asp?action=historia_beisebol&nome=Hist%F3ria+do+Beisebol 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de descrever:

1) o formato do campo de basebol;

2) como um jogador marca um ponto;

3) as principais dificuldades envolvidas na prática do basebol para iniciantes;

4) as regras oficiais do basebol – observadas nos vídeos apresentadas – e as sugestões apresentadas pela turma para flexibilizar a adaptar o jogo as demandas da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.