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Jogos e brincadeiras populares: praticando o Mini-Basebol

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Propor novas regras a partir do esporte Basebol para a prática do Mini-Basebol na escola.

Participar do jogo cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor.

Identificar as principais dificuldades envolvidas na técnica da rebatida.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos iniciais sobre o Basebol: 1) os materiais utilizados no jogo, 2) as principais regras, 3) o formato e dimensão do campo.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o professor irá propor diferentes estratégias para a prática do jogo Mini-Basebol.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375         

 

Atividade 1: 

A primeira atividade será uma rápida apresentação visual de um campo oficial de Basebol. Com o auxilio de um DataShow, o professor irá apresentar fotos com o desenho do campo de jogo.

http://regrasbasebol.com.sapo.pt/campo.htm 

Questões:

1) qual o formato do campo? (diamante)

2) quais são as suas dimensões?

3) Indique nas figuras as bases 1, 2, 3 e 4.

http://www.regrasdeesporte.com.br/tag/rebatedor/ 

http://www.conteudoglobal.com/esportes/beisebol/index.asp?action=campo_beisebol&nome=Campo+de+Beisebol

Terminado esse primeiro momento, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, com cinco ou seis alunos, e iniciar uma investigação dos espaços próximos à escola. Essa exploração dos espaços pode durar uma aula ou mais, dependendo do interesse da turma e das possibilidades de mapeamento. É importante que os alunos tenham pranchetas com papel ou outros implementos que permitam descrever os espaços observados. Os alunos deverão avaliar o tipo de piso mais adequado para a prática do jogo.

Dica: Cabe lembrar que, quanto mais novos forem os alunos, menor será a área necessária para a prática. Portanto, é importante que o professor realize adaptações no tamanho do campo de jogo de acordo com a faixa etária.   

Atividade 2: 

O segundo momento da aula será a prática do novo jogo. É importante que o professor debata com a turma as principais dificuldades motoras envolvidas na prática do Basebol. Inicialmente podemos destacar dois pontos principais:

1) o arremesso da bola para o rebatedor (que dá início ao jogo) e

2) e o ato de rebater a bola.

Esses dois pontos são centrais para que o jogo se desenvolva. Inicialmente, o professor irá propor a prática do jogo com algumas modificações que objetivam simplificar as exigências motoras e incluir um número maior de alunos. Após a organização do campo de jogo com a identificação das 4 bases que compõem o campo, peça para a turma se dividir em 3 grandes times. Teremos sempre a seguinte dinâmica: dois times jogam (um atacando e o outro defendendo) e um terceiro time observa a prática dos colegas, realizando anotações para propor mudanças nas regras empregadas até o momento.

No primeiro formato do jogo não teremos um arremessador. Utilize um cone (mais ou menos da altura da cintura dos alunos) para sustentar a bola do jogo (indico a utilização de bolas de tênis em um primeiro momento). A bola ficará parada na parte superior do cone ou outro objeto que sirva para sustentar a bola. O jogo inicia com a rebatida da bola com a utilização do taco. Nesse momento, os jogadores de defesa devem trabalhar em grupo para evitar a progressão do rebatedor pelas diferentes bases de jogo. Todos os três times devem experimentar: atacar, defender e anotar observações sobre a prática dos colegas. Essas anotações serão utilizadas no momento final da aula.

Atividade 3: 

Após a prática do jogo, o professor deverá nortear um debate que objetiva:

1) identificar as principais dificuldades envolvidas na prática do Basebol e

2) apresentar novas regras visando otimizar a prática do jogo.

É importante que os alunos consultem suas anotações – realizadas na atividade 2 – e reformulem algumas regras empregadas. Indico, por exemplo, a possibilidade de incluir gradualmente a figura do arremessador, porém este realizando o movimento de arremesso abaixo da linha da cintura – semelhante ao gesto técnico realizado em jogos de Softbol.  

http://passionistanasolimpiadas2008.blogspot.com/2008/08/softbol-o-esporte-feminino.html 

Arremesso em um jogo de Softbol.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá os alunos para debater os principais pontos observados ao longo da aula:

1) o local escolhido para a prática do jogo é adequado?

2) quais as principais dificuldades técnicas vivenciadas no Mini-Basebol?

3) quais outras sugestões podem ser formuladas para melhorar a participação de toda a turma?

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