14/10/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Propor novas regras a partir do esporte Basebol para a prática do Mini-Basebol na escola.
Participar do jogo cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor.
Identificar as principais dificuldades envolvidas na técnica da rebatida.
Conhecimentos iniciais sobre o Basebol: 1) os materiais utilizados no jogo, 2) as principais regras, 3) o formato e dimensão do campo.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o professor irá propor diferentes estratégias para a prática do jogo Mini-Basebol.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375
Atividade 1:
A primeira atividade será uma rápida apresentação visual de um campo oficial de Basebol. Com o auxilio de um DataShow, o professor irá apresentar fotos com o desenho do campo de jogo.
http://regrasbasebol.com.sapo.pt/campo.htm
Questões:
1) qual o formato do campo? (diamante)
2) quais são as suas dimensões?
3) Indique nas figuras as bases 1, 2, 3 e 4.
http://www.regrasdeesporte.com.br/tag/rebatedor/
Terminado esse primeiro momento, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, com cinco ou seis alunos, e iniciar uma investigação dos espaços próximos à escola. Essa exploração dos espaços pode durar uma aula ou mais, dependendo do interesse da turma e das possibilidades de mapeamento. É importante que os alunos tenham pranchetas com papel ou outros implementos que permitam descrever os espaços observados. Os alunos deverão avaliar o tipo de piso mais adequado para a prática do jogo.
Dica: Cabe lembrar que, quanto mais novos forem os alunos, menor será a área necessária para a prática. Portanto, é importante que o professor realize adaptações no tamanho do campo de jogo de acordo com a faixa etária.
Atividade 2:
O segundo momento da aula será a prática do novo jogo. É importante que o professor debata com a turma as principais dificuldades motoras envolvidas na prática do Basebol. Inicialmente podemos destacar dois pontos principais:
1) o arremesso da bola para o rebatedor (que dá início ao jogo) e
2) e o ato de rebater a bola.
Esses dois pontos são centrais para que o jogo se desenvolva. Inicialmente, o professor irá propor a prática do jogo com algumas modificações que objetivam simplificar as exigências motoras e incluir um número maior de alunos. Após a organização do campo de jogo com a identificação das 4 bases que compõem o campo, peça para a turma se dividir em 3 grandes times. Teremos sempre a seguinte dinâmica: dois times jogam (um atacando e o outro defendendo) e um terceiro time observa a prática dos colegas, realizando anotações para propor mudanças nas regras empregadas até o momento.
No primeiro formato do jogo não teremos um arremessador. Utilize um cone (mais ou menos da altura da cintura dos alunos) para sustentar a bola do jogo (indico a utilização de bolas de tênis em um primeiro momento). A bola ficará parada na parte superior do cone ou outro objeto que sirva para sustentar a bola. O jogo inicia com a rebatida da bola com a utilização do taco. Nesse momento, os jogadores de defesa devem trabalhar em grupo para evitar a progressão do rebatedor pelas diferentes bases de jogo. Todos os três times devem experimentar: atacar, defender e anotar observações sobre a prática dos colegas. Essas anotações serão utilizadas no momento final da aula.
Atividade 3:
Após a prática do jogo, o professor deverá nortear um debate que objetiva:
1) identificar as principais dificuldades envolvidas na prática do Basebol e
2) apresentar novas regras visando otimizar a prática do jogo.
É importante que os alunos consultem suas anotações – realizadas na atividade 2 – e reformulem algumas regras empregadas. Indico, por exemplo, a possibilidade de incluir gradualmente a figura do arremessador, porém este realizando o movimento de arremesso abaixo da linha da cintura – semelhante ao gesto técnico realizado em jogos de Softbol.
http://passionistanasolimpiadas2008.blogspot.com/2008/08/softbol-o-esporte-feminino.html
Arremesso em um jogo de Softbol.
Ao final da aula, o professor reunirá os alunos para debater os principais pontos observados ao longo da aula:
1) o local escolhido para a prática do jogo é adequado?
2) quais as principais dificuldades técnicas vivenciadas no Mini-Basebol?
3) quais outras sugestões podem ser formuladas para melhorar a participação de toda a turma?
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