Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OBJETOS TRIDIMENSIONAIS – OFICINA DE BRINQUEDOS COM RETALHOS DE MADEIRA

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Descobrir novas formas de brincar, resgatando brincadeiras infantis;

 Ø  Conhecer possibilidades de construção de brinquedos com sucatas a custo zero;

Ø  Investigar a existência de artistas que usam a madeira como matéria prima para as suas produções artísticas e artesãos que trabalham na construção de brinquedos de madeira;

Ø  Realizar experimentos na tridimensionalidade com retalhos de madeira;

Ø  Construir objetos tridimensionais em forma de brinquedo a partir do aproveitamento de retalhos de madeira;.

Duração das atividades
• Oito aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de tridimensionalidade e objeto  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Convide os seus alunos a conhecer brincadeiras e formas diferentes de brincar, mostradas por crianças de outras localidades do país enquanto  possibilidades de recreação na escola, assistindo com a turma os vídeos que se apresentam nos RECURSOS EDUCACIONAIS - TV MULTIMÍDIA do portal do professor – VÍDEOS TEMPO DE BRINCAR  

 1)    DANÇA DE BANCOS/CARECA-CABELUDO

 2)    ROLIMÃ

 3)    VARETA/ELEFANTE COLORIDO

4)    CARRIOLINHA/ PIÃO  

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=AVANCADA&tipoRecurso=1&ordem=0 

 Ø  Proponha que os alunos anotem de forma sintética, após cada exibição de vídeo, a brincadeira mais interessante para reflexão posterior;

Ø  Solicite aos alunos a  socialização das impressões trazidas pelos vídeos, perguntando se conheciam e se já brincaram assim;

Ø   Aproveite para sondar o desejo do grupo em experimentar tais brincadeiras;

Ø  Destaque os alunos-autores/escolas/localização onde tais brincadeiras foram registradas e editadas em vídeo.  

 Aula 2

Ø   Retome os vídeos da aula anterior e as anotações dos alunos;

Ø  Convide os alunos ao pátio para brincarem/experimentarem tais brincadeiras e realize tantas quantas for possível dentro  desta aula e de acordo com o interesse/desejo do grupo pelas propostas trazidas pelos vídeos Tempo de Brincar do Portal do Professor;

Ø Fotografe os alunos em ação, observando como se organizam, quem demonstra maior liderança, quem apresenta maior ou menor interesse pelas brincadeiras.     

Aula 3

 Ø Continue incitando no grupo o desejo de construção de novos conhecimentos com enfoque em brinquedos e brincadeiras – diferentes formas de brincar, trazendo para a sala nomes de artistas que usam a madeira como matéria prima para as suas produções artísticas, bem como de artesãos que trabalham na construção de brinquedos. Sugestão – Artista:

 Apreciação dos vídeos de/sobre o artista FRANS KRAJCBERG:

  http://www.youtube.com/watch?v=n0CDYoT4ojE&feature=related  Aproveitamento de restos de vegetação e queimadas   

  http://www.youtube.com/watch?v=mb5VX3INzOk&feature=related  Aproveitamento da natureza e a sua transformação em objetos de arte   

Ø Comente os vídeos e a poética deste artista no intuito da conscientização da riqueza encontrada em restos/lixo do contexto ambiental e a possibilidade de transformação em objeto de arte contemporânea;

 Ø Solicite aos alunos uma registro gráfico  com a apreciação das imagens de obras de Frans Krajcberg  mostradas nos vídeos, tendo o  Fusain “carvão vegetal”  como recurso plástico, o papel canson A4 como suporte e o desenho como meio de expressão – já que o artista cita a derrubada das árvores e as queimadas como fonte de matéria prima para a sua criação;

 Ø Amplie os conceitos de luz e sombra, falando sobre os efeitos possíveis com o uso do fusain e mostrando como se usa o recurso proposto.  

   Aula 4

Ø Retome a idéia central dos vídeos de Frans Krajcberg vistos na aula anterior e comente a poética do artista – esculturas e instalações a partir de restos de madeira  deixados pela natureza e desgastados pelo tempo;

Ø Leve para a sala pedaços de carvão (próprios para churrasco – duro e grosseiro) que você pode conseguir com carvoeiros e deixe que os alunos experimentem e sintam a resistência deste recurso em relação ao Fusain (mais frágil e mais macio – próprio para desenho em atividades artísticas);

Ø Convide os alunos para “brincar de desenhar” no chão do pátio escolar;

Ø Registre as propostas com fotografias para reflexão posterior.   

Aula 5

Ø   Mostre aos alunos as fotografias da aula anterior, perguntando se os desenhos realizados com carvão no chão do pátio ainda estão lá – aqui você abre um parenteses, aproveitando para falar de arte efêmera (Por que não estão? Quanto tempo ficaram lá? Choveu? Ventou muito?Pisaram? Varreram? Por que não estão mais lá?) Sugestão: Trazer os conceitos de  efemeridade e efêmero:  

 EFEMERIDADE – transitoriedade.  (BUENO, Francisco de Oliveira.  Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)  

 EFÊMERO – adj. Passageiro, transitório. (Idem)  

 Ø  Explore o gesto criador do aluno, buscando associá-lo a uma reflexão comparativa entre a resistência do material empregado, sua efemeridade, a fragilidade da técnica empregada no trânsito cotidiano do pisar sobre o cimento e a dinâmica das permanências e ausências em determinados espaços;

Ø  Referende a importância do registro fotográfico para esta linguagem artística, tendo-se em vista a curta permanência da obra pela exposição às intempéries: chuva, sol, frio, calor, interferência humana, dentre outros;

Ø  Fale sobre o curto espaço de tempo e duração de uma arte efêmera, geralmente exposta ao tempo, ao trânsito de pessoas e à fragilidade do material utilizado na sua construção;

Ø Compare os desenhos produzidos no suporte  de papel e aqueles produzidos no chão quanto à dimensão e espaço-tempo;

Ø Aponte a necessidade de aplicação do spray fixador de forma a impermeabilizar o trabalho e a fixar o Fusain no papel canson;

Ø Pergunte aos alunos se desenhar no chão pode ser considerado uma brincadeira – um jeito diferente de brincar;

Ø Mostre aos alunos, duas propostas de aulas sobre “brinquedos”, publicadas no Portal do Professor, solicitando que anotem o brinquedo mais interessante e que gostariam de fabricar/construir:  

 DESCOBRINDO  BINQUEDOS POPULARES FOLCLÓRICOS   Autoria: Fabíola  Pedroza Vieira  (Universidade Federa l de Juiz de Fora):

 Ø  Referende a “peteca” e instrua os alunos a brincarem  em casa na construção deste brinquedo proposto pela professora;

Ø   Incite nos alunos o desejo de brincar com corda no horário do recreio, conforme propõe a professora -  Brincadeira: Senhoras e senhores!

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9386  

 

 BRINQUEDOS DE SUCATA Autoria: Luciano Silveira Coelho (Belo Horizonte, Esc Fund  do C Pedag  UFMG)

Ø  Mostre as possibilidades  descobertas pelo professor para  brincadeiras elaboradas a partir da construção de objetos/brinquedos com sucatas – Paraquedas, Vai-vem, Arminha(estilingue), Cavalinho de Pet.

   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15875    

Ø Converse com os alunos sobre as sugestões dos professores, comentando onde vivem e falando do Portal do Professor como meio de divulgação de práticas escolares e trocas de experiências;

 Ø Socialize no grupo as impressões individuais enquanto forma de apreciação das propostas e as possibilidades de construção de tais ideias entre eles;

Ø Solicite também para que anotem o material necessário para a produção do brinquedo de desejo pessoal  dentre os sugeridos pelos respectivos professores, de forma a  providenciá-lo para a próxima aula.

  

 Aulas 5 e 6

Ø  Colete e traga para a sala alguns brinquedos em madeira e brinque com os alunos (abaixo imagens de algumas possibilidades):

Besta de pregador, grampo e fósforo

 http://www.christiannerothier.com/Brinquedos/madeira.htm 

Bilboquê

http://www.christiannerothier.com/Brinquedos/madeira/bilboque.jpg 

Burrinho Mexe mexe

http://2.bp.blogspot.com/_xOnMm_HrFWQ/SHwYBqQVx0I/AAAAAAAACG8/SYfRdqUoI4g/s400/Brinquedos+de+madeira+(2).jpg 

Estilingue

http://www.dreamstime.com/image-stock-projectile-d-eacutelingue-sur-le-blanc-image1143451   

Ø  Providencie espaço para a construção dos respectivos brinquedos com o material trazido pelos alunos – uma espécie de fábrica de brinquedos;

 Ø  Disponibilize retalhos de madeira – que você pode conseguir em marcenarias, cola e tinta em diversas cores para os alunos que não providenciaram o material;

 Sugestão de leitura para o professor: HEIN Z GRAESCH,  BRINQUEDOS DE MADEIRA, EDITORIAL PRESENÇA,  1985, COLEÇÃO HABITAT ISBN 9789722307031

 http://www.travessa.com.br/BRINQUEDOS_DE_MADEIRA/artigo/0000dfdc-6ff8-40df-9c34-018cbc48b4da   

 Ø  Proponha aos alunos para que sejam criativos para além dos brinquedos apresentados e siga monitorando as etapas do processo criativo de cada um;

 Ø  Coloque os objetos construídos em local seguro para secagem.  

Aula 7

Ø  Estabeleça um tempo para troca de brinquedos entre os alunos;

Ø  Comente sobre cada conquista alcançada nesse processo de construção do próprio brinquedo;

 Ø  Registre com fotografias os “objetos para brincar”;

Ø   Exponha as produções para a comunidade escolar.

Oficina de Brinquedos de madeira – Alunos do 4º Ano 2009 ESEBA/UFU

 Construção de objetos tridimensionais com retalhos de madeira, cola cascorez e tinta acrílica. Fonte: Autoria e acervo Soraia Lelis

Aula 8  

Ø Convide os alunos para uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática, visando investigar outros artistas escultores, além de Frans Krajcberg  - que trabalham com madeira enquanto suporte ou matéria prima para suas produções poéticas. Sugestões:    

 Esculturas em madeira do artista escocês ALAN FAULDS  ZIRKUS DIX – CIRCO IMAGINARIO:  Nome coletivo dado por Alan a uma série de esculturas em madeira, composta de acrobatas, saltimbancos, engolidores de espada, comedores de fogo, malabaristas, animais e humanos híbridos.

  http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://home.btclick.com/alanfaulds/gallery.htm&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhgDMRUkoC4QCDbHvW3HhuKmHw8Ynw     

 OAM MCKENNA  Entalhador e escultor (troncos caídos no chão da floresta) - referência ao estilingue (brinquedo feito com pedaço de árvore e elástico para arremesso de pedras, usado antigamente para caça)

  http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://users.net2000.com.au/~djmsculp/&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhhnij-j0pWMOvfE45V8EXZFtZH2EA   

   *Artesã:  IVETE  TEIXEIRA   

 http://www.artesanatoarte.com/a-artista/  

 http://www.artesanatoarte.com/brinquedos-de-madeira/   

 Como fazer blocos de madeira

  http://criancas.hsw.uol.com.br/como-fazer-brinquedos5.htm     

E ainda:  

http://blogdebrinquedo.com.br/2007/09/16/os-brinquedos-de-madeira-do-tsar/     

Recursos Complementares

TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html   

Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. (A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003).  

Avaliação

Além das conversas permanentes, feedback e auto-avaliação, propõe-se a apreciação coletiva das produções artísticas e o processo autoral de cada aluno, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado (obras, artistas, brincadeira e brinquedos) nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto, bem como o retorno da comunidade escolar quanto ao produto final em exposição.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.