08/07/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ø Descobrir novas formas de brincar, resgatando brincadeiras infantis;
Ø Conhecer possibilidades de construção de brinquedos com sucatas a custo zero;
Ø Investigar a existência de artistas que usam a madeira como matéria prima para as suas produções artísticas e artesãos que trabalham na construção de brinquedos de madeira;
Ø Realizar experimentos na tridimensionalidade com retalhos de madeira;
Ø Construir objetos tridimensionais em forma de brinquedo a partir do aproveitamento de retalhos de madeira;.
Conceito de tridimensionalidade e objeto
Aula 1
Ø Convide os seus alunos a conhecer brincadeiras e formas diferentes de brincar, mostradas por crianças de outras localidades do país enquanto possibilidades de recreação na escola, assistindo com a turma os vídeos que se apresentam nos RECURSOS EDUCACIONAIS - TV MULTIMÍDIA do portal do professor – VÍDEOS TEMPO DE BRINCAR
1) DANÇA DE BANCOS/CARECA-CABELUDO
2) ROLIMÃ
3) VARETA/ELEFANTE COLORIDO
4) CARRIOLINHA/ PIÃO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=AVANCADA&tipoRecurso=1&ordem=0
Ø Proponha que os alunos anotem de forma sintética, após cada exibição de vídeo, a brincadeira mais interessante para reflexão posterior;
Ø Solicite aos alunos a socialização das impressões trazidas pelos vídeos, perguntando se conheciam e se já brincaram assim;
Ø Aproveite para sondar o desejo do grupo em experimentar tais brincadeiras;
Ø Destaque os alunos-autores/escolas/localização onde tais brincadeiras foram registradas e editadas em vídeo.
Aula 2
Ø Retome os vídeos da aula anterior e as anotações dos alunos;
Ø Convide os alunos ao pátio para brincarem/experimentarem tais brincadeiras e realize tantas quantas for possível dentro desta aula e de acordo com o interesse/desejo do grupo pelas propostas trazidas pelos vídeos Tempo de Brincar do Portal do Professor;
Ø Fotografe os alunos em ação, observando como se organizam, quem demonstra maior liderança, quem apresenta maior ou menor interesse pelas brincadeiras.
Aula 3
Ø Continue incitando no grupo o desejo de construção de novos conhecimentos com enfoque em brinquedos e brincadeiras – diferentes formas de brincar, trazendo para a sala nomes de artistas que usam a madeira como matéria prima para as suas produções artísticas, bem como de artesãos que trabalham na construção de brinquedos. Sugestão – Artista:
Apreciação dos vídeos de/sobre o artista FRANS KRAJCBERG:
http://www.youtube.com/watch?v=n0CDYoT4ojE&feature=related Aproveitamento de restos de vegetação e queimadas
http://www.youtube.com/watch?v=mb5VX3INzOk&feature=related Aproveitamento da natureza e a sua transformação em objetos de arte
Ø Comente os vídeos e a poética deste artista no intuito da conscientização da riqueza encontrada em restos/lixo do contexto ambiental e a possibilidade de transformação em objeto de arte contemporânea;
Ø Solicite aos alunos uma registro gráfico com a apreciação das imagens de obras de Frans Krajcberg mostradas nos vídeos, tendo o Fusain “carvão vegetal” como recurso plástico, o papel canson A4 como suporte e o desenho como meio de expressão – já que o artista cita a derrubada das árvores e as queimadas como fonte de matéria prima para a sua criação;
Ø Amplie os conceitos de luz e sombra, falando sobre os efeitos possíveis com o uso do fusain e mostrando como se usa o recurso proposto.
Aula 4
Ø Retome a idéia central dos vídeos de Frans Krajcberg vistos na aula anterior e comente a poética do artista – esculturas e instalações a partir de restos de madeira deixados pela natureza e desgastados pelo tempo;
Ø Leve para a sala pedaços de carvão (próprios para churrasco – duro e grosseiro) que você pode conseguir com carvoeiros e deixe que os alunos experimentem e sintam a resistência deste recurso em relação ao Fusain (mais frágil e mais macio – próprio para desenho em atividades artísticas);
Ø Convide os alunos para “brincar de desenhar” no chão do pátio escolar;
Ø Registre as propostas com fotografias para reflexão posterior.
Aula 5
Ø Mostre aos alunos as fotografias da aula anterior, perguntando se os desenhos realizados com carvão no chão do pátio ainda estão lá – aqui você abre um parenteses, aproveitando para falar de arte efêmera (Por que não estão? Quanto tempo ficaram lá? Choveu? Ventou muito?Pisaram? Varreram? Por que não estão mais lá?) Sugestão: Trazer os conceitos de efemeridade e efêmero:
EFEMERIDADE – transitoriedade. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)
EFÊMERO – adj. Passageiro, transitório. (Idem)
Ø Explore o gesto criador do aluno, buscando associá-lo a uma reflexão comparativa entre a resistência do material empregado, sua efemeridade, a fragilidade da técnica empregada no trânsito cotidiano do pisar sobre o cimento e a dinâmica das permanências e ausências em determinados espaços;
Ø Referende a importância do registro fotográfico para esta linguagem artística, tendo-se em vista a curta permanência da obra pela exposição às intempéries: chuva, sol, frio, calor, interferência humana, dentre outros;
Ø Fale sobre o curto espaço de tempo e duração de uma arte efêmera, geralmente exposta ao tempo, ao trânsito de pessoas e à fragilidade do material utilizado na sua construção;
Ø Compare os desenhos produzidos no suporte de papel e aqueles produzidos no chão quanto à dimensão e espaço-tempo;
Ø Aponte a necessidade de aplicação do spray fixador de forma a impermeabilizar o trabalho e a fixar o Fusain no papel canson;
Ø Pergunte aos alunos se desenhar no chão pode ser considerado uma brincadeira – um jeito diferente de brincar;
Ø Mostre aos alunos, duas propostas de aulas sobre “brinquedos”, publicadas no Portal do Professor, solicitando que anotem o brinquedo mais interessante e que gostariam de fabricar/construir:
DESCOBRINDO BINQUEDOS POPULARES FOLCLÓRICOS Autoria: Fabíola Pedroza Vieira (Universidade Federa l de Juiz de Fora):
Ø Referende a “peteca” e instrua os alunos a brincarem em casa na construção deste brinquedo proposto pela professora;
Ø Incite nos alunos o desejo de brincar com corda no horário do recreio, conforme propõe a professora - Brincadeira: Senhoras e senhores!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9386
BRINQUEDOS DE SUCATA Autoria: Luciano Silveira Coelho (Belo Horizonte, Esc Fund do C Pedag UFMG)
Ø Mostre as possibilidades descobertas pelo professor para brincadeiras elaboradas a partir da construção de objetos/brinquedos com sucatas – Paraquedas, Vai-vem, Arminha(estilingue), Cavalinho de Pet.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15875
Ø Converse com os alunos sobre as sugestões dos professores, comentando onde vivem e falando do Portal do Professor como meio de divulgação de práticas escolares e trocas de experiências;
Ø Socialize no grupo as impressões individuais enquanto forma de apreciação das propostas e as possibilidades de construção de tais ideias entre eles;
Ø Solicite também para que anotem o material necessário para a produção do brinquedo de desejo pessoal dentre os sugeridos pelos respectivos professores, de forma a providenciá-lo para a próxima aula.
Aulas 5 e 6
Ø Colete e traga para a sala alguns brinquedos em madeira e brinque com os alunos (abaixo imagens de algumas possibilidades):
Besta de pregador, grampo e fósforo
http://www.christiannerothier.com/Brinquedos/madeira.htm
Bilboquê
http://www.christiannerothier.com/Brinquedos/madeira/bilboque.jpg
Burrinho Mexe mexe
Estilingue
http://www.dreamstime.com/image-stock-projectile-d-eacutelingue-sur-le-blanc-image1143451
Ø Providencie espaço para a construção dos respectivos brinquedos com o material trazido pelos alunos – uma espécie de fábrica de brinquedos;
Ø Disponibilize retalhos de madeira – que você pode conseguir em marcenarias, cola e tinta em diversas cores para os alunos que não providenciaram o material;
Sugestão de leitura para o professor: HEIN Z GRAESCH, BRINQUEDOS DE MADEIRA, EDITORIAL PRESENÇA, 1985, COLEÇÃO HABITAT ISBN 9789722307031
http://www.travessa.com.br/BRINQUEDOS_DE_MADEIRA/artigo/0000dfdc-6ff8-40df-9c34-018cbc48b4da
Ø Proponha aos alunos para que sejam criativos para além dos brinquedos apresentados e siga monitorando as etapas do processo criativo de cada um;
Ø Coloque os objetos construídos em local seguro para secagem.
Aula 7
Ø Estabeleça um tempo para troca de brinquedos entre os alunos;
Ø Comente sobre cada conquista alcançada nesse processo de construção do próprio brinquedo;
Ø Registre com fotografias os “objetos para brincar”;
Ø Exponha as produções para a comunidade escolar.
Oficina de Brinquedos de madeira – Alunos do 4º Ano 2009 ESEBA/UFU
Construção de objetos tridimensionais com retalhos de madeira, cola cascorez e tinta acrílica. Fonte: Autoria e acervo Soraia Lelis
Aula 8
Ø Convide os alunos para uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática, visando investigar outros artistas escultores, além de Frans Krajcberg - que trabalham com madeira enquanto suporte ou matéria prima para suas produções poéticas. Sugestões:
Esculturas em madeira do artista escocês ALAN FAULDS ZIRKUS DIX – CIRCO IMAGINARIO: Nome coletivo dado por Alan a uma série de esculturas em madeira, composta de acrobatas, saltimbancos, engolidores de espada, comedores de fogo, malabaristas, animais e humanos híbridos.
OAM MCKENNA Entalhador e escultor (troncos caídos no chão da floresta) - referência ao estilingue (brinquedo feito com pedaço de árvore e elástico para arremesso de pedras, usado antigamente para caça)
*Artesã: IVETE TEIXEIRA
http://www.artesanatoarte.com/a-artista/
http://www.artesanatoarte.com/brinquedos-de-madeira/
Como fazer blocos de madeira
http://criancas.hsw.uol.com.br/como-fazer-brinquedos5.htm
E ainda:
http://blogdebrinquedo.com.br/2007/09/16/os-brinquedos-de-madeira-do-tsar/
TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html
Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. (A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003).
Além das conversas permanentes, feedback e auto-avaliação, propõe-se a apreciação coletiva das produções artísticas e o processo autoral de cada aluno, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado (obras, artistas, brincadeira e brinquedos) nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto, bem como o retorno da comunidade escolar quanto ao produto final em exposição.
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